Trânsito cidadão quer reduzir infrações e efeitos da frota de 13 mil veículos em Bonfim


A campanha da Prefeitura, liderada pela Diretoria Municipal de Trânsito (DMT) que trabalha com mais de 10 instituições parceiras e todos os agentes municipais, prossegue firme orientando motoristas e pedestres até o próximo sábado 22, quando se encerrará com palestra pública no Calçadão.



O objetivo da campanha de “aumentar o conhecimento do público para melhorar o trânsito na cidade” vem sendo aplicado com abordagens nos pontos de fluxo cruciais. Principalmente em locais de cruzamento, faixa de pedestres e estacionamento, os agentes municipais param condutores de veículos, conversam e distribuem panfletos educativos.



Multas - Durante a campanha os agentes fazem blitz “apenas educativas”, esclarece o agente Dionício, mas em caso de desobediência, resistência ou desacato eles estão orientados para aplicar a legislação do trânsito automaticamente. De 2 abril (início das multas pelos agentes municipais) a 18 de agosto, foram lavradas 622 autuações pelo trânsito municipal em Senhor do Bonfim, o que corresponde a uma média de 155 multas/mês, ou cinco multas/dia – sem incluir as estatísticas da Polícia Militar e do posto da Polícia Rodoviária, cujas autuações também incidem sobre a frota local.



Alertado, o prefeito Paulo Machado que já tinha elevado em 60% o efetivo do Transito Municipal, apressou a especialização dos agentes e reforçou a campanha. “Foi a maior que já houve na cidade e será assim anualmente”, disse agora o gestor, enumerando os parceiros que apóiam a campanha Trânsito cidadão: Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, PM, Detran/BA, Corpo de Bombeiros, Semec, Inss, Samu e as escolas de trânsito Objetiva e Destack, além de outros.



A Praça Luiz Viana (Campo do Gado) e a Rua Fernandes da Cunha são os maiores focos de multa por contra-mão, já as frentes de bancos e de escolas são pontos de autuação por fila dupla. Paro Gustavo Menezes, titular da DMT, a ação educativa como está sendo feita deve diminuir as infrações e conseqüentemente as multas.



Principais infrações em Bonfim %

Estacionar em desacordo c/ sinalização 33%

Estacionar sobre faixa de pedestres 15,82%

Transitar pela contramão 11,82%

Avanço de sinal vermelho 8,5%

Estacionar na esquina (menos de 5 metros) 8,25%

Estacionar em fila dupla 5,79%

_______________________________________



Segundo apuração do coordenador da 27ª Ciretran, João Pedro Dias Neto, a frota de Senhor do Bonfim tem hoje 12. 800 veículos, número conferido pelos registros de julho/2009. Surpreende a quantidade de motos, que já se aproxima do número de automóveis. Gustavo admite que o grande número de veículos em circulação nas ruas da cidade tornam o trânsito complexo, mas diz que por Bonfim possuir uma sinalização moderna, bem adequada e “das melhores do estado”, por isso seu fluxo de tráfego é bom e com pouquíssimos lugares e momentos de engarrafamento. Mas acha que a quantidade de veículos sobre rodas é grande, o que ajuda a entender a alguma dificuldade e a importância da campanha.



Veículos Quantos

Automóveis 5.939

Motocicletas 4.094

Caminhonetas 1.404

Caminhões 590

Ônibus 156

Microônibus 102

Outros 515

_____________________



As recomendações para usa o cinto de segurança, ter cuidado com a condução de bebês e de não usar o celular quando ao volante são comuns na Campanha. Junta-se a elas o ensinamento mais geral: “Andar na mão-de-direção do trânsito é dever de carros, motos, bicicletas e carroças puxadas a burro”, que vem sendo repetido em palestras e abordagens públicas na atividade do Transito cidadão.

Governo Cuidando da nossa gente

Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE