Teatro do Projeto João de Barro ministra teoria e prática para artistas bonfinenses

O projeto Oficina de Teatro João de Barro – o ator na cultura popular – instalado ontem (quinta-feira 25) no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, prossegue nesta sexta, sábado e domingo, aplicando 5 horas de aula por dia, para qualificar atores e atrizes teatrais bonfinenses.

O projeto João de Barro, que é financiado pelo Fundo Cultural do Estado da Bahia e conta com todo apoio logístico do governo Cuidando da Nossa Gente, já preparou grupos teatrais em Itambé e Vitória da Conquista. Em suas oficinas diárias, no próprio Centro Cultural, os professores do projeto, Francisco André e Poliana Nunes, estão tendo como alunos (ou “oficinandos”, como costumam chamar), artistas filiados ao Aroeira Cênica, ao Grupo Chaplin, ao Nós nas tripas, a ex-integrantes do Grupo do Sesc e a professores da Univasf. A partir de 14 anos não precisa ser artista para ser oficinando.

Teatro de rua

O João de Barro tem como característica essencial a utilização de ensinamentos “teóricos, práticos e de crítica artística”. Nessa trilha, os alunos vêem temas como Folclore, Identidade cultural, Cultura popular, Teatro de rua e regionalista, Personagens e tipos, Dramaturgia, Literatura de cordel, História do teatro etc. Projeção de voz e jogos de alongamento corporal, são indispensáveis. E a contextualização de dramaturgos famosos como Dias Gomes, Ariano Suassuna ou Augusto Boal não escapam do exame crítico.

No parecer de Benedito Oliveira, dirigente do Aroeira Cênica que também freqüenta o curso, o Projeto é um agente importante, “não deixa de ser um estudo de teatro paralelo com outras experiências” – diz – “mas adiciona práticas e concepções bastante úteis. Pena que não seja um projeto de educação teatral continuado” - conclui.

Entrada franca

No domingo, às 17 horas, após a 4ª e última oficina, os alunos exibirão uma peça. “É hora de mostrarem o resultado do aprendizado” desafia o professor e anuncia: “o espetáculo é livre de censura e gratuito”.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE