Grupos de Trabalho apertam o cerco para cumprir prazo de Plano do TPNI

Cerca de 50 representantes das nove cidades que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI) se reuniram no Colégio Rômulo Galvão e durante o dia de ontem (17/11), avançaram na elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial, a ser concluído e apresentado no próximo dia 7 de dezembro.


Apesar de todos os municípios enviarem representantes, o número de presentes foi considerado insuficiente e preocupante. Na opinião dos coordenadores, é quase impossível que um plano tão complexo possa ser totalmente elaborado se os 10 Grupos de Trabalho (cada um com 10 participantes) funcionam incompletos. Os 50 presentes deram uma média de cinco pessoas por grupo, considerada “muito baixa” para discutir, propor e finalizar o importante documento. Pela exposição de Yon: “Faltam quantidade para dar representatividade e qualidade aos 10 temas em discussão (educação, saúde, meio ambiente, segurança pública, turismo, cultura, comunicação, desenvolvimento social, infraestrutura, agricultura)”. Pelo menos dois coordenadores sugeriram um apelo às prefeituras e entidades civis para fortalecerem urgentemente as próximas reuniões.


Visita técnica – Coincidindo com a reunião, técnicos do Proinf e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, órgãos ligados ao MDA (Ministério do Desenvolvimento da Agricultura) estiveram na cidade realizando verificações técnicas de obras e projetos relacionados ao TPNI. Eles foram acompanhados por Raimundo Freitas, simultaneamente Coordenador do Território e Secretário Municipal de Agricultura que, com ampla representação, deu suporte aos visitantes. Os técnicos examinaram o projeto de reestruturação do Mercado Municipal, sua infraestrutura e instalações; as pendências da Cadeia Produtiva do Mel, da Carne e do Leite; fiscalizaram os galpões de Hortifrutigranjeiro, seus espaços físicos e condições de trabalho. O relatório que eles emitirão será útil ao fechamento do plano do território que hoje esteve em discussão.


Em razão de reunião do Conselho de Acompanhamento do Plano Plurianual (Cappa) nos dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira), para balanço, planejamento e discussão das questões territoriais, Bernadete Rocha e Yon Fontes representarão o TPNI, nessa ação do Cappa, em Salvador.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE