quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Município obtém elenco de recurso e ações junto ao Governo do Estado

Município obtém elenco de recurso e ações junto ao Governo do Estado

Cumprindo missão de cuidados com a administração municipal, o prefeito Paulo Batista Machado volta de Salvador, onde por dois dias manteve contatos com órgão do Governo do Estado. Em suas gestões Machado concluiu diversas questões valiosas e encaminhou ações há algum tempo pendentes.

Energia rural
Por exemplo: a chegada da Extensão da Energia Rural para localidades do interior que ainda não tinham esse benefício levará eletricidade a uma imensa quantidade de famílias na Lagoa da Pedra, Lagoa do Poço e fazendas Tiririca e Cajazeira. O custo dessa obra vai significar um investimento de R$ 423 mil reais em Senhor do Bonfim, além da importância social e elevação da qualidade de vida propiciada à população residente nessas áreas de extrema carência.

Conforto

Outra conquista consolidada pelo prefeito nessa viagem é o projeto de iluminação dos principais leitos asfálticos de entrada da cidade. A obra orçada em mais de R$ 400 mil reais levará ótimo nível de distribuição de luz à rótula de saída para Campo Formoso e, principalmente cobrirá todo o trecho que se alonga desde a Uneb à Estação Rodoviária. Trata-se, pois, de uma realização de impacto para a segurança, para o conforto e para o próprio panorama de contato com o visual urbano de Senhor do Bonfim

HR

A reforma e ampliação do Hospital Regional, embora já tenha o seu projeto em andamento, teve agora um encaminhamento mais objetivo para deslanchar sua realização. O Secretário de Saúde Jorge Solla acordou com o gestor municipal a contratação de arquitetos e engenheiros que realinhem a reforma e ampliação, com o propósito de incorporar uma UTI, um novo berçário e abreviar o tempo de se iniciar a sonhada melhoria.

UPA

Fruto de outras articulações para o campo da Saúde, a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com capacidade inicial de nove leitos foi discutida como projeto a ser implantado nas proximidades da Rodoviária. Como detalhe, ressalta-se que esses mini-hospitais concebidos pelo governo Wagner são módulos preparados como embriões de futuros hospitais.

ACM

A conquista de recapeamento asfáltico na Avenida Antonio Carlos Magalhães, entre a Câmara Municipal de Vereadores e a rótula de saída para Campo Formoso nasceu de solicitação do prefeito ao Governador Wagner, meses atrás. Contudo a efetiva confirmação foi conseguida agora, em negociação com a Seinfra – Secretaria Estadual de Infra-estrutura. A importância da obra, que é cara para o município, está em que o trecho, além de vital como pista de rolamento deve receber intervenção enquanto sua base e sub-base se mantêm boas.

Ponte

A obtenção dos recursos que recuperam a “ponte da Olaria”, comprometida com as recentes chuvas, deu-se por gestão inicial do prefeito com o Derba, posterior diálogo administrativo com a Seinfra e homologação e apoio da parceria com o Governo do Estado. As providências da recuperação, cujo orçamento pode extrapolar as previsões iniciais, devem ser breves e restabelecimento das condições normais de tráfego para 30/60 dias.

Central de abastecimento

É muito provável que o prédio da Central de Abastecimento, símbolo de obra destinada a ser Elefante Branco, possa ter aproveitamento e utilidade. A partir de encontro e apelo do prefeito Paulo Machado na Conder, a autarquia de desenvolvimento regional se propôs a enviar arquitetos e engenheiros com o encargo de projetar uma adaptação do local para espaço de shows, núcleo de artes, vendas e atividades artesanais.

Aeroporto

No Seinfra o antigo projeto de construção do aeroporto foi retomado de forma bastante pragmática. O empreendimento, que é parte de política estratégica de desenvolvimento, está no Plano Aeroviário, porém com pendência: possui apenas o projeto básico. Na reapreciação, o Derba firmou a responsabilidade de elaborar o necessário Projeto Executivo, a partir do qual, por interesse comum, a Prefeitura e o Governo do Estado buscarão os recursos federais disponíveis.

por ascom

Bumbum grande faz bem à saúde, diz estudo


Aquela história de engordar em forma de “maçã” ou de “pera”, ganhou novos contornos depois de um estudo realizado pela Universidade de Oxford e publicado na Revista Internacional de Obesidade: Gorduras nos quadris e nas nádegas podem evitar o surgimento de doenças cardiovasculares. Segundo o principal autor da pesquisa, Konstantinos Manolopoulos, uma provável explicação para esse fato é que a gordura localizada que dá o formato de “pera” elimina ácidos graxos prejudiciais e ainda contém um agente anti-inflamatório que evita o entupimento das artérias.

Defensoria baiana lança serviço de utilidade pública

Defensoria Pública e você: unidos na fé e na defesa de direitos. Com esse mote, a Defensoria Pública do Estado lança o novo serviço de utilidade pública amanhã (14).
Defensores públicos e servidores da instituição vão lançar o novo Disque Defensoria, que estará a serviço da população de todo estado através do número 129.
O novo código, que já passou por dois meses de testes, permitirá aos assistidos terem maiores informações quanto aos serviços prestados pela instituição nas diversas áreas (Família, Consumidor, Penal, Criminal, Direitos Humanos, Violência Doméstica, Idosos, Criança e Adolescente, Cível), além de onde e como buscar atendimento em todo território baiano.

Quando o leite derramar


Redutores de velocidade colocados próximo ao trevo na BR-407, entrada para cidade de Senhor do Bonfim, podem causar acidentes e não evitar. Motoristas e motociclistas para não reduzir a velocidade dão aquela famosa roubadinha pela contramão, uma vez que os redutores só tomam meia pista. Preocupados com o que possam acontecer emissoras da cidade batem no assunto quase todos os dias. Só resta ao órgão competente ampliar os redutores ou ceder aos usuários desta BR retirando os mesmo, pois não estão servindo como barreira. Não vamos aguardar que os condutores se eduquem ou que possa acontecer um acidente para tomarmos uma posição tarde demais.

Salve Senhor do Bonfim



Esta quinta-feira (14) é dia da tradicional Lavagem de Senhor do Bonfim. Os festejos começam às 8h30, em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com um ato religioso seguido de queima de fogos. O cortejo de oito quilômetros até a Colina Sagrada deve sair às 9h. A chegada ao Bonfim está prevista para 13h. Depois de uma bênção e da apresentação da imagem do Senhor do Bonfim, começa a lavagem das escadarias da igreja. Por causa do festejos várias ruas e avenidas entre a Conceição da Praia e o Bonfim vão ser interditadas já a partir da 0h de quinta. Bancos, comércio e repartições públicas na região do comércio e ao longo do cortejo não abrem.