Gestores regionais reunidos em Bonfim acordam sobre questões emergenciais

Respondendo positivamente à solicitação do prefeito Paulo Machado, autoridades e representantes de municípios vizinhos, entre eles seis prefeitos, estiveram reunidos ontem (dia 2) no Salão de reuniões da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, onde esboçaram acordos de interesse regional comum, como a contratação de médicos legistas; providências para a organização da produção/comercialização do leite e derivados; e ainda a có-responsabilidade do Hospital Regional (HR).

As três questões, expostas como problemas que atingem aspectos sanitários e econômicos da comunidade microrregional obtiveram o claro entendimento de que carecem de soluções emergenciais.

Legista

A 1ª rodada de intervenções deixou praticamente resolvida o primeiro ponto de pauta – a falta de médico legista na região. “Além do Dr. Marcos Sá que já trabalha na região, o Dr. Cleyton, de Jacobina, que já atende no Hospital pode também trabalhar no DPT, dois outros médicos legistas de Juazeiro, em vias de contratação, deverão ser contratados para trabalho específico na especialidade hospitalar e do DPT. Ficou acordado que cada município fará um convênio com o HR pelo qual repassará apenas R$ 1 mil por mês.

Leite

O segundo ponto de pauta, a questão dos produtos derivados do leite, após várias análises e intervenções, encontrou o acordo tido como “mais sensato”: a) que cada prefeito procurará o Promotor de Justiça de sua Comarca, com o qual negociará sensibilizando-o quanto à pressão ora estabelecida pela Vigilância Sanitária sobre os derivados do leite; que enquanto isso, os prefeitos continuarão discutindo o projeto proposto por Senhor do Bonfim de construção de uma unidade industrial cooperativada, com a intervenção do Governo do Estado – secretarias de Infra-estrutura, de Agricultura, de Desenvolvimento e Integração Regional, de Desenvolvimento Urbano Regional, e CAR); que depois do Carnaval, uma equipe técnica da Sedir deverá sentar com a microrregião e discutir uma proposta que já está sendo colocada em prática na região de Coaraci (sul da Bahia); e que, ao mesmo tempo, devemos ter uma audiência com o Procurador de Justiça do Estado para explicar a situação, convencendo-o de que o Ministério Público precisa dialogar com os gestores, não só sobre a questão do leite, mas da carne e dos aterros sanitários, para que a região possa se adaptar às mudanças e construir um processo de transição para as exigências legais.

Hospital

O 3º e último ponto foi aberto pelo próprio Diretor do Hospital Regional que, em longa exposição, mostrou as dificuldades do HR, o Balancete e exemplos do seu funcionamento. Deixou claro a oneração mensal que esse processo acarreta sobre o município de Senhor do Bonfim, e entregou uma carta a cada prefeito, solicitando apoio, um repasse mensal mínimo de R$ 6 mil para enfrentar “as grandes despesas que se acumulam e a insuficiência dos recursos atuais, para a manutenção do HR, e anuência para sua visita pessoal”.

Depois da audiência com o Procurador de Justiça do Estado, das visitas do diretor José Lourenço aos municípios, as decisões e providências acordadas pelos prefeitos presentes e a serem aprovadas pelos que estiveram representados, deverão ser imediatamente encaminhadas.

A reunião obteve a presença de seis prefeitos, entre eles Cecília Petrina de Itiuba, Antonio Nascimento, de Jaguarari, João Luiz, de Filadélfia, Argileu Lima, de Andorinha, representantes e secretários. O prefeito anfitrião, Paulo Machado, que agradeceu as presenças, classificou o encontro como “de ótimo nível, com paridade democrática e política e abertura para a equação de políticas públicas regionais”.

Governo Cuidando da Nossa Gente Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE