MISSÃO DA TERRA EM DEFESA DA TERRA E DAS ÁGUAS

30 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO E DE LUTA NO SERTÃO


A TERRA GEME POR FALTA DE JUSTIÇA.


Enquanto a diocese acaba de celebrar o jubileu dos 75 anos, a Missão da Terra completa 30 anos. Iniciou junto com a romaria que acontecia todos os anos em Monte Santo, quando a luta pela terra, sobretudo por causa da grilagem, se espalhou por todos os municípios da diocese. Nesta hora foi constatado que era preciso apoiar esta luta, pois era algo querido por Deus. Mais tarde a Missão da Terra foi para dar apoio às comunidades camponesas ameaçadas por latifundiário e grileiros. Só depois sentiu-se a necessidade de envolver a cidade para fortalecer a luta, tratando-se de um bem que era para todos.

Ficou evidente que a Igreja da diocese de Bonfim com isso firmava sua opção pela justiça e pelos pobres, guiada por dom Jairo, com seu jeito simples de viver, de vestir, sem insígnias que o distinguisse do povo.

As Missões da Terra se tornaram a grande festa da família diocesana, se constituindo no grande momento em que todos entravam na luta por terra, água, distribuição dos bens, pelos direitos de todos e se comprometiam, com a participação, cantando, rezando e clamando por justiça: “ O clamor do pobres subiu e chegou aos ouvidos de Deus, clamando tão forte e pedindo justiça dos direitos seus”. Este clamor rezado e cantado fez os latifundiários e fazendeiros recuarem e o povo ficou em paz na sua terra. O povo organizado ficou forte e quanto mais se fortalecia se enchia de sabedoria e graça, porque o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que libertou o povo hebreu da escravidão do Egito, libertou também os pobres desta terra nordestina da prepotência dos latifundiários e de todos os que exploram a pobreza.

Agora a luta é pela defesa da natureza daí o lema desta Missão da Terra “ A terra geme por falta de justiça”. O Rio Salitre e tantos riachos e nascentes da nossa região já morreram. A ganância pela exploração dos minérios destruiu a natureza e a vida humana tornou-se mais sofrida. Mas Deus não quer isso não.

A Missão da Terra pretende dar visibilidade aos sofrimentos, às resistências e às lutas das comunidades tradicionais, sem-terra, lavradores e lavradoras, por meio de testemunhos das mulheres e homens do campo com apoio da cidade, além de fortalecer a organização dos movimentos sociais de luta pela Reforma Agrária, pela defesa de seus territórios e por políticas públicas que respondam às necessidades de direitos dos camponeses e camponesas.

De acordo com a comissão organizadora da Missão da Terra, uma das metas da Missão da Terra, é “reafirmar o compromisso com a luta pela permanência e convivência na terra, buscando reconstruir a relação fraterna com a natureza, por meio da agroecologia e da busca de alternativas que não destrua a natureza e responsabilizar as grandes empresas do Agronegócio, da mineração pelos atentados à vida dos biomas e dos povos do semi-árido, perpetrados em nome do lucro e de uma concepção tragicamente equivocada do desenvolvimento; do estado pela subserviência à hegemonia do grande capital, em detrimento à justiça e ao bem comum.

A Missão da Terra acontecerá em Mirangaba no dia 11 de outubro de 2009. Subsidio preparatório foi enviando para as comunidades se prepararem durante o mês de setembro seja usado nas celebrações dominicais. Assim rezando, cantando à luz da palavra de Deus vamos-nos preparando para esta festa dos pequenos, acolhidos pela comunidade de Mirangaba que está à nossa espera.


Antonio Célio

CPT/Bonfim

Deixe seu comentário

As opiniões expressas nos comentários serão avaliadas pela redação, não sendo permitido ofensas, etc.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE