segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Detran inicia hoje capacitação de PMs que conduzem viaturas

A aula inaugural do Curso de Capacitação para Condutores de Veículos de Emergência da Polícia Militar, uma reivindicação dos policiais militares junto ao Governo do Estado, será realizada nesta terça-feira (18), a partir das 10h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA).
O objetivo do curso é especializar os policiais militares que exercem a função de condutores de viaturas, dotando-os de conhecimentos inerentes ao desenvolvimento do exercício de suas atividades, conforme resolução nº. 285 de 29/07/2008/Contran.
O diretor geral do Detran-BA, Adriano Romariz, chamou a atenção para a necessidade de aprimorar e atualizar o conhecimento desses profissionais, a fim de melhorar a qualidade do atendimento à população e diminuir o número de acidentes.
O curso terá uma carga horária de 50 hora/aula envolvendo as seguintes disciplinas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito e Relacionamento Interpessoal.

Campanha contra Pólio


A semus através de sua coordenação de vacinação, comunica que a data do Dia Nacional da Campanha contra Polio foi adiada para o dia 19de SETEMBRO, conforme anúncio do Ministério da Saúde, devido à demanda dos postos de saúde de alguns estados por conta da gripe suína.Entretanto a data de INÍCIO da vacinação nos postos de saúde do município e nas localidades da zona rural permanecerá no dia 18 de agosto.Mais uma vez, esperamos contar com o prestimoso apoio de V. Sª para a ampla divulgação do evento, e da sua importância para a saúde da população na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Postos de Vacinação – Zona Urbana

1. I CENTRO DE SAÚDE –
2. II CENTRO DE SAÚDE –
3. PS BAIRRO SÃO JORGE –
4. PSF BONFIM III –
5. ESCOLA CAZUZA TORRES –
6. ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS
7. POLÍCIA MILITAR –
8. POSTO POLICIAL DO MUTIRÃO –
9. POSTO POLICIAL SANTOS DUMONT
10. ESCOLA MUNICIPAL SENHOR DO BONFIM –
11. ESCOLA ABIGAIL FEITOSA ––
12. PSF SANTOS DUMONT –
13. ESCOLA BABOSA SANTOS –
14. ESCOLA JOSÉ GONÇALVES –
15. PRAÇA DO ISABEL (TOLDO) –
16. –BARRACA NO ALTO DO CIGANO –(TOLDO) –
17. CRECHE DA OLARIA -
18. PSF ALTO DA MARAVILHA –
19. CALÇADÃO I (TOLDO) –
20. CALÇADÃO II (TOLDO)
21. RODOVIÁRIA –
22. SINDIFERRO
23. HOSPITAL DOM ANTÔNIO MONTEIRO -
24. CTA –
25. MERCADO -
26. CENTRAL DE MARCAÇÃO -

ZONA RURAL

1. PSF CARRAPICHEL -
2. PSF MISSÃO DO SAHY –
3. PSF IGARA-
4. PSF TIJUAÇU-
5. PSF QUIÇÉ –
6. P S BARAÚNA.

HISTÓRICO DA LBB / LIGA BONFINESE DE BASQUETE

Em 1932, através de professores e alunos do Colégio Marista, o basquetebol foi introduzido na cidade de senhor do Bonfim, sendo hoje amplamente praticado em nossa cidade e região.
Em 1984, com a inauguração do Ginásio de Esporte Paulo Braga, foi criada a escolinha pela qual, participou de inúmeros eventos a nível estadual, como: jogos Intermunicipais da Bahia, Jogos Regionais de Inverno, Jogos Abertos do Interior, Jogos Abertos da Bahia, entre outros.
Em 10 de janeiro de 1996, foi fundada a LBB – LIGA BONFINENSE DE BASQUETE, com o objetivo de organizar e fomentar a prática da modalidade, trazendo em seu bojo um macro planejamento e calendário que prevê a realização de campeonatos locais e regionais, além de participação de nossa equipe em competições a nível regional, estadual e nacional.
Com 13 anos de fundada, a LBB - LIGA BONFINENSE DE BASQUETE, conta hoje com escolinhas, da modalidade, onde è incentivada, à prática do esporte, contando hoje com aproximadamente, 80 alunos de 10 a 15 anos praticando a modalidade, alem de equipes de base formadas nas diversas categorias, ainda conta com a participação das equipes, PRINCIPAL,JUVENIL e CADETE no Campeonato Baiano da modalidade
A LBB – LIGA BONFINENSE DE BASQUETE, usa as dependências do Ginásio de Esporte Paulo Braga – Sudesb, para treinamentos e jogos. O equipamento tem capacidade para 1.200 expectadores, ficando quase sempre lotado em jogos do campeonato promovido pela FBB – FEDERAÇÃO BAIANA DE BASQUETE. Hoje, comprovadamente a L.B.B. – LIGA BONFINENSE DE BASQUETE detêm a hegemonia da modalidade no interior do Estado da Bahia sendo hoje a segunda melhor equipe da Bahia com a conquista do vice campeonato baiano no ano de 2008 e a melhor do interior do Estado.
Apesar do notável crescimento organizacional e técnico, a LBB – LIGA BONFINENSE DE BASQUETE, sofre as dificuldades financeiras naturais de uma entidade que fomenta o esporte sem finalidade lucrativa.

HISTÓRICO

- VICE - CAMPEÃO BAIANO ADULTO 2008;
- BI CAMPEÃO DOS JAI 2008 (ZONAL DE SENHOR DO BONFIM);
- CAMPEÃO DOS JAI 2007 (ZONAL DE SENHOR DO BONFIM);
- CAMPEÃO DO NORDESTE DE MASTER 2007;
- 3º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 2006;
- 3º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 2005;
- CAMPEÃO DOS JAI 2004 (ZONAL DE ITABERABA);
- 5º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 2003;
- 4º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 2002;
- 5º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 2001;
- 3ª LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 2000;
- 8º LUGAR NO CAMPEONATO BAIANO 1999;
- CAMPEÃO DOS JAI 1999 (ZONAL DE MIGUEL CALMOM);
- CAMPEÃO DOS JAI 1991 (ZONAL DE JUAZEIRO).

9ª Cavalgada de Quicé tem Atrações e quer fazer a diferença

Empenhada em realizar uma festa à altura das tradições culturais da comunidade, a Comissão Organizadora da 9ª Cavalgada de Quicé vem cuidando, com grande antecedência, da infra-estrutura e da programação do evento.
Jackson Brasileiro, popularmente conhecido como Bate Cancela, declara estar cercado de amigos e figuras representativas dos interesses quiceenses, “bastante competentes para fazer a diferença nessa cavalgada”.
Jackson, que está à frente da Comissão, considera a organização e a divulgação da festa como fundamental para a obtenção dos recursos, e conclui que “quem não trabalha com previsão acaba improvisando tudo e perde o crédito até com os colaboradores”.
Quanto à data de seis de setembro, escolhida para a cavalgada, ele acha altamente favorável, não só por ser um domingo, mas porque o dia seguinte será a 2ª-feira sete de setembro: feriado nacional.
Às 9 horas ocorrerá a tradicional Saída de Quicé com destino ao povoado de Lagoa da Pedra. O retorno à Quicé está previsto para começar à 14 horas, e o almoço programado para o Parque do leite de Quicé. A programação da 9ª Cavalgada terá a Banda Estrela Guia Jorge e Junior, César Adriano e Tinho do Acordeom, no Parque do leite.

Hospital Regional de Juazeiro faz balanço de atendimentos

O Hospital Regional de Juazeiro(HRJ), completou no último sábado (15), um mês de funcionamento sob a gestão do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Desde o retorno ao trabalho após a reforma e ampliação da estrutura física, o Hospital vem oferecendo os serviços ambulatoriais de pneumologia, oncologia, cardiologia, infectologia e gastroenterologia à população do Norte baiano.

Já foram atendidos até hoje, mais de 230 usuários dos serviços, provenientes das cidades de Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Formoso, além de Juazeiro.

Nos atendimentos de Urgência, foram mais de 3,2 mil atendimentos desde a reabertura dos trabalhos no HRJ.

Ex-gestor do SAAE gastou demais com combustível, afirma TCM-BA

Nas várias irregularidades detectadas nas contas do ex-gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Juazeiro, Alberto Martins Pires, um detalhe chamou a atenção do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
Os gastos com combustível estavam bem acima do razoável e demonstram “a falta de planejamento da entidade”, segundo o relatório do TCM-BA.
Ainda conforme o relatório, o ex-gestor foi alertado pela Corte de Contas dos exercícios de 2006 e 2007 sobre a necessidade de reduzir os gastos.
Para completar, o SAAE também deixou de realizar processo licitatório de um montante de R$ 169.730,82 e por despesas fragmentadas no valor de R$ 989.338,62.
Em sua defesa, o ex-gestor argumentou não ter encaminhado as informações sobre o assunto porque não havia pessoal no setor do SAAE sobre tal atividade.
O ex-prefeito Misael Aguilar também foi notificado sobre a rejeição de contas do SAAE. A nova gestão do órgão já enviou ao TCM-BA toda a documentação relativa ao processo.

Governador Jaques Wagner anuncia nomes de dois novos secretários

O governador Jaques Wagner confirmou nesta tarde, em caráter oficial, a indicação do engenheiros James Correia para a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração; e do deputado federal João Leão (PP) para a Secretaria de Infraestrutura.
O nome do novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação ainda não foi definido, e será divulgado tão logo sejam concluídas as conversas que o governador vem mantendo desde a semana passada para escolha do novo titular da pasta.
A posse dos novos secretários, inclusive da Ciência, Tecnologia e Inovação, está marcada para a próxima quinta-feira 20, no Salão Oxalá, do Centro de Convenções da Bahia.
Jaques Wagner fez hoje um agradecimento público aos chefes de gabinetes e auxiliares das três secretarias que assumiram interinamente os cargos “pelo profissionalismo demonstrado ao permanecerem nos cargos sem qualquer prejuízo às atividades até a posse dos novos titulares”, declarou o governador.
João Leão
O deputado federal João Felipe de Souza Leão, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1946 em Recife, capital de Pernambuco e viveu a infância, e parte da adolescência, na região do Médio São Francisco, no estado da Bahia. O parlamentar cursou até o ensino médio e deu início à carreira política no ano de 1989, quando foi eleito prefeito de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
Em 1995 foi eleito deputado federal e na última eleição, foi o 13º deputado mais votado da Bahia. Está no quarto mandato consecutivo e, entre outras atribuições na Câmara dos Deputados, exerce o cargo de 1º vice-líder do Governo no Congresso Nacional.
James Correia
James Silva Santos Correia, 50, é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da UFBA, especialista em Planejamento de Sistemas de Potência (UFMG), pós-graduado em Estudos Avançados sobre Sistemas de Potência, mestre e doutor na mesma área, pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou por 10 anos na Coelba, onde exerceu o cargo de gerente de Operações da Região Metropolitana de Salvador. Foi coordenador e hoje é professor do mestrado em Energia da UNIFACS.
Condecorado com a medalha comemorativa dos 110 anos da Escola Politécnica da USP, modalidade EMPREENDEDORISMO, é autor do Plano de Racionamento alternativo à crise energética de (2001). Atualmente é consultor na área de gás e petróleo para diversas empresas do setor.

Campanha contra Pólio


comunicamos que a data do Dia Nacional da Campanha contra Polio foi adiada para o dia 19 de SETEMBRO, conforme anúncio do Ministério da Saúde, devido à demanda dos postos de saúde de alguns estados por conta da gripe suína.Entretanto a data de INÍCIO da vacinação nos postos de saúde do município e nas localidades da zona rural permanecerá no dia 18 de agosto.Mais uma vez, esperamos contar com o prestimoso apoio de V. Sª para a ampla divulgação do evento, e da sua importância para a saúde da população na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Postos de Vacinação – Zona Urbana

1. I CENTRO DE SAÚDE –
2. II CENTRO DE SAÚDE –
3. PS BAIRRO SÃO JORGE –
4. PSF BONFIM III –
5. ESCOLA CAZUZA TORRES –
6. ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS
7. POLÍCIA MILITAR –
8. POSTO POLICIAL DO MUTIRÃO –
9. POSTO POLICIAL SANTOS DUMONT
10. ESCOLA MUNICIPAL SENHOR DO BONFIM –
11. ESCOLA ABIGAIL FEITOSA ––
12. PSF SANTOS DUMONT –
13. ESCOLA BABOSA SANTOS –
14. ESCOLA JOSÉ GONÇALVES –
15. PRAÇA DO ISABEL (TOLDO) –
16. –BARRACA ALTO DO CIGANO –(TOLDO) –
17. CRECHE DA OLARIA -
18. PSF ALTO DA MARAVILHA –
19. CALÇADÃO I (TOLDO) –
20. CALÇADÃO II (TOLDO)
21. RODOVIÁRIA –
22. SINDIFERRO
23. HOSPITAL DOM ANTÔNIO MONTEIRO -
24. CTA –
25. MERCADO -
26. CENTRAL DE MARCAÇÃO -

