Livro lançado em Bonfim desvela mais história quilombola de Tijuaçu

Na noite de autógrafos para o livro “Vestígios recuperados” o público foi maior que o auditório da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim. A Mesa Diretora também recebeu cadeiras a mais e se compôs majoritariamente de defensores de teses acadêmicas e personalidades quilombolas. Portanto, o evento saiu à feição do fato, presença de público de interesse imediato; e da obra, pesquisa valorosa da autora Carmélia Miranda.

Fontes primárias Referência literária necessária, o prefeito Paulo Machado viu no trabalho publicado uma “riquíssima relação entre a pesquisa acadêmica e o cotidiano da comunidade de Tijuaçu, com a virtude de revelar fatos buscados em fontes primárias”, de documentos e registros originais, em Portugal, e não copiados de outros pesquisadores. Todos os componentes da mesa se pronunciaram Houve emoções, arrepios, o orgulho do vereador Carlos de Tijuaçu de ter nascido no centro da comunidade, lembranças feitas pelo Dr. Aurélio Soares e leitura de trecho do livro por Gustavo Miranda.

Samba de lata Na sua vez, Carmélia confirmou oralmente o empenho para contribuir com a construção da identidade cultural do distrito de Tijuaçu e o êxito de ter alcançado, na caminhada à Europa, registros documentais que convalidam relevante parte da história quilombola. Cerca 80% dos presentes, segundo a autora, era de seus alunos e ex-alunos universitários, mas a quantidade de pessoas do distrito pesquisado foi expressiva. Estavam no lançamento também a vereadora Lúcia Cerqueira, ex-prefeito Carlos Brasileiro, secretária municipal da Assistência Social, Fátima Brasileiro, presidente da Aclasb José Gonçalves, o bonfinense Luiz Alves, que lança amanhã seu livro “Ladrões de meu país”, entre outros. O Samba de lata, com Dinha na lata, Maria Alice e Detinha na puxada de voz, fez aplaudidíssima apresentação musical. Ao lado do coquetel oferecido, a professora Carmélia fez dedicatória para dezenas de adquirentes de sua obra, até mais de 22 horas.

A mesa foi constituída de Glória da Paz, a apresentadora no cerimonial; Paulo Machado, Gustavo Miranda, Maria Celeste Castro, diretora da Uneb/Campus VII; Carlos, o “Negão” de Tijuaçu, Valdelice de Tijuaçu; Ivomar Gitano; Dr. Aurélio Soares, Vera Lúcia Gonçalves, diretora da Faculdade Cenecista de Senhor do Bonfim.

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE