Governo estadual vai rubricar Laticínio para nove municípios do Território Piemonte

Nesta quarta-feira 4/8, às 10h00, em Capim Grosso, o prefeito Paulo Machado representando o Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI) e o secretário de estado Edmon Lucas respondendo pelo governador Jaques Wagner assinarão convênio, com recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, para a implantação, em Senhor do Bonfim, de um módulo industrial capaz de processar 10 mil litros de leite/dia. O ato, da maior importância para a região, levará a assinatura do secretário-geral do TPNI, Raimundo Freitas e do presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, José Ranulfo Guimarães. A comitiva inclui vários líderes segmentais dos municípios do Piemonte. Todos terão o prefeito de Capim Grosso como anfitrião e assinarão a ata, a partir da qual nove municípios vão construir e administrar o sonhado laticínio territorial.

Vitória O empreendimento fortalece o comércio, a indústria, a economia microrregional e está sendo visto antecipadamente como um sucesso. “Era o que faltava, a cadeia produtiva do leite já está formada”. Esse argumento sustentado por Raimundo Freitas recebe também o aval do prefeito Paulo Machado que, autor da proposta inicial por um laticínio territorial, vê agora essa sua luta desfechar no acatamento do secretário Edmon Lucas, que em nome do Governo da Bahia vem assinar o documento habilitador.

Bom-senso Existe certas interrogações quanto a questões de mercado. Não se sabe, por exemplo, como será a comercialização, nem o tratamento aos pequenos produtores de leite na demanda a ser estabelecida pelo laticínio. Contudo, tanto Raimundo Freitas vê os agricultores protegidos por lei federal assinada pelo Presidente Lula em 2009, que obriga os municípios a adquirirem 30% de produtos da Agricultura Familiar, como o prefeito não tem dúvida de que além da produção do leite ser suficiente, os construtores do Território (entes do poder público e da sociedade civil) “têm bom-senso para construir equações satisfatórias para tais demandas”.

O leite carreado para Senhor do Bonfim será o “barriga mole”, processado para alta qualidade, tipo C. O convênio vai dispor de caminhão-tanque adequadamente equipado ao transporte do produto, que sairá dos municípios territoriais em direção a Bonfim. Em cada município será instalado um resfriador que funcionará como entreposto de recepção/armazenamento/expedição. Excetuando Bonfim que será sede do laticínio, todos os municípios envolvidos – Campo Formoso, Pindobaçu, Jaguarari, Andorinha, Antonio Gonçalves, Filadélfia, Caldeirão Grande e Ponto Novo – terão o leite dos seus produtores destinado primeiramente aos resfriadores (equipamentos dotados de controle de temperatura).



Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE