quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MEC quer consultores e inscreve pretendentes até 1º de setembro

Estão abertas as inscrições para Consultores do Mec – Ministério da Educação. Os interessados deverão cadastrar o Currículo Vitae do dia 25/08/2009 até o dia 01/09/2009 (12:00h - Horário de Brasília/DF) no site eletrônico http://sgp.mec.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.

Os Editais estão disponíveis no endereço eletrônico http://sgp.mec.gov.br/edital/tela-inicial. Ao acessar este endereço serão visualizados quatro editais com diferentes atividades e números de vagas específicos.

A fonte repassadora da informação, a Coordenadora do Topa, Ane Passos, assegura dispor de informações suplementares interessantes e oferece o telefone 74) 3541 – 9728, para consulta dos interessados.

Meu bairro contra a dengue continua “educativo e atraente”


Preocupado com o número de vítimas de dengue, cerca de 800 casos notificados em Senhor do Bonfim, além de dezenas de confirmações, o governo Cuidando da nossa gente resolveu revigorar o Projeto Desafio: meu bairro contra a dengue. Essa orientação levou a Coordenação de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde a continuar cumprindo as etapas costumeiras de levar atividades educativas aos bairros e distritos de Bonfim.


Nesta sexta-feira (28), ocorrerá a tarde de saúde educativa na Barbosa Santos com a presença de profissionais de enfermagem, distribuição de brindes e realização de dinâmicas de participação com os moradores. Às 15 horas haverá palestra na escola Municipal Barbosa Santos e troca de informações entre a equipe de Vigilância Sanitária e os residentes no bairro.


A informação do coordenador José Rodrigues é de que o decorrer de toda a programação será recheado de informações básicas sobre o mosquito. O prefeito Paulo Machado disse que enquanto houver ameaça haverá projeto como O meu bairro contra a dengue, que é “necessário, educativo e atraente”. A campanha reúne profissionais da saúde dedicados, pessoas de todas as classes e idades nos bairros e cumpre a meta de educar e proteger as pessoas da comunidade, de crianças à gente madura.

1.320 famílias serão beneficiadas com cisternas em Feira e região

1.320 famílias serão beneficiadas com cisternas em Feira e região
Encontro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais socializa o Projeto Cisternas que será realizado em seis municípios do Portal do Sertão

Através da parceria entre o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Instituto de Desenvolvimento Colônia Esperança, de Salvador, 1.320 famílias de Feira de Santana, Santa Bárbara, Água Fria, Ipecaetá, Anguera e Tanquinho terão acesso à água de qualidade através da construção de cisternas de consumo humano.

Para planejar as ações do projeto, acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, o Encontro Microrregional de Planejamento, no dia 28 de agosto, a partir das 9 h. O evento irá reunir os membros das Comissões Executivas Municipais, que são compostas por representantes de igrejas, associações, movimentos de mulheres trabalhadoras rurais, e sindicatos de cada um dos municípios onde o projeto irá atuar, e membros da equipe técnica executora.

Além de socializar o que é o projeto e o seu funcionamento, as comissões conhecerão os critérios de seleção para que as famílias sejam contempladas. Como critérios adotados, deve haver na família a presença de idosos, crianças inseridas no programa Bolsa Família, do Governo Federal, mulheres que são chefes de família, entre outros.

Dentre as ações previstas para começarem no mês de novembro, estão quatro cursos para pedreiros que irão acontecer em Santa Bárbara, Tanquinho, Ipecaetá e Anguera. Assim como 44 cursos de Gerenciamento em Recurso Hídricos, onde as famílias aprendem a manusear a cisterna.

Para Ana Glécia, coordenadora, o projeto significa a construção da cidadania. “O acesso à água e o manuseio correto das cisternas não significa somente cisternas construídas, mais a construção de uma vida digna e mais cidadã para essas famílias”, afirma.

Polícia Militar e Justiça prendem três militantes de movimentos sociais em Senhor do Bonfim

No dia 25 de agosto, por volta das 14h, três mulheres militantes de movimentos sociais (duas do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra - MST e uma do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA) foram presas no Acampamento Santo Antônio, em Umburanas, na região de Senhor do Bonfim, Bahia. A prisão foi motivada pela desocupação da Fazenda Campo Alto, de suposta propriedade de Carlos Gilberto Cavalcante Farias, também acionista de uma grande empresa da região, a Agrovale, que hoje tem cerca de 30 mil ha de cana irrigada.

Há mais de quatro anos, a área está ocupada pelo MST. Atualmente, as vinte famílias de agricultores que ocupam a área, produzem mamona, feijão, milho, mandioca e verduras, e criando pequenos animais, de forma sustentável e agroecológica.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA já fez todo o processo de vistoria e avaliação e deu a área como improdutiva, aguardando o decreto, com recursos assegurados para pagar a indenização. Entretanto, o proprietário entrou com uma medida de efeito suspensório, que foi acatada pela 7ª Vara Federal, localizada em Campo Formoso. É lamentável que o juiz não teve o cuidado necessário com as famílias, como teve com o suposto fazendeiro.

No último dia 8 de julho, foi feita uma reunião com a participação de dois membros da Casa Militar: Tenente Coronel Manoelito e Capitão Martins; e o Tenente Comandante da 1ª Companhia de Senhor do Bonfim. Estiveram também presentes, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, Sindicato dos Servidores de Senhor do Bonfim, MPA, Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Juventude do Meio Popular e o MST.

Nessa reunião, foi acordado um prazo para finalizar a colheita de algumas culturas e a saída pacífica dos trabalhadores da área, até que o INCRA desse o resultado final. No entanto, seguindo ordens truculentas da Oficial de Justiça da Vara Federal de Campo Formoso, um Pelotão da Polícia Militar, identificou e prendeu três lideranças dos trabalhadores, numa tentativa de fragilizar e criminalizar os movimentos sociais.

Os movimentos sociais, principalmente o MST e o MPA, estão buscando providências cabíveis e necessárias para a resolução do conflito.

Traficante é preso com 40Kg de maconha que seria vendida em Feira


Quando transportava cerca de 40 quilos de maconha num Fiat Uno, de placa JPN-2154, José Carlos da Silva Amorim, 22 anos, conhecido por “Buginho”, foi preso por uma equipe da Delegacia de Araci, região de Serrinha. Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, os investigadores flagraram “Buginho” no fim de semana, num trecho da Rodovia BR-116, próximo ao acesso a Araci.

Natural de Juazeiro, na Bahia, mas residindo em Cabrobró, no estado de Pernambuco, José Carlos declarou ao delegado titular de Araci, Getúlio Paranhos, que trazia a carga de maconha daquele município pernambucano com destino a Feira de Santana. Segundo ele, a droga seria entregue a um homem apelidado de “Neguinho”, no bairro Cidade Nova, em Feira.

Acondicionada em 40 pacotes, a droga prensada estava escondida entre o forro das laterais do veículo, bem como nos bancos do motorista e do carona. Autuado em flagrante pelo delegado Getúlio Paranhos, José Carlos da Silva Amorim encontra-se recolhido no Presídio Regional de Serrinha. A maconha apreendida já foi encaminhada à Justiça.

Preso um dos homens mais procurados pela polícia baiana

Foi preso na madrugada desta quinta-feira (27) um dos homens que figurava na lista de procurados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Daniel Pereira dos Santos, de 23 anos, é acusado de ter cometido dez homicídios, além de ter envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo informações de Deraldo Damasceno, titular da 4ª delegacia e responsável pela prisão, o acusado pertence à quadrilha de Aladim, considerado líder do tráfico na região do Subúrbio. "No ano passado ele enterrou uma pessoa viva e obrigou uma policial militar que morava na região de Nova Constituinte a se mudar sob ameaça de morte", acrescenta Damasceno.


Daniel foi preso na casa dos pais, em Nova Constituinte, através de um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Privativa de Tóxicos. Após a prisão, ele disse à polícia que deseja abandonar o crime e "aceitar Jesus". Daniel permanecerá preso na 5ª delegacia à disposição da justiça.

Juventude se mobiliza contra as violências através da arte

Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP
Diocese de Bonfim - CNPJ – 13.833.801/0001-80
Rua Cônego Hugo, 96. CX. Postal 12 - CEP: 48970-000 Senhor do Bonfim, Bahia
Tel/Fax: (74) 3541 4681 E-mail: pjmpdebonfim@yahoo.com.br


Vai acontecer no dia 12 de setembro de 2009, em Mirangaba-BA, situada na micro-região de Jacobina-BA, o 11º Festival da Juventude de Música, Poesia e Teatro, que abordará a temática: Juventude contra as violências : Queremos pautar as razões do nosso viver!
O Festival tem como principal objetivo, Através da música, poesia e teatro proporcionar um processo lúdico-formativo que possibilite o exercício da cidadania no combate às violências que atingem principalmente a juventude negra e empobrecida, criando espaços para a troca de experiências culturais entre a juventude do campo e da cidade e a valorização da arte popular regional.
A abertura acontecerá a partir das 17:00h. com a apresentação de dança de rua da PJMP de Mirangaba, seguida de uma palestra presidida por Hamilton Borges representante da Campanha Reaja ou será Morto, Reaja ou Será Morta, do Movimento Negro Unificado da Bahia, como também, diversos artistas populares da Região.

As apresentações classificadas em 1º, 2º e 3º lugar, receberão uma premiação surpresa.

Maiores informações: Pastoral da Juventude do Meio Popular da Diocese de Bonfim
Natanael de oliveira Silva
Tel: (74) 3541 4681; (74) 9147-3071/ (74) 8115-4713
E-mail: pjmpdebonfim@yahoo.com.br
Alex Alves (74) 9973-7336
Adailton Miranda (74) 9121-5543
Maricelia: (74) 3631 2536


PROGRAMAÇÃO:
17h. RECEPÇÃO
20h. ACOLHDA DAS CARAVANAS
20h30m. SAUDAÇÃO DO PREFEITO DO MUNICIPIO
20h40m.PROVOCAÇOES DE HAMILTON BORGES
21:10H. ESPETACULO DE ABERTURA (PJMP DE MIRANGABA)
21h. INICIO DAS APRESENTAÇÕE: TEATRO, POESIA E MUSICA
1h30m. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
2h. BANDA E ARTISTAS REGIONAIS
5h. ALVORADA (CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE)
6h. ENCERAMENTO