Senhor do Bonfim na luta contra a dengue


Em virtude da campanha nacional de combate a dengue, a secretaria municipal de saúde, através da coordenação de controle de endemias, realizou na ultima terça feira, (04), o faxinaço de combate a dengue nos bairros do Alto da Rainha e Casas Populares, das 08hs às 12hs. Cerca de 100 pessoas fazem mutirão de limpeza contra a dengue nos bairros Alto da Rainha e Casas Populares. Os agentes de endemias, agentes comunitários e voluntários recolheram garrafas plásticas, copos, tampas etc. e destruíram possíveis focos do mosquito e distribuem folhetos educativos.

Com o objetivo de diminuir ainda mais o número de casos suspeitos de dengue e o índice de infestação predial, será realizada uma serie de faxinaços nos bairros onde existem casos suspeitos ou a possibilidade de desenvolver a doença. O mutirão de combate a dengue, através de folhetos educativos e palestras, tenta mostrar que a melhor forma de se evitar a dengue ainda é o combate ao mosquito transmissor. Para isso, o controle de endemias destaca algumas ações necessárias: acabar com acúmulo de água, que são locais propícios para a criação do Aedes aegypti. Não se deve acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, garrafas e embalagens peti, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.


Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas são alguns dos sintomas da dengue O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos no nariz e nas gengivas, dor abdominal contínua e vômitos também podem indicar um sinal de dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Se houver suspeita da doença a pessoa deve procurar um dos postos médicos instalados nos três circuitos do Carnaval. É importante evitar a automedicação.

O faxinaço já passou pelos distritos de Igara e Carrapichel, de acordo com o cronograma do faxinaço, a ação deverá acontecer ainda nos bairros: Alto da Maravilha, Olaria, Bonfim III, São Jorge, Gamboa, Bosque, nos distritos de Quicé e Tijuaçú (manhã) e Missão do Sahy (tarde).
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE