Milhares de abadás do Feixo de lenha arrasta multidões nas ruas de Bonfim


O desfile do bloco junino Feixe de Lenha iniciado hoje às 17h00, e agora às 22h50min ainda percorrendo a zona central da cidade (Rua Rui Barbosa), projetou um espetáculo musical e visual de grandeza inesperada. Em entrevista no interior do bloco que traz 2.500 figurantes, um dos principais coordenadores, Edneuton Sá relatou que esse número é o limite. “Não foi superado porque o crescimento vem sendo acelerado e ainda não temos estrutura para controlar tanta gente”. A cidade pelo seu traçado e pela enchente de carros e turistas nessa época talvez não esteja preparada para superar os 2.500 abadás.
Fora também A sustentação musical com repertório de forró é feita por um grande carro, a lá Trio Elétrico, espalhando o som de Francimar Monteiro e sua banda. A locomoção é lenta e super animada de ponta a ponta da corda. Edneuton avalia que metade dos figurantes é de turistas. A quantidade dos que acompanham o bloco do lado de fora é incontável, mas aí “a proporção de turistas aí é maior que dentro da corda”. Só para dar segurança, organização e manter a corda em boa função, o bloco está pagando a 220 homens, que trabalharão hoje (26) e amanhã (27).
Gota d’água É tradição o “feixo” fazer carnês antecipados para o pagamento de três meses pelo abadá e pleno direito à participação. O Feixo de lenha Surgiu de uma brincadeira no bairro do Bom Jardim. Em 2006, era época de São João e pequeno grupo de amigos queria festejar o próprio aniversário. A idéia ganhou força, o pessoal botou os primeiros abadás e alguém lançou “E se fizermos um bloco para o São João?” Foi a gota d’água. Hoje o Feixo é talvez o maior grupo de desfile no forró de Senhor do Bonfim. São cinco os seus coordenadores atuais: Edneuton Sá, Gilson França, Wiliam Limeira, Francisco Junior e Edson Almeida, a maioria vem da origem. Amanhã, hoje domingo 27, o Feixo de Lenha volta às ruas puxado pelo som da banda Brega & Vinho.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE