segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VIOLÊNCIA: Falta de amor a si mesmo

Jovem se joga embaixo de carreta após discussão com namorada em Ponto Novo



Por volta das 14h15min, de domingo (22/11), o jovem ROBSOM (Binho), residente em Senhor do Bonfim, tirou sua vida ao colidir sua moto Honda fan de cor preta com uma carreta, nformações que ele teria discutido com sua namorada e prometido fazer besteira com sua própria vida, saindo com sua motocicleta e logo depois da cidade de Ponto Novo ele se lançou embaixo de uma carreta, que vinha no sentido contrário.
O motorista da carreta ainda tentou desviar jogando o veículo para o acostamento mas não pode impedir que o jovem tirasse sua vida, ele teve o braço esquerdo decepado na colisão e fraturas múltiplas no tórax, seu corpo foi conduzido para necropsia no IML de Juazeiro.
Nossa equipe presenciou o choque de sua mãe ao receber a triste notícia que seu filho havia morrido.

TRADIÇÃO: Participação foi ponto alto na Festa do Leite de Quicé

No auge da festa, meia-noite do sábado para domingo (22), cervejeiros consumidores calculavam existir 3 mil pessoas em torno da festa. “Não, menos, umas 2 mil e quinhentas”. “De jeito nenhum, passa é de 3 mil!”. Não houve acordo e não podia haver. Entre copos... Enquanto isso, o som da Banda de Zezinho da Ema invadia a noite do povoado com aquele jeitinho de quem sabe que pode zoar. Em terra de caprino, gado e cavalgadas forró de categoria não desagrada a ninguém.

Cenário

Enquanto isso, um bom palco, uma boa iluminação e 22 toldos! Pra que contar, se tinham 22 e foram úteis até para dar conforto a animais de elite na exposição de uma festa do tamanho da alegria do povoado? Quem era prudente demais escolhia transitar pela estrada da Umburana. Uns para evitar poeira da estrada principal, outros com receio de motoristas eventualmente “tomados”.

Muitos veículos com placas de fora e gente desconhecida? Claro. Polícia no pedaço? Sim. E o que mais que não é comum numa vila em que todos se conhecem até pelo vulto? Ora, Ora... Tudo, tudo. Se não fosse assim a 6ª FESTA DO LEITE DE QUICÉ não seria maiúscula como as letras do folder distribuído e assinado como REALIZAÇÃO da Apleq, Coopleq, Banco do Nordeste, Gestão Cuidando da Nossa Gente, Sebrae, Ebda...

Paradoxo

Se não fosse tudo diferente, grande... com 13 entidades colocando marca de apoio... com 35 outras colocando seus logotipos em faixas, panfletos e cartazes a Festa do Leite e o Seminário Territorial da Cadeia Produtiva não levariam a fama de ter sido a maior festa do gênero do Quicé, no Quicé, para o Quicé. Se não fosse assim não teria havido tanta participação.

A Apleq e a Coopleq não usam a linguagem da experiência e da conquista em vão. Anunciam números que impressionam: 13.500 litros de leite/dia; 350 empregos diretos; receita bruta anual de R$2,1 milhões, se comparados à suas terras sertanejamente áridas, sem o glamour do capinzal de bom clima que e viceja em paragens prosperas e famosas pelo eterno verde. São números que só podem ser alcançados com empenho por qualidade, suor e planejamento.

Provocação

Será necessário falar da abertura feita pelo prefeito Paulo Machado até o último acorde da banda Estrela Guia? Falar do seu rebanho, da busca por tecnologia, do contentamento de cada cidadão e cidadã de Quicé? Pense agora lá atrás, na idealização do primeiro evento e no que sente de orgulho cada empreendedor que contribuiu para a 6ª Festa do Leite de Quicé. Vá agora dizer a algum sujeito quiceense, expositor, financiador ou quem apenas soube do evento – que ele não participou.

Premiação


Ordenha Mecânica

1º lugar: Valdecy Alves Fazenda Passagem / Quicé

2º lugar: Márcio Araujo, Fazenda Junco / Quicé

3º lugar: J. Cláudio Lopes, Fazenda Varzinha / M. do Sahy


Ordenha Manual

1º lugar: Antiga Escola Agrotécnica / Bonfim

2º lugar: Eliseu Alves Fazenda Pirajá / Quicé

3º lugar: Edmilson Oliveira Fazenda Tanquzinho / Quicé

POR: Assessoria de Comunicação PMSB

OUROLÂNDIA: Moradores protestam contra a falta de celular


Cansados de esperar chegada da telefonia celular no município, um grupo de moradores de Ourolândia resolveu protestar. Claro, usando o pouco de humor e ironia.

(Foto: José Carlos Benigno).

Deputado da AL-BA quer isenção de taxas para doadores de sangue


Uma proposta de lei apresentada pelo deputado estadual Sérgio Passos (PSDB), na Assembléia Legislativa da Bahia, busca isentar o doador de sangue do pagamento das taxas de inscrição em concursos públicos realizados pelo estado.

Na justificativa do projeto de lei nº 18.402/2009, o parlamentar baiano, que também é médico, explica que apesar das campanhas de incentivo a doação de sangue, as entidades coletoras estão, constantemente, com seus estoques em níveis abaixo do ideal. Passos ainda acrescenta que o objetivo da lei seria incentivar doadores potenciais para, desta forma, aumentar os estoques dos bancos de sangue da Bahia.

Ao ser questionado sobre o prejuízo que a lei traria aos cofres públicos, Sérgio Passo explicou que, como somente uma pequena parte da população está apta a doar sangue, a lesão no erário seria muito pequena. Primeiramente, o projeto será avaliado pela Comissão de Constituição de Justiça e por outras comissões temáticas da AL-BA e depois pode seguir para votação no Plenário da Casa.

Assunto relacionado:
25 de Novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue
Medo ou ignorância

Sou quase capaz de apostar que você nunca doou sangue! Estou errado? Então você é uma das escassas exceções. Mas é muito mais provável que eu esteja certo, e que você seja mais um elemento que compõe a regra, mais um número da massa de não doadores. Já parou para se perguntar por que? Ou melhor: já parou para se perguntar porque não? Caso você não tenha qualquer restrição séria de saúde para ser um doador, é bem possível que você nunca tenha entrado num posto de coleta de sangue ou por medo ou por ignorância. Tanto um quanto outro motivo merecem nossa atenção e nossa compreensão. Mas não nossa aceitação.
Assim, em pleno século 21, é necessário que mitos sejam derrubados para que nós, seres de uma sociedade que se acostumou às transmissões de tv via satélite, que carregamos um celular, que usamos o caixa eletrônico do banco, possamos romper com medos e receios que têm como fundamento apenas a imaginação.

Então, saiba e acredite de verdade que:

Doar sangue não faz o doador engordar.
Doar sangue não faz o doador emagrecer.
Doar sangue não engrossa e nem afina o sangue.
Doar sangue não vicia, não obriga a ninguém doar pelo resto da vida.
Doar sangue não afeta o período menstrual.

E saiba também:

Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar.
A mulher pode doar durante o período menstrual.
Dietas para emagrecimento não impede a doação.
Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar.
Quem tomou analgésico pode doar.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, seja um doador!

Gostaria através deste texto, agradecer aqueles que com um simples gesto demonstram profundo respeito ao próximo e enorme consciência social, ajudando anonimamente aos que precisam.

Em Senhor do Bonfim você pode ser um doador dirigindo-se ao HEMOBA, localizado ao lado do Hospital Regional na Praça Duque de Caxias.
Agora com mais disponibilidade de tempo para que você possa ser um doador.

DESENVOLVIMENTO: CBPM aprova qualificação para corte de paralelos e produtos minerais

Trabalhando para desenvolver a economia municipal também em setores ainda não explorados, o governo Cuidado da Nossa Gente

solicitou e obteve a presença de técnicos da CBPM (Cia Baiana de Pesquisa Mineral) – Carlos Canário, economista e Ailton Medina, geólogo – em Senhor do Bonfim na sexta e sábado (21). Eles vieram para avaliar dois pleitos de Paulo Machado.

O prefeito considera que a cidade tem matéria-prima para produzir paralelepípedo, mas estes estão sendo cortados sem bitola tornando uma pavimentação que poderia ser nobre e duradoura, como nas grandes cidades do mundo, num trabalho de alto custo e mal feito. Considera também que a matéria-prima mineral, abundante na região, tem sua lapidação feita fora dela, quando essa excelente fonte de emprego e renda pode ser absorvida por Bonfim.

Cumprida a missão de diagnosticar os dois ramos, antes da despedida, Canário e Medina que já tinha boa noção dessa realidade antecipar a avaliação a que chegaram. “O corte das pedras pode ser resolvido em quatro meses de especialização para um grupo de 20 a 25 profissionais. Quanto ao grupo de lapidadores, o tempo de preparação é semelhante” – disseram. “O mercado é que pode requerer prazo maior para uma integração profissional mais efetiva com a mão-de-obra a ser reciclada ou formada.

A recomendação do relatório técnico levará à assinatura de convênio entre a Prefeitura e a CBPM, que se responsabiliza pelo pessoal técnico (que dará curso aqui) e pelo fornecimento dos equipamentos. A Prefeitura deverá disponibilizar área para a construção de galpão onde funcionará o artesanato mineral, cuja construção se dará com recursos do Governo do Estado, pela Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, à qual ao CBPM está ligada.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMSB

DIVULGAÇÃO DE VAGAS

SINE / SAC – Senhor do Bonfim
Está selecionando candidatos à vaga de:

Supervisor Financeiro:

• Superior Incompleto ( Cursando Administração ou Contabilidade);
• Sexo indiferente;
Experiência de 06 meses.

Assistente Financeiro:

• 2º grau completo;
• Sexo indiferente;
Experiência de 06 meses.

Analista de Departamento Pessoal:

• 2º grau completo;
• Sexo indiferente;
Experiência de 06 meses.

Eletricista de automóvel:

• Primário incompleto;
• Sexo Masculino;
Experiência de 06 meses.

Os interessados devem comparecer ao SINE/SAC – Senhor do Bonfim.
Horário de comparecimento ao posto: das 08h. às 13:30h.
23 de novembro de 2009

Atenciosamente, Coordenação / SINEBAHIA.

Quilombo é show de bola

Invicto, o Internacional leva a Taça 2009 para Tijuaçu


Ao empatar ontem (22) à noite em 0 a 0 com o Palmeiras de Igara, no Estádio Pedro Amorim, o Internacional de Tijuaçu consumou proezas. Pela primeira vez botou a mão na taça e chegou ao título de forma especial: invicta. Já tinha batido o Palmeiras por 3 a 0 na partida anterior e agora podia até perder com diferença de dois gols. Soube administrar a vantagem e alegrou a imensa torcida quilombola que lhe foi fiel durante todo o campeonato da Liga Bonfinense. Não houve quem contestasse a superioridade dos grenás de Tijuaçu. E a conquista “foi merecida” como resumiu o prefeito Paulo Machado, às 20;15h, na cerimônia final de premiações.

Festa adiada

Por coincidência de datas, a competição de ontem foi incluída pelos quilombolas na programação da Semana da Consciência Negra. “Não é todo dia que um time do interior disputa uma final e o melhor aconteceu”, desabafou Carlos de Tijuaçu ao ver o time de seu distrito pronto para dar a volta olímpica. Comemorações começariam logo, mas o assassinato de uma jovem em Tijuaçu, na véspera do jogo, fez com que a festa com banda musical e outras regalias fosse adiada para o próximo final de semana.

