Curso capacita lideranças populares socializando método da escuta respeitosa

Cerca de 35 pessoas que militam em entidades do poder público e da sociedade civil organizada em Senhor do Bonfim, participaram ontem (25), no Colégio Modelo, da abertura e primeira aula do Curso de Formação de Lideranças Populares promovido pelo governo Cuidando da Nossa Gente em convênio com o Ispac – Assessoria ao Movimento Popular.


O curso, que objetiva desenvolver e integrar as lideranças populares do município colocou o tema Socialização e Escuta como centro de atividade dos dois dias iniciais (25 e 26), deixando ao representante do Ispac, o professor universitário Elói Barreto a responsabilidade de dirigir e mediar os debates e interpretações.


A metodologia adotada nos dois turnos para discutir o tema Socialização e Escuta envolveu a totalidade dos atores do curso e concentrou o coletivo de representantes de grupos, associações, órgãos públicos, entidades rurais e religiosas. O conteúdo do curso, a linguagem simples e sua técnica de condução parecem ter um efeito imediato. Na relação com o outro é imperioso que haja diálogo, atenção, reverência mútua e sobretudo uma escuta respeitosa – foi a base do que disse Elói. Sem qualquer outro apelo extra, a prática dos participantes se fez em depoimentos, perguntas, respostas, revelações... Com escuta... Esse primeiro módulo, que se encerra amanhã após carga de 10 horas, será retomado por mais cinco módulos de tempo igual, um por mês até início do segundo semestre, com temas pertinentes à formação.


Alunos


Ana Cristina – Recepcionista do STR e alfabetizadora do “Topa”: “Esse é um curso que a gente não pode perder, tem uma metodologia maravilhosa e nos prepara para fazer melhor o trabalho de base. A diferença colocada pelo professor Elói entre o ‘ouvir’ e o ‘escutar’ é de uma forma que a gente sente até que é preciso se reeducar”.


Vanildo dos Santos – Coordenador de Cultura dos Quilombolas (26): “O curso foi rico, eu pude tirar dúvidas, perguntar, ser perguntado e falar sobre a história e a cultura de minha comunidade. Fizemos uma boa troca de cultura. Escutei e fui escutado”.


Professor


Elói Barreto – “Acadêmico ligado à pesquisa e ao trabalho popular”, devidamente apresentado pelo prefeito Paulo Machado: “Comecei o curso pensando na integração, na troca de experiências do grupo, na possibilidade das pessoas perceberem o que é que os outros estão fazendo; que não fique cada um restrito ao que está fazendo, se há quem caminha ao lado, em sentido semelhante... E fiquei impressionado. As pessoas trazem dentro de si um desejo muito grande de fazer um trabalho comunitário integrado”.


Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE