terça-feira, 1 de setembro de 2009

Começa cadastramento de carneiras e covas nos cemitérios de Bonfim


A partir desta quarta-feira dois de setembro, até o próximo dia dois de outubro serão realizados os cadastramentos dos terrenos, covas, carneiras, nos cemitérios municipais de Senhor do Bonfim que somam 13(treze) cemitérios na sede nos distritos.
Objetivando uma melhor organização nos cemitérios pertencentes ao município de Bonfim, o administrador Cleiton, junto à prefeitura busca fazer o que nunca foi feito em se tratando de cemitérios, realizar um cadastro onde possam ser identificados os familiares de cada corpo sepultado.
“Existem carneiras abandonadas a mais de 20 anos sem que nenhum parente tenha visitado, e deixam abandonadas e precisamos fazer esse cadastramento para identificar quem está sepultado em determinado local” disse Cleiton.



Ainda de acordo com o administrador os sepulcros que não forem identificados e que nenhum parente compareça para realizar o cadastramento, principalmente aqueles que não tem nenhuma identificação, a prefeitura irá se apossar dos mesmos com objetivo de oferecer a vaga para futuros sepultamentos.



Recentemente nossa equipe do blog esteve visitando um dos cemitérios e observou que o abandono de carneiras e covas realmente é grande, inclusive com carneiras desmoronando, e restos mortais expostos a céu aberto, onde a culpa é direcionada aos familiares que não conservam a memória dos seus antepassados, e inclusive através da matéria de nosso blog, foram identificados os familiares da carneira com a caveira acima.

Bonfim irá discutir sobre meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente, têm a honra de convidar-lhe para participar da reunião preparatória, objetivando a Conferência Territorial de Saúde Ambiental, cujo palestrante é o prof. MSc. Edivaldo Hilário, da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/Jacobina.


Local: Auditório do Colégio Luiz Eduardo Magalhães (Modelo)

Data: 04 de Setembro de 2009-09-01 Horário: a partir das 8:00h


Eixos Temáticos a serem debatidos:

Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta;
2. Produção, ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios;
Democracia, Educação, Saúde e Ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.


Não deixe de comparecer, ou enviar representante pois sua presença é de fundamental importância.

Prefeito falou de políticas públicas no encontro de técnicos da EBDA

O Prefeito Paulo Batista Machado abriu, nesta terça-feira, o Seminário de Suporte ao Sistema de Comercialização da Agricultura Familiar no Estado da Bahia, no Colégio Modelo, recomendando aos visitantes pontos essenciais “e não apenas retóricos” para a aplicação de políticas públicas na complexa sociedade contemporânea. encontro de reciclagem de técnicos da

O seminário é o terceiro, de uma série de sete, destinados a capacitar 840 técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda) em todo o estado, e tem a finalidade de melhorar o desempenho e a produtividade de programas agrícolas voltados para políticas públicas aplicadas no campo.

A fala do prefeito, a gerentes, sub-gerentes, engenheiros e técnicos da Ebda de Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso, locais e de municípios outros extrapolou a simples recepção. Ele sustentou a necessidade de atualização freqüente e disciplinada de todos aqueles que conduzem e realizam programas sociais, para que não se dispersem no vasto conceito da atual “sociedade do conhecimento”.

Colocou “a alma da hospitalidade” bonfinense à disposição das delegações visitantes e foi calorosamente aplaudido. O encontro, que é patrocinado pelo governo Bahia -Terra de todos nós, terá duração de três dias, 1,2 e 3/9, e tratará do Garantia Safra, Sertão Produtivo, Agroamigo, da renegociação de dívidas etc – todos visando a comercialização de produtos da agricultura familiar.

apresentadas as primeiras propostas de reajuste do mínimo

O aumento de 9,03% do salário mínimo, que ficará em R$ 507 em 2010, distancia cada vez mais o reajuste dos aposentados e pensionistas que ganham acima de R$ 465. Pelo acordo firmado pelo governo eles terão ganho real de 2,5%, que não dá sequer para repor as perdas acumuladas de 4% resultantes da diferença entre a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a inflação real dos últimos dez anos. Enquanto a fórmula do mínimo garante a reposição da inflação mais o crescimento da economia do ano anterior, os segurados que ganham acima do mínimo só terão o INPC e metade do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008.

Hoje, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo detalha em coletiva o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e confirma o novo valor do mínimo.

A última vez que o grupo de 8,5 milhões de segurados do INSS obteve ganho real foi em 1996. De lá para cá é aplicada a inflação pelo INPC. Este ano o reajuste foi de 5,32% enquanto os que ganham o salário mínimo tiveram reajuste de 12,05%.

Segundo o advogado Paulo Perazzo, especialista em direito previdenciário, o acordo não corrige as distorções. Ele lembra que o governo define o percentual de aumento antes do fechamento da inflação em Dezembro. Quando vai aplicar o aumento em Fevereiro diminui o valor porque há uma diferença entre o INPC projetado e a inflação real do ano anterior. “Como o INPC é subavaliado só para zerar essa perda seria necessário 4% de aumento”, aponta.

Hoje vereadores votam contas do ex prefeito de Juazeiro

É hoje a votação das contas do ex prefeito, Misael Aguilar (PMDB), referentes ao exercício financeiro de 2006.
A votação será aberta, durante a sessão ordinária, que tem início às 18 horas na Câmara de Vereadores de Juazeiro . As referidas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia.

DETRAN-BA lança sistema de identificação digital

Foi publicada hoje (1º de setembro), no Diário Oficial do Estado, a Portaria nº 1468 do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) que pretende combater, de forma mais eficaz, as possíveis fraudes na obtenção, renovação, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Através da implantação do Sistema de Identificação Digital Tecnológico (SIDTECH), o órgão vai monitorar a freqüência dos candidatos à habilitação nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) no início, intervalo e final das aulas teóricas e práticas. Para a captura dos dados, vão ser instalados nos Centros, um aparelho de impressão digital.

Além de coibir as fraudes, o SIDTECH vai trazer muitos benefícios, tanto para os futuros condutores, quanto para os CFCs, como afirma o presidente do Sindicato das Auto-Escolas e Centros de Formação de Condutores do Estado da Bahia (Sindauto), Abelardo Filho. “Vários aspectos vão melhorar com a implantação desse sistema. Além de diminuir a burocracia para o preenchimento da freqüência manual pelos alunos, vai permitir que os Centros mantenham uma ligação on-line com o DETRAN-BA, de forma dinâmica e veloz. O sistema anterior, mesmo que rígido, ainda ficava passível de fraude. O SIDTECH vai trazer maior confiabilidade e credibilidade ao serviço”, afirma.

A portaria precursora já foi publicada e passou a exigir que a abertura do serviço de primeira habilitação junto às unidades do DETRAN-BA e SAC’s deve ser realizada antes da matrícula nas auto-escolas, por conta da necessidade das capturas visual e digital dos candidatos. Já esta versão, publicada hoje, contém, dentre outras especificações, um cronograma de implantação do projeto em todo o Estado da Bahia, dividido por regiões.

Os CFCs da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito/ Alagoinhas serão os primeiros a instalar o projeto-piloto do SIDTECH. Eles terão trinta dias, a partir de hoje, para implantar o novo sistema em caráter experimental. Terminado este prazo, outras regiões vão receber a nova tecnologia, como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, dentre outras.

De acordo com o diretor de habilitação do DETRAN-BA, Márcio Blanco, “o novo sistema visa um maior controle da freqüência dos candidatos nos CFCs, combatendo assim, qualquer esquema de fraude na emissão do documento. É importante destacar que cada CFC ficará responsável pela implantação do SIDTECH”.

Delegados concursados prometem ocupar a Assembléia Legislativa

Os delegados concursados do ano de 1997 e que não foram nomeados para os cargos até hoje prometem ocupar a Assembléia Legislativa da Bahia nesta terça-feira (01) a partir das 12h30. Segundo informações de lideranças do movimento, o grupo é formado por mil pessoas e 500 devem comparecer à manifestação, que só terminará quando o governo assinar algum documento que garanta que os concursados ocupem os cargos para os quais foram selecionados.

O “onça” está solto

Aproveitando o buraco que deixaram na grade do pavilhão pequeno onde é usado para tomarem banho de sol, e que fora aberto esse último final de semana, onde dois detentos conseguiram fugir, e outros dois tentaram fuga, sendo que um deles inconformado por ter sido flagrado pelas câmeras de seguranças encima do prédio do complexo policial, na tarde dessa segunda feira por volta das 16h27min, o ERICKSON BATISTA DOS SANTOS, (Mata Onça), tentou mais uma vez até que consegui fugir do complexo policial.
Descendo a parede externa e fugindo após passar por uma cerca de arame farpado, buscas foram feitas para recapturá-lo, mas sem sucesso.