Destaques

Muitos nomes foram destacados pelo desempenho no campeonato. O vice-prefeito Aurélio Araújo, Renilson Tavares, Biro-Biro, Paulo Machado entregaram prêmios a diversos nomes, entre os quais estão os seguintes:

Leandro (Internacional): Artilheiro
Ari (Internacional): Goleiro menos vazado
Washigton (Internacional): Melhor treinador
Cesinha (Vitorinha): Atleta destaque
Alan (Internacional): Craque revelação
Carlos Roberto: Melhor árbitro
Antonio Ferreira: Árbitro revelação
Adriane (Bahia Jovem): Musa do Campeonato

Fonte: Assessoria de Comunicação PMSB

Noticiário policial

Capotamento

Por volta das 11h40min, de sábado (21/11), deram entrada no HDAM, o sr José Ribeiro dos Santos 49 anos residente na Gamboa, sua filha menor BGR 13 anos residente no mesmo endereço, e mais duas menores de iniciais BSS 13 anos e ECA 14 residentes no Bosque.
Eles ocupavam um veiculo FOX e trafegavam na estrada de Quicé, e de acordo com o condutor eles iam atrás de um ônibus que levantou poeira fazendo com que o motorista do foz perdesse o controle do carro, derrapando e posteriormente capotando-o, todos os ocupantes sofreram escoriações pelos corpos sendo medicados e liberados.

Homem transferido após colisão entre duas motos

Às 20h20min de sábado deram entrada no HDAM, o sr. Pedro José Jerônimo 43 anos residente em Tijuaçu, ele seguia na BR 407 com sua moto uma CG titan vermelha JQQ 9143. E seguia no sentido Filadélfia a Tijuaçu quando colidiu com outra moto bros conduzida por Agilberto Oliveira Lima 44 anos, que seguia sentido contrário. Informações que o Pedro tentava ultrapassar uma carreta, causando o acidente.
O sr. Agilberto sofreu escoriações no cotovelo e no antebraço direito foi medicado e liberado, já o sr. Pedro sofreu uma forte pancada na cabeça, escoriações pelas costas e joelho, sendo transferido para Juazeiro.


Homem mata ex-esposa em Tijuaçu

Por volta das 20h30min de sábado no povoado de Tijuaçu zona rural de Senhor do Bonfim, foi morta com um disparo de arma de fogo a jovem Patricia de Souza Silva Santos 21 anos residente Rua Nova em Tijuaçu.
De acordo com testemunhas ela estava no bar do Preto com algumas familiares quando o seu ex-companheiro identificado por JAILSOM PEREIRA SANTOS, chegou no local e efetuou um disparo de arma de fogo atingindo a altura do tórax lado esquerdo, e evadindo-se logo em seguida.
A vitima foi socorrida até o HDAM, mas chegou sem vida naquela casa de saúde.


Velas provocam incêndio em quarto de mulher de 87 anos na Passagem Velha

Na noite de sábado, após acender algumas velas em seu quarto, e por distração as chamas das velas incendiaram todo o quarto da senhora MARIA DE JESUS de 87 anos de idade, residente no povoado de Passagem Velha.
Ao avistar as chamas ela juntamente com sua filha tentou apagar as chamas, que chegou a destruir a parte elétrica do quarto destruindo tudo o que havia nele.
A senhora saiu ferida na perna devido às chamas, foi medicada e liberada do HDAM.


Motoqueiro encontrado caído na estrada de Quicé

Quando retornava das festas na localidade de Quicé, interior de Senhor do Bonfim o sr. ISRAEL VIEIRA DOS SANTOS 31 anos residente na localidade de Tanquinho, foi esbarrado por dois elementos que estava na estrada e de posse de um pedaço de madeira derrubaram-no de sua moto, sendo que ele foi socorrido até o HDAM apresentando ferimentos nos lábios e várias escoriações, sendo medicado e liberado.
Ele deu entrada por volta das 04h00min de domingo (22/11)


Homem embriagado bate em viatura da PRF

Por volta das 16h50min foi apresentado no complexo policial, o sr. Erivaldo Almeida de Oliveira 37 anos residente no bairro Casas Populares.
Ele conduzia um veiculo Gol 1.0 de cor preta, placa JSC 1563 licença de Senhor do Bonfim, nas imediações do parque Dr. Aníbal Gonçalves e acabou colidindo na traseira da viatura da PRF, os patrulheiros logo desconfiaram da dificuldade de se manter equilibrado e realizaram teste de bafômetro constatando um alto índice de alcoolemia acima de 6.0 dga/ls, sendo autuado em flagrante e posteriormente o pagamento de fiança foi posto em liberdade.