Professora da UNEB lançará livro sobre os Quilombolas de Tijuaçu

Carmélia Aparecida Silva Miranda, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB- Campus IV- Jacobina, lançará o seu livro, intitulado: ''Vestígios Recuperados: Experiências da Comunidade Negra Rural de Tijuaçu – Bahia'', fruto de sua tese de doutorado defendida em 2006, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado pela editora Annablume em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) - Campus V - UNEB, com sede em Santo Antônio de Jesus, do qual a autora é professora permanente, o livro aborda a história da comunidade de Tijuaçu, incrustada no município de Senhor do Bonfim, Bahia, e reconhecida como remanescente de quilombo, detalhando, por meio dos testemunhos orais e através da documentação oficial, a trajetória da população lá residente e o estudo das experiências históricas, das relações sociais, familiares, religiosas e da tradição do lugar.

A obra, como bem atenta Joanice Santos Conceição, doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-SP, interessa por demais a historiadores, antropólogos, sociólogos e todos aqueles que almejam compreender a atual situação da população afro-brasileira no Brasil.

A tese de doutorado de Carmélia Miranda foi defendida em 2006. Para a realização da pesquisa, a professora passou seis meses em Portugal, onde obteve fontes importantes para o trabalho nos arquivos da Torre do Tombo, da Biblioteca Nacional, na Biblioteca Municipal da cidade do Porto e do Arquivo Ultramarino.
No Brasil, o Arquivo Público do Estado da Bahia, Livros de Notas do Século XIX do Fórum da Comarca de Senhor do Bonfim, Arquivo dos Franciscanos de Campo Formoso, também foram fontes utilizadas.

O livro poderá ser adquirido durante o lançamento, e também, no site da editora Annablume e na livraria LDM - pontos de venda. Posteriormente a obra vai ser disponibilizada para pesquisa em todas as bibliotecas da Universidade.

O livro será lançado no dia 11 de junho de 2010, às 20:00h, na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE