terça-feira, 11 de agosto de 2009

DIRETOR DA AGERBA DEIXA O CARGO


Antônio Lomanto Netto está oficialmente fora da Diretoria Executiva da Agerba. A despedida se deu de duas formas distintas: a protocolar - e impessoal -, feita por carta endereçada ao governador Jaques Wagner, e outra mais pessoal, juntamente com os ex-comandados, na sede do órgão. Na missiva, o agora ex-dirigente exalta suas ações à frente do órgão como o novo marco regulatório do transporte rodoviário intermunicipal, marco regulatório do transporte hidroviário, reestruturação organizacional da Agerba e política metropolitana de transporte. O peemedebista ressaltou que os “desencontros da política” não permitiram a concretização de todos os projetos da autarquia sob sua coordenação, mas que ter feito parte do governo Wagner engrandece seu currículo e que sai da administração tranqüilo de que usou todo o seu esforço para honrar a confiança do governador. Não há ainda nenhum nome cogitado para assumir a vaga, entregue em decorrência do rompimento entre PT e PMDB no plano estadual.

SECRETÁRIO TOMA POSSE E ANUNCIA CONTRATAÇÕES

A contratação de professores para as escolas estaduais da Bahia deverá ser a primeira medida do novo secretário de Educação do estado. Oswaldo Barreto tomou posse do cargo em solenidade ocorrida no auditório do Instituto Anísio Teixeira. Segundo ele, a chegada dos novos docentes foi negociada com a Casa Civil do governo e a Secretaria de Administração e visa encerrar o déficit de professores nas salas de aula. Ele reafirma também que a gestão passada, de Adeum Sauer, será continuada sob sua batuta, mas que algumas coisas acontecerão de maneira mais acelerada. Um exemplo disto é a aposentadoria de docentes, que será agilizada por um mutirão organizado pela secretaria. Outra medida para aumentar a eficiência do órgão será a integração entre as áreas técnica e programática da secretaria.

Massaroca sedia II Feira de Caprinos e Ovinos

Dos dias 13 a 16 de agosto acontece a II Feira de Caprinos e Ovinos do Distrito de Massaroca, em Juazeiro, no Parque do Didi.
A primeira feira da caprinovinocultura de Massaroca surgiu em março de 2003, através da iniciativa dos moradores da região. O distrito na época foi escolhido por ser um ponto estratégico, com um número considerável de pequenos produtores, além de possuir uma estruturas básica, como água e energia.
Durante o evento ocorrerão ações que irão beneficiar os visitantes e moradores do distrito, a exemplo do programa ‘Paz nas Comunidades’.

NOTICIAS POLICIAIS


Pedofilia e estupro terão penas mais severas
A Lei 12.015 torna mais severa as penas para os crimes de pedofilia, estupro seguido de morte e assédio sexual contra menores, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas.
O autor de estupro contra maiores de 14 anos e menores de 18 será punido com penas que variam de oito a 12 anos de prisão. Atualmente, a pena varia de seis a dez anos.
A pena será aumentada em até 50% quando for praticado por alguém que deveria proteger e cuidar da criança. Essa mesma regra vale para o crime que gerar gravidez.
Se a vítima contrair doença sexual, a pena sofrerá um acréscimo de um sexto à metade do tempo de condenação.

POLÍCIA LEGAL: ACORDO ENCERRA MOVIMENTO
O comandante da Polícia Militar, Coronel Mascarenhas, junto com secretários de Estado, reune-se no Quartel dos Aflitos para a costura de um acordo para o fim do movimento Polícia Legal, iniciado nesta segunda (10). Como o governo atendeu de imediato a algumas reivindicações, a exemplo de curso de direção defensiva aos militares, compra de três mil coletes à prova de balas e mais alguns ajustes, as associações que representam os PMs resolveram dar um crédito de confiança ao governador Jaques Wagner e declarar o movimento encerrado.

Sindicato oferece cursos

O Sindicato do Comercio Varejista em parceria com o SENAC comunica a todos , que estão abertas as inscrições para os cursos de:
CORTE E COSTURA;
CORTE E ESCOVA ( NOTURNO );
SALGADOS PARA COQUETEIS;
LANCHE COMERCIAL;

Inscriçoes e Informações na sede do Sindicato do Comercio , na Praça Dr. jose Goncalves , nº 322 , 1º andar - em cima do Supermercado Rodrigues , falar com July telefone 3541-9436

Associação Comercial lança Campanha Natalina

A Associação Comercial Industrial e Agricola de Senhor do Bonfim , Camara de Dirigentes Logostas e Sindicato do Comercio Varejista realiza hoje as 19:30 no Auditorio da Associação Comercial , o Lancamento da Campanha Natalina 2009 " MEGA NATAL " , onde serão divulgados os premios da Campanha. Logo apos sera oferecido um Coquetel.

MEGA SHOW COM LÉO MAGALHÃES ACONTECERÁ DIA 22

Piscicultura gera emprego e renda no açude de Quicé

Pescadores artesanais do distrito de Quicé já comemoram os primeiros resultados positivos do projeto de criação de peixes em tanques – rede, implantado dentro das metas de geração de renda do Governo do Estado.

O projeto é uma iniciativa do Governo Jaques Wagner – Secretaria de Agricultura - através da Bahia Pesca, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim e apoio total do governo Cuidando da Nossa Gente.

O sistema de criação de peixes em tanques-rede ou gaiolas é considerado com um sistema intensivo com renovação de água contínua, é uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas e tem se tornado popular devido ao fácil manejo e rápido retorno do investimento; além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em espelhos d'água onde a prática da piscicultura convencional não é viável.
No distrito de Quicé estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), para a implantação e operacionalização de 40 tanques – rede, beneficiando diretamente cerca de 20 famílias, que saíram da pesca artesanal e de outras ocupações para dedicar-se á nova e rentável atividade.

Entusiasmado com o projeto, Reinaldo Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, destaca algumas vantagens do sistema, a exemplo da facilidade de movimentação, recolocação e repesca; melhores condições para observação dos peixes melhorando também o manejo e principalmente por ser aplicável à maioria dos ambientes aquáticos dispensando o alagamento de novas terras.

A espécie cultivada no distrito de Igara é a Tilápia-do-nilo e os produtores já dispõem de uma produção de dez mil toneladas de peixes prontos para o abate e comercialização.

Prefeitura lança projeto inovador para o campo e desperta interesse do Ministério da Educação


A Prefeitura de Senhor do Bonfim lançou, na sexta-feira 6, o projeto De mãos dadas: novos caminhos para a educação do Campo. O novo empreendimento tem como objetivo redirecionar a pedagogia do ensino fundamental nas áreas rurais do município. Conteúdos diversos do modelo atual serão totalmente reestruturados ou substituídos, para no decorrer do projeto se constituir num currículo coerente e justo com o modo de vida rural.

O prefeito Paulo Machado, principal crítico da educação descontextualizada, que é levada ao campo, lembrou que esse é um dos mais importantes compromissos da gestão Cuidando da nossa gente com a população do meio rural bonfinense. A seu ver, “os currículo que tradicionalmente se aplicam às fazendas, comunidades e distritos têm forte conteúdo da vida urbana e pouco ou nada do cotidiano e da continuidade dos que realizam a produção econômica pelo trabalho agrário e pastoril. Daí o pouco interesse, abandono e fuga de uma escola que tem sido desfocada da realidade da vida e da cultura rural”.

Construção do currículo - Para executar essa experiência-piloto, o prefeito assinou convênio com o Instituto Rumos da Educação para o Desenvolvimento do Semi-árido Brasileiro, ong especializada no processo de construção da educação do campo. Em Bonfim, o projeto vem sendo estudado há quatro meses e será desenvolvido por etapas. Durante um ano e meio haverá encontros quinzenais e semestrais, muitos dos quais incluindo a participação do corpo docente, discente, pais dos alunos e membros das comunidades.

Para atingir o objetivo, o projeto Novos caminhos para a Educação do Campo trabalhará com cinco eixos – Educação Multisseriada, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Gestão Democrática e Gestão Social – envolvendo cerca de 54 professores e diretores de 22 escolas e mais de 500 alunos. É do entendimento da secretária do Instituto Rumos, Solange Braga, que dessa atividade deve resultar a construção de uma nova modalidade de educação do campo.

Ela explica que: aos conteúdos dos PCNs que a Prefeitura já dá prioridade serão juntados os conteúdos forem sendo construídos de acordo com o contexto dos alunos e até o final do projeto o município deve ter uma política definida, com um quadro de professores permanentes”.

MEC procura modelo - A secretária municipal da Educação, Lílian Teixeira Lílian relata que, por interesse em adotar propostas alternativas, o Ministério da Educação tomou conhecimento do caráter inovador do projeto, tendo a coordenadora dessa área no governo federal se comprometido a acompanhar a experiência do nosso município, que pode tornar-se em referência para um modelo nacional de educação contextualizada.

Governador Wagner inaugura nesta quarta-feira adutora da Macambira e Jenipapo

O prefeito de Senhor do Bonfim Paulo Machado recebeu convite do governador Jaques Wagner, para acompanha-lo em visita ao vizinho município de Jaguarari, nesta quarta-feira, 12/08, a partir das 14:00s

A visita é para a inauguração das adutoras da Macambira e Jenipapo, assinaturas de documentos para conclusão da feira livre da sede e outros projetos encaminhados pelo prefeito Seu Antonio do Nascimento.

O prefeito informou que a contrapartida da prefeitura foi concluída e a vinda do governador consolidará o restante do recurso que deverá concluir a obra.

Em Jaguarari já existem várias parcerias entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado como o CrediBahia, os PSF's, o Centro Digital da Cidadania, 01 ambulância.

As adutoras que serão inauguradas pelo governador Jaques Wagner, nesta quarta-feira em Jaguarari, custaram R$ 2 milhões de reais e integram o projeto Água Para Todos.

Operação entre polícias destrói mais de 120 mil pés de maconha


Uma operação conjunta das Polícias Federal, Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, vem ocorrendo desde a última terça (03), nas cidades de Curaçá, Abaré, Jaguarari e Juazeiro para localizar e destruir roças de maconha.

A base da operação catingueira foi montada na antiga fazenda Mariad, de onde os policiais federais se comunicaram com as equipes dos dois helicópteros que sobrevoaram a região norte da Bahia e o sertão de Pernambuco.

Durante os sete dias de operação foram destruídos mais de 120 pés de maconha, além da prisão de sete homens da zona rural de Curaçá.

A operação continua durante toda essa semana, podendo se prolongar a depender da quantidade de maconha encontrada nas localidades.

Outro incêndio em Juazeiro

Depois do galpão da Juagro, no último domingo (09), um novo incêndio ocorreu no início da tarde de ontem (10) em Juazeiro, desta vez na escola Agrotécnica. O fogo atingiu uma área de mais 500 metros quadrados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo pode ter sido causado por uma ponta de cigarro.

Os alunos da Agrotécnica tentaram controlar as chamas até a chegada dos bombeiros, que levaram duas horas para apagar as chamas.

RIACHUELO JÁ ATUANDO NO ALTO DA MARAVILHA E SANTOS DUMONT


Desde o dia 10 de agosto, a Emresa de Transportes Riachuelo, está operando com novos roteiros, foram incluidos o trecho do bairro Alto da Maravilha, e Santos Dumont.

O valor da passagem é de R$ 1,00 (hum real), por pessoa, sendoque estudantes tem direito a 50% de desconto no valor da passagem caso porte sua carteirinha de estudante.

Horário do circular:

Saída Santos Dumont 6h40min;
sentido Alto da Maravilha
modelo 6h50min;
Alto da Maravilha 7h00min;
Igreja 7h15min;
Praça Nova 7h20min;
UNEB 7h25min;
Ebal 7h30min;
Santos Dumont 7h40min;
Igreja 7h50min;
Alto 8h00min.

E assim sucessivamente.

Para muitas pessoas o ônibus chegou na hora certa, pois já existe empresas de moto taxi que estão cobrando até R$ 2,00, por viagem.

PM baiana garante segurança em todo o estado


O policiamento em Salvador e no interior do estado vai permanecer normalizado durante esta semana.

A informação foi confirmada pelo diretor adjunto de Comunicação Social da PM, tenente-coronel, Hélio Gondim, em coletiva à imprensa.

Segundo Gondim, a segurança dos baianos está garantida em qualquer horário, principalmente à noite. “Quero tranquilizar a população quanto a segurança na capital baiana e no interior. Todo o contingente do policiamento estará nas ruas”, afirmou o tenente-coronel.

Durante as negociações com os representantes de associações de policiais militares, ficou acordado um curso de emergência para viaturas, aquisição de coletes e armamentos.