sábado, 7 de novembro de 2009

Começa 2ª etapa da vacinação de aftosa na Bahia

A Bahia já começou a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Até dia 30 deste mês, todo o rebanho do estado, estimado em 11 milhões de cabeças, deve ser imunizado contra a doença.

Os criadores baianos podem adquirir a dose da vacina nos pontos de revenda autorizados. Em seguida, devem declarar a vacinação dos animais em qualquer um dos 428 escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Na primeira etapa da campanha foram vacinados 96,5% do rebanho baiano, com destaque para a região de Juazeiro, que atingiu 97% na zona-tampão.

Primeiro Mutirão de Cirurgias aconteceu no HRJ


O Hospital Regional de Juazeiro - HRJ, gerenciado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, iniciou dia (06) o primeiro mutirão de cirurgias, que aconteceu até sábado (07). A intenção foi atender pessoas com problemas de vesícula, hérnia, com lipomas, sinais, quelóides.
No primeiro dia foram realizadas 30 cirurgias, e hoje aconteceram mais 70, totalizando 100 procedimentos. Uma equipe multiprofissional formada por seis médicos cirurgiões, três anestesistas, 59 profissionais de enfermagem, além das equipes de apoio, Laboratório, Farmácia, Nutrição, entre outros setores, somando 150 profissionais envolvidos na ação, foi preparada para atender os usuários selecionados para estes procedimentos.
Somente para este primeiro mutirão, cerca de 500 exames laboratoriais foram feitos, além de 211 consultas com o cirurgião geral; aproximadamente 100 exames cardiológicos e outros 100 eletrocardiogramas, todos de usuários aptos a participarem do mutirão.
Morador do bairro Mussambê, em Juazeiro, José Roberto Rocha Júnior, de 30 anos, aguardava há um mês a operação. “Minha namorada foi quem identificou a hérnia na barriga. Procurei o Hospital Regional e agora vou resolver o problema”, disse.
Francisco da Costa, de 55 anos, mora no município de Sobradinho e esperava há um ano pela cirurgia de hérnia. “Felizmente aconteceu o mutirão. Fiz os exames e finalmente serei operado”, comentou enquanto aguardava para ser levado ao Centro Cirúrgico.
TRIAGEM - A triagem, que selecionou os primeiros participantes do mutirão, teve início no dia 19 de outubro no ambulatório do Hospital Regional. Na mesma semana, o número total de cirurgias eletivas já havia sido alcançado.
Na próxima semana (13 e 14) acontece outro mutirão, com mais 100 cirurgias. As inscrições serão abertas a partir da segunda-feira, dia 9. De acordo com o superintendente do HRJ, Rodrigo Marques, novas ações como esta, devem acontecer. “Até o final do ano outro mutirão vai ser realizado para atender outras especialidades, como urologia. As datas ainda serão definidas”, informou.
O coordenador do mutirão, o cirurgião Breno Cavalcante, lembra que as cirurgias mais complexas continuam acontecendo regularmente no HRJ, assim como as eletivas agendadas. Diariamente são realizadas cerca de seis cirurgias na unidade hospitalar.
Ainda na manhã de sexta-feira, o secretário de Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, visitou o hospital e os primeiros pacientes que aguardavam a cirurgia. A Secretaria apoiou a iniciativa, encaminhando por meio dos postos de saúde pacientes para a realização da triagem no ambulatório do HRJ. “O mutirão será eficaz na queda da demanda reprimida por cirurgias mais simples, isso somado aos atendimentos normais de cirurgias eletivas de casos mais complexos encaminhados pela Secretaria de Saúde ao hospital”, destacou.

fonte:DR

Vitorinha 1 x 3 Inter de Tijuaçu


Sexta feira de muitos gols e expulsões no Pedro Amorim, depois de ter vencido a primeira partida o Inter de Tijuaçu vence o jogo de volta por 3x1 e agora fica aguardando o adversário para final, o time do Vitorinha teve 3 jogadores expulsos, na segunda expulsão a policia teve que tirar o jogador de campo e o mesmo não foi para o chuveiro e sim para o camburão da PM. Na preliminar o Guanabara tirou a diferença de gols que havia tomando no jogo de ida aplicando uma goleada de 4x1 sobre a Sisal, nas cobranças dos pênaltis a Sisal venceu por 4x3 e está na final do sub-20,a PM esteve presente no estádio, vale lembrar que chegaram antes do inicio da partida, e a AMBULANCIA mais uma vez não prestigiou o evento.
Parabéns aos funcionários do estádio, podaram a grama que fica ao redor das linhas laterais do campo, pois a mesma estava empatando que a bola saísse quando era chutada com pouca força.

CRED BONFIM: Aquecimento real no comércio local

O Governo Cuidando da Nossa Gente, por meio da Secretária de Indústria Comércio e Turismo, convida os comerciantes para uma reunião no Auditório da Associação Comercial as 19:00 no dia 09 de novembro (segunda- feira) para tratar do CRDED BONFIM ( cartão de credito municipal)

O CRED BONFIM veio para aquecer, beneficiar o comércio local com muitas vantagens como :Aumento das vendas, Fidelidade do Cliente, Eficiência e Segurança, Garantia de pagamento.

Aula sobre Direito Eleitoral‏

A FORÇA NORMATIVA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL E A OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA ANUALIDADE PARA EDIÇÃO DE REGRAS ELEITORAIS.

Este é o tema da aula que o advogado bonfinense, JOSEMAR SANTANA, preparou para proferir neste final de semana (sábado e domingo - 7 e 8/11), em Salvador, na Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, como prática do Curso de Habilitação para o Magistério Superior, que está fazendo, em nível de pós-graduação, na Faculdade Maurício de Nassau, em convênio com o TRE-Tribunal Regional Eleitoral e Fundassem.

No Plano de Aula preparado pelo advogado JOSEMAR SANTANA, serão abordados, em destaque, os seguintes assuntos:
1 - A Observação do Princípio Constitucional da Anualidade para a edição de regras eleitorais.
2 - Os limites do TSE-Tribunal Superior Eleitoral para edição de Resoluções.
3 - O Caráter Normativo das Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, do ponto de vista administrativo e do ponto de vista jurisdicional.
4 - Os limites do procedimento administrativo eleitoral e do processo eleitoral (distinguindo procedimento de processo eleitoral).

O advogado Josemar Santana, que já é especializado em Direito Público, Direito Criminal, Direito Eleitoral e Direito do Trabalho, agora busca a especialização em Habilitação para o Magistério Superior, diante da expectativa de serem implantados Cursos de Direito em Senhor do Bonfim, conforme pretende a UNIVASF e outras instituições de ensino público e privado.