Governo realiza ação no Dia Nacional de Combate às hepatites virais


A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim, por meio do Programa Municipal de DST e Aids promoveu, nesta quarta-feira (21), campanha para detecção das Hepatites no município. As ações aconteceram no Calçadão das 9h00 às 13h00, quando testes rápidos foram realizados para detecção da Hepatite C e vacinação contra a hepatite B. Também houve distribuição de brindes e preservativos. A campanha é nacional e centrada no dia 21, porém vai continuar por toda a semana como parte do esforço de combate às Hepatites Virais.

A ação de combate foi realizada com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos das hepatites virais e a necessidade de realizar diagnóstico precoce. Outro aspecto importante da atuação diz respeito à busca de pacientes já cadastrados no programa, mas que abandonaram o tratamento e/ou acompanhamento. Segundo a Coordenadora do CTA, Mayana Jambeiro, “O tratamento da hepatite pode durar até um ano, depois o paciente fica sob acompanhamento, realizando exames periódicos que monitoram sua carga viral. Por conta do longo tratamento, muitas vezes o paciente deixa de comparecer ao programa e um dos objetivos desta campanha é o seu retorno ao tratamento”.

Participação A população bonfinense aproveitou a ação para ver como estava a sua saúde e com isso foram realizados 77 testes rápidos para hepatite C, com apenas um resultado positivo. Muitas pessoas acompanharam as palestras educativas sobre a prevenção, diagnostico e tratamento das hepatites virais.

As estratégias de prevenção são realizadas continuamente pelo CTA, dentre elas a realização de exames para hepatite B, C, Sífilis e HIV. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está localizado na Rua Antonio Vicente, Nº165 e funciona às segundas, terças e quartas-feiras, das 7h às 17h00.


Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE