Roberto Muniz visita assentamento em Bonfim e anima conclusão de benfeitorias

A Fazenda Suiça, que cerca boa parte dos limites urbanos de Senhor do Bonfim, serviu de palco hoje para um encontro especial entre o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, o Dr. Roberto Muniz e dirigentes do Ceta (Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas da Bahia), que há cinco anos ocupam a fazenda.

A visita do secretário de estado bem como o encontro com lideranças do Movimento pautou-se por demandas de recursos que completem o acabamento de uma Escola de Formação de Agricultores no assentamento visitado, o “Terra Verde”. A dimensão da obra, com mais de 800 m² de área construída, 10 banheiros, 20 quartos, refeitório, cozinha e amplos espaços impressionou positivamente ao Dr. Roberto Muniz e a equipe de assessores da Seagri.

A voz de Muniz

As obras estão bem adiantadas, de 30 a 60 dias estarão finalizadas e prontas para o funcionamento de cursos. Falta no projeto a inclusão de escoamento para os banheiros, a proteção externa das esquadrias de madeira e alguns itens menores. É, portanto, uma obra proveitosa para a formação de agricultores, o que interessa ao caráter da política de inclusão do governo Wagner, à agricultura familiar e à economia municipal. “E possível que no segundo semestre estejamos inaugurando a Escola de Formação” – afirmou Roberto Muniz.

Assentamento

O assentamento Terra Verde visitado pelo secretário faz parte de outros assentamentos do Ceta na região. Sua imensa área compreende toda a antiga Fazenda Suíça, muito conhecida pela imponência de sua represa, a arquitetura da casa-sede e a beleza natural de sua área verde. E estende-se por 935 hectares de terras boas e agricultáveis.

Ocupada, em março de 2005, por agricultores sem terra, estes ganharam “imissão de posse” em 2007 e a área se tornou num assentamento legal, e abriga hoje 18 famílias. Cultivando salsa, coentro, agrião e variedades comestíveis, os assentados consomem e comercializam os produtos em mercadinhos e na feira-livre local. O titular da Seagri, valorizou também o fato de a Bahia possuir atualmente cerca de 670 mil pessoas engajadas na Agricultura Familiar, o maior contingente de um estado no país.

Prestígio

A representação de órgãos como a CPT, MPA, MST, prefeitura municipais de Itiúba e de Senhor do Bonfim (esta pelo vice-prefeito Dr. Aurélio Soares), vereadores e líderes de assentamentos regionais convalidaram o encontro. O evento foi tido como “cordial” e “positivo” por Joaquim Ferreira e Marivânia, ambos do Ceta, e como “importantíssimo” no discurso de Penedo, um dos membros da comitiva do secretário Roberto Muniz. Oradores do Ceta lembraram do apoio dado pela gestão municipal do Governo Cuidando da Nossa Gente ao Acampamento Terra Verde.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE