Campanhas de massa e ações de impacto

Ao longo de mais de 20 anos de epidemia, o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a deixar de associar a aids à morte em suas campanhas. Ao contrário dessa tendência, no País a comunicação sobre a aids passou a privilegiar o respeito aos direitos humanos, a informação, a valorização da auto-estima e o incentivo ao uso do preservativo.

Além desse diferencial no enfoque dado à doença, temas considerados tabus foram abordados nas campanhas de aids do Brasil: campanhas voltadas para homens que fazem sexo com homens (2002), para mulheres adolescentes que não têm vergonha de comprar o preservativo (2003) e até uma campanha em que um homem conversa com o próprio pênis (1994). Todas elas foram consideradas polêmicas por sua ousadia.

Alguns fatores fundamentais como dados epidemiológicos, pesquisas de comportamento e a participação da sociedade civil pautam o processo de construção de uma campanha.

O tema da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2009 é o preconceito. O slogan “Viver com aids é possível. Com o preconceito não” é uma resposta às pesquisas que mostram que as pessoas têm preconceito, apesar de conhecerem as formas de transmissão do vírus.

Em Sr. do Bonfim , a prefeitura municipal disponibiliza um serviço de referência para a população em geral que desenvolve ações de prevenção e assistência às doenças sexualmente transmissíveis /AIDS e Hepatites Virais, que é o Centro de referência em saúde sexual, localizado à Rua Antonio Vicente, 165 centro.

O carro chefe desta Unidade são as atividades de prevenção e a distribuição de insumos de prevenção, preservativos masculino, feminino, de sabor e lubrificantes a base de água ; além de disponibilizar uma equipe multiprofissional para atendimento aos munícipes com apoio laboratorial.
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