Feira de Bonfim desocupa vias e muda a cara da cidade

A famosa feira-livre de Senhor o Bonfim, tão grande e farta como eternamente desordenada, sofreu no último dia 09 de novembro uma cirurgia radical. Tratores, caçambas, caminhões e garis da Prefeitura tiveram um encontro previsto e pacífico “porém nervoso” com feirantes da área. Centenas de barracas fixas da parte baixa da Praça Augusto Sena Gomes foram definitivamente removidas.

Foi só o começo, mas a desocupação apenas desse trecho da chamada “praça da feira” realçou mais um belo ângulo urbano no centro da cidade. “Tenho 30 anos aqui e nunca imaginei isso [a praça livre] tão largo e bonito”, disse o barraqueiro Geraldo Borba. Ele também levou suas frutas e verduras para um dos galpões apropriados ao lado do novo Mercado, que já está com a praça de alimentação ativa e começa a ser plenamente ocupado.

Roedores
No meio da tensão, o prefeito Paulo Machado atendia aos feirantes relocados. “Ninguém ficará sem seu meio de vida, mas a cidade não pode ficar congestionada”. O restante da praça também será desocupado até o Correio. Da montoeira dos restos de barracas desmanchadas fugiam ratos e baratas. “Quem sabia desses bichos por aqui!”, exclamava o também comerciante César Nascimento.

Como era
A feira tradicional das sextas e sábados, do Cruzeiro até o antigo Mercado, se expandiu. Nesses dias, começa no Cruzeiro, ocupa toda a Praça Dr. José Gonçalves e entra nas transversais, inclusive no Calçadão. Não pára nos Correios. Desce a partir daí ocupando todos os espaços, inclusive o leito das ruas. Toma toda a Praça Sena Gomes densamente e entope a principal artéria de fluxo de trânsito, a Rua Fernando da Cunha. Mas não pára aí. Pelo contrário, chega ao caos total que é o trecho de gargalo que vai da “praça da feira” até ao Mercado e Galpões.

Quem não gosta?
Ultimamente, por esse gargalo já não circulava veículo em dia nenhum. E dele também as barracas foram removidas. Tudo será estacionamento, passagem livre, área de descarga e trânsito sem transtorno. A mudança já se apresenta como surpresa para a população e feirantes. Dona Mariza Oliveira, box A-19 do galpão de frutas opinou no plural: “Estamos gostando da mudança feita pelo prefeito”. Jaqueline Vieira e Virgínia Mendonça, do mesmo galpão, se alternaram elogiando a “energia”, a “água”, o “azulejo limpo” e a “segurança”. No trecho do gargalo (conhecido como Castelo Branco), o comerciante Wellington disse que está para perder um ponto “mas essa reforma geral é mais do que boa”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE