sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Projeto Cisternas ajuda a construir cidadania no campo

O Projeto Cisternas do Programa Água Para Todos tem construído cisternas, mais também dignidade, cidadania e muito conhecimento para as famílias beneficiárias. Fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, o projeto está sendo executado nas regiões de Livramento, Guanambi, Vitória da Conquista e Brumado, cujo alcance total é de 26 municípios.

Das 2.430 cisternas de consumo humano previstas, já foram construídas cerca de 1.910, faltando apenas 520. Todas as famílias beneficiárias de cisterna já foram capacitadas, atingindo a meta de 2.430 famílias que participaram do Curso de Gerenciamento em Recursos Hídricos. Simaura, da Comunidade de Lagoa das Pedras no município de Piripá, integrou o curso e lembra o que aprendeu. “Agora eu já sei como cuidar da água, como cuidar do meio ambiente, da cisterna, das calhas, noções de higiene, como colher a água, tratar da cisterna no decorrer do tempo”. Mas a conquista vai além.

Ao falar do que mudou na sua casa, D. Marinalva, da comunidade de Lagoa das Pedras, afirma que “a água ficou mais saudável, ficou melhor para tomar, ficou mais fácil para mim”. Ela lembra que antes da cisterna tudo era mais difícil. “Para pegar água tinha que buscar em Tanque. Tinha que chegar em casa e tratar. E hoje não, é bem mais fácil. Pego na cisterna e já coloco diretamente no filtro pois já tratei na cisterna”, relata.

Garantindo a segurança alimentar - A cisterna de produção, voltada para a captação de água de chuva a ser utilizada na produção de hortaliças e árvores frutíferas, tem como principal objetivo a garantia da segurança alimentar às famílias envolvidas e com excedente gerar renda para as mesmas. Das 140 previstas, foram construídas 24 em um processo continuo. Já as capacitações de Agentes Comunitários de Saúde foram realizadas 10 de um total de 22.

A Divina Providência está preparando a prestação de contas da 2a parcela e continua com as atividades que ainda tem recursos disponíveis. Em função da migração sazonal, - para colheitas do café, por exemplo-, algumas atividades se tornam difíceis de realizar em algumas comunidades, a exemplo das construções de cisterna de produção e capacitações de famílias para utilização da água na produção de alimentos, já que normalmente toda a família se desloca.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas o trabalho continua sendo realizado, mobilizando parceiros e Comissões Municipais, direitos básicos de cidadania estão se tornando reais para os agricultores e agricultoras do Estado.

Fim de semana tem basquete no Ginásio de Esportes Paulo Braga

Das duas equipes bonfinenses que enfrentam Feira de Santana neste fim de semana, a da Liga Bonfinense / PMSB continua invicta. Os jogos do Independente (Bonfim) e da Liga Bonfinense contra Feira de Santana fazem parte de mais uma rodada do Campeonato Baiano de Basquetebol e vão ocorrer no Ginásio de Esportes Paulo Braga.

Segundo o Assessor de Comunicação da Liga, Alberto Longuinho, a qualidade destes jogos é das mais altas do estado, pelo desempenho tradicional do basquetebol nas duas cidades. Ele lembra que Senhor do Bonfim sempre esteve bem ranqueado, tem tido o respeito dos adversários e vem desenvolvendo um trabalho de base produtivo. “Pelo menos 80 jovens atletas estão em atividade freqüente e diária e as revelações estão acontecendo.

Chave interiorana

Bonfim, Feira de Santana, Alagoinhas, Conceição do Coité e o Independente (2º time de Bonfim) compõem a chave do interior, de onde sairão os classificados para as disputas finais com a chave de Salvador, que também se compõe de cinco equipes e tem dentre elas a FTC, atual campeão.O dirigente Paulo Muricy espera grande público para estes dois jogos, que terá portões abertos, ou seja sem bilheteria.


P r o g r a m a ç ã o :


Sábado, 19 horas: INDEPENDENTE/Bonfim X FEIRA DE SANTANA


Domingo, 11 horas LIGA BONFINENSE/Pmsb X F. DE SANTANA

POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL ENCONTRA PASSAROS SILVESTRES EM ÔNIBUS


POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS DA DELEGACIA 10/04 - SENHOR DO BONFIM,POR VOLTA DAS 21:25H NO KM 07 DA BR 407, POSTO FISCAL DE JUAZEIRO,APREENDERAM NO INTERIOR DO BAGAGEIRO DO ÔNIBUS DA EMPRESA FALCÃO REAL,DE PLACA POLICIAL JRA-2811, QUE FAZ A LINHA SOBRADINHO A SALVADOR, OITOPÁSSAROS SELVAGENS( 02 TIPO AZULÃO, O2 PAPA-CAPIM, 03 CARDEAL E UMAPOMBA. O DONO DOS PÁSSAROS NÃO FOI IDENTIFICADO. O ÔNIBUS E OSPÁSSAROS FORAM ENCAMNHADOS PARA A DELEGACIA DE JUAZEIRO PARA ASDEVIDAS PROVIDÊNCIAS.