ZONA RURAL

1. PSF CARRAPICHEL -
2. PSF MISSÃO DO SAHY –
3. PSF IGARA-
4. PSF TIJUAÇU-
5. PSF QUIÇÉ –
6. P S BARAÚNA-

Sarau de arte e literatura estudantis ocupa a praça e premia novos talentos

Colegiais da rede estadual dos municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru, incluídos no projeto TAL – Tempos de arte literária do governo do estado deram vida literária à Praça Nova do Congresso, na tarde/noite da última sexta-feira (14).

Sob a coordenação da Direc 28, a apresentação de poemas, crônicas, cordéis, teatro e história em quadrinhos – todos de sua própria autoria – levou a juventude dos 25 colégios finalistas a variadas emoções. Risos e aplausos da platéia alternados com nervosismo e choro de poetas e atores caracterizaram o ambiente da disputa artístico-literária.

Alunos e professores em grupos colegiais e municipais aplaudiram os incentivos do representante do prefeito Paulo Machado, o vice-prefeito Aurélio Araújo, do secretário municipal Hermógenes Almeida e da diretora regional da Direc-28 Rita Braz. No final, porém, cada grupo manifestava ansiedade pela classificação, títulos e prêmios do concurso para os seus representantes no palco.

Vitoriosos – A expectativa se desfez quando a mesa de cinco jurados somou a pontuação dos concorrentes, anunciada com suspense pelo professor Hélder Amorim com a seguinte classificação: em 1° lugar, com 216 pontos, o ensaio “O mundo do eu por uma conspiração insensata de vida” de Celiana Figueiredo (16 anos), do Colégio Estadual de Andorinha; empatados em 2° lugar, ambos com 204 pontos, ficaram a poesia “Viver sem fronteiras” de Hamilton Lima, do Col. Estadual Senhor do Bonfim e a poesia “Desperta Juventude” de Givanildo Hércules, do Colégio Estadual de Filadélfia; em 4° lugar, com 203 pontos, ficou a história em quadrinhos, em linguagem de cordel, “Sonho Falado” de Mª do Carmo Conceição Soares (61 anos), aluna do EJA no Teixeira de Freitas, de Senhor do Bonfim.

A “criatividade da produção artística e literária dos alunos do ensino público na região” e o “acerto do governador Jaques Wagner ao implantar o projeto em todo o estado” foram destacados pela professora Rita Braz, ao destinar os prêmios aos vencedores do sarau literário: telefone celular para o 1° lugar, relógio para 2° e 3° e pen drive para o 4° colocado. Cada ganhador ainda recebeu uma coleção de obras de autores da língua portuguesa.

A obra – Na opinião de jurados, o ensaio O mundo do ‘eu’ por uma conspiração insensata de vida, traz um título que induz à reflexão introspectiva e sugere algum enredo – o que se confirma no corpo do texto com demonstração de coerência (um dos critérios do concurso). A surpresa é que essa temática no gênero “ensaio”, exige rara habilidade lingüística ou muita criatividade de um aluno de média escolaridade. E mais uma vez a surpresa se assenta: A garota Celiana, do município de Andorinha, 16 anos, 3° ano, sem computador e apenas uma “consumidora de livros”, viajou na auto-análise de sua subjetividade e na análise da psicologia e da moral do mundo contemporâneo sem se perder. Tudo em bom português e em somente 30 linhas. Ela ganhou o título e o direito de representar a Direc 28 no Sarau Estadual do TAL, da Secretaria de Educação, a ocorrer no Palácio da Aclamação, em Salvador.

Superintendente Bobô é inocentado da tragédia da Fonte Nova

O diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô, foi absolvido do acidente que causou sete mortes no estádio da Fonte Nova. O veredito foi dado em sessão realizada nesta sexta-feira (14/08), no Fórum Ruy Barbosa, com menos de uma hora de duração.

Além do ex-jogador do Bahia, também foi inocentado o engenheiro Nilo dos Santos Júnior, diretor de operações da Sudesb à época da tragédia. A promotoria deverá recorrer da decisão na próxima segunda-feira (17/08).

Durante o empate sem gols entre Bahia x Vila Nova, em 25 de novembro de 2007, pela série C do Campeonato Brasileiro, o piso do anel superior do estádio da Fonte Nova cedeu e deixou sete mortos e mais de 50 feridos. Bobô e Nilo foram acusados de negligência por terem permitido a realização de jogos na praça esportiva, visivelmente sob más condições.

Aprovados no ProUni têm até o dia 20 para garatir a vaga

Já está disponível na internet [através do site http://portal.mec.gov.br/prouni/ ] a lista dos candidatos pré-selecionados em segunda chamada para receberem uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Nesta fase foram classificados 14.523 estudantes.

Os futuros bolsistas têm até quinta-feira (20/08) para comparecer às instituições para as quais foram selecionados a fim de comprovar os dados informados na ficha de inscrição. A lista dos documentos está disponível no site do programa.

O ProUni oferece bolsas a alunos de baixa renda que queiram estudar em instituições particulares do ensino superior. As bolsas integrais são reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50), por membro da família. As bolsas parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa ou pelo telefone 0800 61 61 61.

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

A Receita Federal abre hoje (17), s 9h, consulta a lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2005, ano-base 2004. A relação dos beneficiados estará disponível na página da Receita na internet.

Do total de 30.328 contribuintes incluídos no lote, 18.948 tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 52.891.859,13. Terão direito restituição 8.436 contribuintes, que receberão R$ 9.943 099,91. Um total de 2.944 contribuintes não teve imposto a pagar nem a restituir.

Os valores serão depositados nas contas correntes dos contribuintes a partir de 24 de agosto. Os lotes terão correção de 56,26%, correspondente variação da taxa Selic nos últimos quatro anos.

Também hoje, a Receita pagará simultaneamente o terceiro lote de restituição de 2009 e um lote da malha fina de 2008. A consulta desse lote está liberada desde o dia 10.

Nesta segunda-feira, começa o prazo para as empresas enviarem a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) de 2009. O programa gerador estará disponível na página da Receita.

Notícias da policia

Conselho de Segurança em destaque

Reunião do Conselho de Segurança Pública dia 18 de agosto às 19h30minh no salão de júri do Fórum de Senhor do Bonfim, pauta discutir a criação do balcão de Justiça e Cidadania, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos e o Gabinete de Segurança Pública.

Empresário acusado de explorar prostituição ainda está foragido

Denunciado pelo Ministério Público estadual por manter casa de prostituição e participar diretamente dos lucros obtidos com a atividade sexual desenvolvida por mulheres que viviam em condições “análogas à de escravo”, em Juazeiro, o empresário João Batista de Freitas, proprietário de uma das maiores casas de prostituição do Nordeste, o Chalako Night Club, encontra-se foragido.
Ele fugiu no inicio do mês quando policiais civis buscavam dar cumprimento ao mandato de prisão preventiva decretado contra ele, no Chalako, onde, segundo o promotor de Justiça Rildo Mendes de Carvalho, eram promovidos shows de streap tease com profissionais do sexo utilizadas para atrair clientela masculina para o exercício da prostituição.
De acordo com o promotor, 47 mulheres estavam trabalhando na boate, sendo que algumas delas residiam nos quartos existentes no próprio estabelecimento, que também os utilizava para a realização de programas.
As mulheres contratadas pelo empresário, explica Rildo Mendes, eram reduzidas à condição de escravas, visto que ficavam proibidas de sair do estabelecimento sem o consentimento de João Batista, eram vigiadas pelos seguranças da casa e tinham que trabalhar das 21h até o fechamento da boate.
Além disso, elas eram impedidas de deixar o estabelecimento sem que tivessem quitado as dívidas contraídas na loja de artigos femininos, mantida para consumo exclusivo delas, que compravam a prazo e, assim, estavam sempre em débito com o empresário.
Segundo ele, as mulheres contratadas para realizar programas confirmavam que desenvolviam tal atividade com os clientes da boate, tendo que pagar R$ 50 ao empresário para utilizar um dos quartos da casa e R$ 70 se prestassem o serviço fora do estabelecimento.