Cisterna possibilita ampliação da produção de agricultores familiares

A família do agricultor familiar Josinaldo Borges dos Santos, da Comunidade Jatobá, em Cansanção está comemorando a conquista da cisterna de produção em sua propriedade.

A cisterna de 52 mil litros irá beneficiar a família de oito irmãos que já produziam horticultura e pomar, agora eles pretendem ampliar a produção, que além de complementar o consumo alimentar da família, também auxilia na geração de renda. Uma outra idéia é introduzir a caprinocultura.

“É um sonho, imagine aí que sem água a gente já produzia, agora com 52 mil litros vamos conseguir produzir mais e com qualidade”, afirma Josinaldo Borges.

Aprendendo na prática - Durante 12 dias 30 pedreiros dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité e Senhor do Bonfim serão capacitados em construção de cisternas de enxorrada, que diferente da cisterna-calçadão é construída em terreno declinável e capta a água da chuva que caí diretamente no solo.

O curso que acontecerá entre os dias 09 e 20 de setembro, está metodologicamente dividido em partes teórica e prática, e tem como resultado a construção de 20 cisternas no município de Cansanção na Região do Sisal, onde o Projeto Cisternas é executado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Pobreza (SEDES) e a Articulação do Semiárido Baiano (ASA Bahia).

Para o pedreiro Adonias Alves dos Santos que já tem experiência com a construção de cisternas de consumo, essa é uma oportunidade de adquirir conhecimento e ampliar os campos de ação na profissão. “Para a família é uma grande melhoria na vida, e para a gente essa capacitação é uma forma de aprender mais e aumentar as oportunidades de trabalho”, afirma Adonias Alves.

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE