sábado, 9 de janeiro de 2010

Prazo para transferir título de eleitor vai até o dia 05 de maio

O eleitor que mudou de cidade e quer votar nas eleições de 2010 já no novo endereço tem até o dia 5 de maio para fazer a transferência do título.

A data também é o prazo limite para pedir um novo documento. No próximo dia 3 de outubro, 131 milhões de pessoas votarão para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

O pedido de transferência pode ser feito pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No entanto, pela internet, o eleitor poderá apenas fazer uma ficha inicial. No prazo de cinco dias da inscrição no site, ele deve ir pessoalmente ao cartório, com os documentos, para fazer o pedido oficial.

PF registrou mais de 1 milhão de armas em 2009

De acordo com um balanço da campanha nacional de registro de armas de fogo divulgado pelo Ministério da Justiça ontem (8), entre 2006 e 2009 foram cadastradas cerca de 2 milhões de armas em todo Brasil na posse de cidadãos civis.

Apenas em 2009, o número chegou a 1,13 milhão. Desde 2006, também foram entregues às autoridades policiais mais de 490 mil armas que foram destruídas pela Polícia Federal.

O prazo para o registro foi encerrado em 31 de dezembro do ano passado, portanto o cidadão que ainda possuir um exemplar sem cadastro em casa ou no escritório poderá ser condenado de um a três anos de prisão, mais multa.

O site da PF disponibiliza as informações necessárias para realizar a devolução das armas.