São João Tradição, nos bairros


Os portugueses trouxeram o festejo junino para a Tapera e Vila Nova da Rainha de ontem. As danças, fogos, balões, licor e milho assado nasceram e se desenvolveram ao pé da fogueira. O busca-pé, o foguete, a espada geraram os duelos, guerras e shows de espada. A sanfona e os acompanhamentos tomaram conta.

A festa aqui plantada na Lagoa, na Missão, foi tomando as ruas e praças até ficar produzida. Tomou tal vulto que entrou no calendário dos grandes eventos. Fez de Senhor do Bonfim a “capital baiana do forró”. E chega ao que é hoje com o tema “Alegria e emoção no São João Tradição. A sanfona e os acompanhamentos devem continuar tomando conta

Evolução – Segundo Luiz Moreira, o São João sempre foi espalhado pela cidade, vilas, todo o município. Havia bailes nas casas e nos clubes. “Chegou a haver três bailes no Campo Clube, anos atrás”. Ele reconhece que os tempos mudaram os costumes muito rapidamente, e diz: “Em 1981 a Rádio Caraíba comandou o lançamento dos forrós-gritos, capitaneados por Tito Rocha e até 1999 todo ano tinha forró-grito em Bonfim. Em 2000 já não houve mais. Em 2001, na gestão municipal de Carlos Brasileiro é que foi lançado o São João nos bairros, mais ou menos da forma que ele existe hoje. O forró grito era por rua e o ‘São João nos bairros’ é por regiões urbanas. Os bairros servem de sede a essas regiões”, conclui o ativo Moreira.

Alto da Maravilha deu a largada
O circuito do São João nos bairros começou na noite de ontem no Alto da Maravilha e terminou às 4 horas da manhã desta quinta-feira (3). E começou bem. Aquela chuvinha batedeira resolveu cair durante todo o show e nem por isso a galera bonfinense deixou de brincar até a última apresentação de Moleques do Forró, última banda a se apresentar.

O concurso Rainha do São João, com as concorrentes Gardênia Nascimento (20), pelo Alto da Maravilha, e Milla Christie (16) pelo Santos Dumont reativou a rivalidade tradicional. Enquanto o pessoal do bairro do Parque da Cidade gritava “vamos ser bi”, tendo ao lado a Rainha do São João 2009, Graciane (do Santos Dumont), uma multidão maior gritava: “Gardênia, Gardênia!”. Quando o locutor William Gil anunciou que ela torce pelo Flamengo a pracinha vibrou como se fosse um tento rubro-negro. Mas na noite de abertura não há eliminação. Componentes da Comissão Julgadora como Hélder Amorim e Alzeneide Nunes apenas observaram e anotaram dados sobre as candidatas.

Gilberto Gil - No palco, a noitada foi aberta por Big Raus interpretando músicas juninas do seu último DVD Bicho Maluco Beleza. Depois de 13 forrós incluindo Coronel Antonio Bento, Xodó (de Dominguinhos, cuja primeira gravação foi de Gilberto Gil), Viola, Pau de Arara, e A massa ele cantou Linha de sua autoria e a pedidos fez o bis. O forró continuo a todo vapor, com Tony Silva e muita sanfona. Depois da sempre gostosa Atração Cultural, a banda Moleques do forró deu o recado final. Guarda chuvas continuavam abertos, porque ninguém queria perder a última gota de animação. E valeu. A banda de Tony acelerou xotes e baiões nordestinos do eterno Luiz Gonzaga, dialogou com o público e se despediu. De barracas armadas ao longo das ruas do Alto da Maravilha ainda saia forrozeiro bonfinense cantando: “Saudade inté que assim é ruim / eu tiro isso por mim...”.


Programação 2010 nos BAIRROS

5 de junho – SANTOS DUMONT

19:00h Feitiço de Menina

20:00h Desejo de Paixão

22:00h Atração Cultural

23:00h Concurso Rainha do São João

00:00h Deraldo Mendes e Daiane Mendes


6 de junho – CASAS POPULARES

20:00h Cleide Miranda

22:00h Atração Cultural

23:00h Concurso Rainha do São João

00:00h Banda Gata Morena


18 de junho – RUA IRECÊ

20:00h Eduardo Nascimento

22:00h Atração Cultural

23:00h Concurso Rainha do São João

00:00h Miguel Araújo


19 de junho – OLARIA

20:00h Forró Suar

22:00h Atração Cultural

23:00h Concurso Rainha do São João

00:00h Forró Xote Kolado.com


20 de junho - GAMBOA
20:00h Nenê Reis

22:00h Atração Cultural

23:00h Concurso Rainha do São João

00:00h Francimar Monteiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE