SEMANA DO TRANSITO DE 18 A 25 DE SETEMBRO/2010 DIREÇAO DEFENSIVA


ADALBERTO CARVALHO NASCIMENTO - SUB TEN PM 24 ª CIPM

QUANTO VALE UMA VIDA?

As noticias são fartas e se reproduzem facilmente pela mídia e outros meios, mostrando a cada instante as ocorrências no transito nosso de cada dia, às vezes por motivos tolos e absurdos os resultados mostram um saldo muito alto de ordem social, econômico e espiritual, já que muitas vidas são interrompidas (40 mil por ano no Brasil e 1,2 milhões no mundo) e muitas pessoas tentando se recuperar dos acidentes, enquanto outros vivem com o preço da Saudade, de parentes, amigos e conhecidos.
Sabemos que muitas autoridades devem se impressionar com esta situação de sonhos interrompidos, necessariamente por imprudência (expor para se próprio e para as demais pessoas a riscos desnecessários, sem medir as consequências), Imperícia (não ser capacitado ou familiarizado para tal condução) ou Negligencia (descaso, displicência ou desleixo). Infelizmente muitos ainda não se conscientizaram que veiculo não é um brinquedo, e a liberdade não pode ser confundida com risco, invulnerabilidade e irresponsabilidade. Ja que a família, educadores e sociedade buscam a promoção da paz social também no transito.
A Direção Defensiva É uma atitude que o condutor responsável, deve ter em pratica para sua própria segurança, evitando assim qualquer tipo de acidente, onde condutores, pedestre e ciclista, possam conviver sempre em harmonia, já que uma vida não tem preço e o único dever que temos é ser felizes, amando o próximo com a si mesmo, jamais fazendo ao outro aquilo que não nos serve, sendo melhor perder um minuto na vida do que a vida em um minuto.

Algumas Dicas para um trânsito seguro:

-Ter conhecimento das Leis de transito e obedecê-las;
- Manter o veiculo em bom estado de conservação (freios, pneus, placa, limpadores de vidro etc.);
- Ter paciência no transito, não provocar, nem revidar provocações de outros motoristas;
- Não dirigir em condições anormais (álcool, medicamentos, com sono...)
- Agir no sentido de evitar acidentes, independente do modo que outros motorista agem; faça curvas corretamente, sem excesso, mantenha distancia de segurança dos demais veículos a frente;
- Ao avistar animais na pista, reduzia a velocidade e jamais buzinar, para não assustar os bichos.
- Dar sempre passagem aos veículos apressados, mesmo que você esteja atendendo ao limite de velocidade máxima permitido no local, ultrapasse apenas quando estiver seguro.
- Nunca use o pisca alerta com o carro em movimento. O motorista de trás pensará que você está parado, tentará desviar e poderá provocar um acidente.
- Verifique se a ventilação interna está funcionando. Caso contrário mantenha aberta uma janela de modo a evitar o embaçamento interno dos vidros.
- Use limpador de pára-brisa, desembaçador e lavador de vidros. Não passe a mão no vidro.
- Reduza ou apague as luzes do painel. Elas distraem e diminuem a visão.
- Evite freadas bruscas. O chão poderá estar escorregadio e você corre o risco de colisão traseira.
- Não pare na pista. De preferência, não pare nem no acostamento.
- Se a neblina for muito espessa, procure um local seguro para parar, por exemplo: postos de serviço.
- Se precisar parar na rodovia, ligue o pisca - alerta, sinalize 100 metros antes e tire todo mundo do carro, mesmo que esteja frio ou chovendo.
- Evitar sempre: (Dirigir com a mão sobre a alavanca do câmbio, Manter o pé apoiado na embreagem Dirigir com o braço para fora do carro; Dirigir com o banco deitado. Usar a luz alta ou de neblina desnecessariamente).
Vamos viver sem violência.

ADALBERTO CARVALHO NASCIMENTO - SUB TEN PM 24 ª CIPM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE