Pós-graduação em Educação Especial inclusiva teve aula presencial em Bonfim

Professores de escolas públicas, que trabalham diretamente com alunos portadores de deficiências diversas nos municípios de Tucano, Entre Rios, Ipirá, Conceição do Coité e Senhor do Bonfim, realizaram, nesta cidade, no sábado (13) o Iº Encontro Presencial dos Professores do Curso de Especialização em Educação Especial.

O curso de pós-graduação, patrocinado pelo governo federal em convênio com a Universidade Federal do Ceará, teve a coordenação de Eliana Conceição e foi aplicado pela professora Maria Roma. Seu início ocorreu em fevereiro, para a especialização de 27 professores, que em 18 meses cumprirão 448 horas de aprendizados teóricos e práticos, recebendo aulas na modalidade não presencial, ou seja: à distância; porém, meia dúzia delas serão presenciais como esta,.

Sala de recursos

Entre várias outras funções, o curso prepara o professor para trabalhar nas chamadas Salas de recursos, ambiente equipado para dar educação especial a jovens que sofrem de graves problemas de surdez, baixa visão, cegueira total, paralisia cerebral, deficiência física, síndrome de Dawn e outras insuficiências físicas e mentais.

Na avaliação final dos professores, ao relatar o trabalho diário com esses alunos, “que além de sofrerem nessa situação ainda são vítimas de discriminação nas ruas e até em casa”, uma pós-graduanda de Tucano embargou a voz e caiu em prantos. Ela foi aplaudida. Mas a comoção que tomou conta da turma levou a novos depoimentos sobre o “drama humano” vivido pelos portadores de deficiência. Cada um ia reafirmando o compromisso de se especializar para reintegrar socialmente esses seres.

Em Senhor do Bonfim existem 326 alunos matriculados na Educação Especial, o que segundo Eliana Conceição “motivou o prefeito Paulo Machado a incluir professores locais neste convênio 2010 e a implantar pela primeira vez monitores para essa educação inclusiva”. O pós-graduando Anselmo Santana, de Tucano, declarou-se satisfeito “com a hospitalidade, o diálogo e a transmissão de informações” que lhe chegaram. Já Suzana Cardoso, que em Bonfim ensina no “Herculano Almeida Lima”, distrito de Igara, destacou os “bons fundamentos que o curso acrescenta” para a sua prática profissional.


Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE