terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

CONCEIÇÃO DO COITÉ - HOMEM PESCA UMA MOTO


Por volta das 13h da última quinta-feira (18), a guarnição formada pelos soldados Miranda, Pitta e Junior, foi avisada do fato e se deslocou até a comunidade de Santa Rosa, que fica a 7 km da sede do município, e lá chegando acompanhou a retirada da motocicleta que estava submersa. O pescador fazia uma pescaria com rede normalmente, quando certo momento percebeu que a mesma havia ficado presa no fundo da lagoa, depois de puxar para um lado e para o outro e não conseguindo soltar, resolveu fazer um mergulho e para sua surpresa encontrou uma moto completa e com a aparecia de nova.
Trata-se de uma CG-150 preta de placa JOJ - 9594, licença de São José do Jacuípe. O veículo está em poder da Policia Militar, caso alguém conheça o dono favor avisar.

BAHIA: CONCURSO PARA AGENTES DE ENDEMIAS


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) inscreve até 5 de março para concurso para agentes de combate à endemias. São 1.816 vagas para trabalhar nas prefeituras de 82 municípios baianos.
O salário varia de R$ 510 a R$ 729,75, a depender da cidade onde o aprovado vai trabalhar. A seleção terá duas etapas, a primeira, de aplicação de provas e a segunda de avaliação de títulos.
Os interessados devem se apressar, pois há limite de inscritos por cada município.
O cadastro, que é gratuito, pode ser feito através do site da Fundação Cefet.

http://www.fundacaocefetbahia.org.br/sesab/ace/concurso.asp

Processo que poderá definir situação política de Cansanção será votado na quinta (25)


O Processo que poderá definir o destino político de Cansanção foi colocado em pauta para votação na manhã da próxima quinta-feira (25) no TRE-BA.
No atual estágio do processo que que poderá definir o rumo político de Cansanção, existe um fato bastante curioso, ao contrário do que muitos na cidade chegaram a imaginar, o que está sendo votado ainda não é o processo final que irá decidir se o prefeito eleito Jarbas Andrade volta ou se haverá novas eleições, o que está sendo votado no TRE-BA é uma preliminar que decidirá se a coligação do candidato derrotado Ranulfo Gomes tem ou não o direito de entrar com processo contra Jarbas Andrade. Para maiores esclarecimentos veja a seguir a sumula da última atá do TRE que descreve detalhadamente o processo de Cansanção (Após os votos da Relatora e do Juiz Carlos D Ávila Teixeira dando provimento ao recurso acolhendo a preliminar de ilegitimidade ativa ad causam da Coligação (Cansanção de Todos Nós) com a consequente extinção da AIRC nº 238/2008, e deferimento do registro de Jarbas Pereira Andrade ao cargo de prefeito do município de Cansanção, pediu vista o Juiz Eserval Rocha. Prosseguindo no julgamento, proferiu voto divergindo da Relatora para rejeitar a preliminar de ilegitimidade da Coligação para indeferir o registro do candidato, no que foi acompanhada pelo Juiz Cássio Miranda. Após, pediu vista o Juiz Maurício Vasconcelos).
Na atual fase a votação está empatada, com 02 votos a favor de Jarbas e 02 votos a favor de Ranulfo. Caso a votação seja favorável a Ranulfo, o processo que irá deferir ou indeferir o Registro de Candidatura de Jarbas irá para votação. Caso a votação seja favorável a Jarbas, o processo será extinto e o mesmo poderá retornar imediatamente ao cargo, sendo que ainda caberá recurso.
Desde Fevereiro de 2009, o município de Cansanção é administrado pelo presidente da Câmara Rivaldo Pereira que permanecerá no cargo até uma decisão da justiça a respeito do deferimento ou indeferimento de Registro de Candidatura do prefeito eleito.
Enquanto a decisão não sai, o povo de Cansanção aguarda com muita expectativa e ao mesmo tempo torce para que esse processo que já se arrasta a mais de um ano não demore mais tanto tempo.

Vacinação contra Meningite C começa em março em Senhor do Bonfim

A secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, através do Governo Cuidando de Nossa Gente, informa à população bonfinense que a partir da segunda semana do mês de março relizará a vacinação contra Meningite C.

O termo meningite corresponde ao processo inflamatório das meninges. Apesar da causa mais comum ser infecciosa (através de bactérias, vírus ou fungos), alguns agentes químicos e mesmo células tumorais podem provocar meningite.

A meningite bacteriana é uma doença grave, que deve ser tratada como emergência clínica. Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado tem bom prognóstico (cerca de 90% de chance de cura).

A vacinação será realizada nos principais postos de saúde do município. Para maiores informações fale com o Agente Comunitário de Saúde de seu bairro.

ASCOM - Assessoria de Comunicação Social.

Rua Carrapichel poderá ter associação

Os moradores da Rua Carrapichel e adjacências convidam a todos para uma assembléia, cujo motivo será fundação da Associação de Moradores da referida rua.
A assembléia será realizada amanha, dia 24, às 19 h, em local ainda a ser definido, porém na referida rua.
Apoio Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Lançamento da 10ª edição da Revista União Capoeira acontecerá em Bonfim

foto ilustrativa
A associação de Capoeira de Senhor do Bonfim vem por intermédio dos Mestres Carlinhos e Viola convidar a toda comunidade bonfinense e adjacência para abrilhantar com sua honrosa presença no grande evento do lançamento da 10ª edição da Revista União Capoeira, que terá como acontecimentos a 3ª jornada cultural e o 1º congresso de capoeira, com participação de renomados mestres da arte genuinamente capoeira brasileira “A capoeira”. Será realizado nos próximos dias 27 na Praça Nova do Congresso as 10h e dia 28 onde sua concentração iniciará as 09h00min na associação na Rua Jardim Vila Nova no bairro do Bosque.
A associação das Academias de Capoeira de Senhor do Bonfim com o apoio do Governo Cuidando da Nossa Gente conta com participação de toda sociedade bonfinense.

Diretor da Sudesb vistoria obras de piscina semi-olímpica


O diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, o bonfinense Bobô, esteve em Bonfim no último sábado. Na oportunidade, ele vistoriou as obras de implantação da piscina semi-olímpica, que deverá ser inaugurada no próximo dia 20 de março.

O prefeito Paulo Machado destacou que a piscina semi-olímpica faz parte do complexo esportivo que está sendo implantado nas imediações do Estádio Pedro Amorim, e que incluirá ainda um núcleo de esporte e lazer e uma futura pista de atletismo, que será realizada apóa a elaboração do projeto de engenharia, pelo Município.

O complexo vai levar o nome de José Amílcar. Segundo o prefeito, desta forma, Senhor do Bonfim fará justiça a alguém que tanto contribuiu com a cidade e que teve o nome cassado do estádio por decisão da Câmara de Vereadores da época, que substituiu para Pedro Amorim, outro nome importante do esporte do município.

Delegada da cidade Saúde sofre acidente homem que vinha na moto morreu


Aconteceu as 16h20min da tarde desta segunda-feira, 22, um acidente com vítima fatal envolvendo uma viatura da Policia Civil de Jacobina e uma motocicleta de Ourolândia, no trecho da BA 368 conhecido como “Meia Légua” nas proximidades do Bairro da Barragem, município de Ourolândia.
Saíram feridos a Delegada da cidade de Saúde, Ana Angélica Oliveira Azevedo e um Policial de nome Anchieta que foram atendidos na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia e encaminhados para Jacobina com escoriações pelo corpo. E faleceu no local do acidente o condutor da motocicleta, Ademir Ferreira da Costa aparentando uns 55 anos, residente à Rua da Umburana em Ourolândia. As informações de testemunhas ainda são extra-oficiais, mas o veículo teria se chocado frontalmente contra a vítima que estaria parado na motocicleta as margens da rodovia conversando com um irmão. O impacto foi tão violento que a viatura arrastou a moto e o condutor por mais de 300 metros ficando ambos completamente destruídos. Pedaços da moto foram encontrados por vários locais num raio de 200 metros. O pneu e a suspensão dianteira da moto teriam sido arremessados longe do local e ainda não haviam sido encontrados. O corpo da vítima ficou desfigurado com fraturas visíveis expostas na perna esquerda, na cabeça e no pé esquerdo.A vítima era de família muito conhecida na cidade. Irmão do sogro do vereador Janaelson Araruna.

Fabricação de iogurte impulsiona produção leiteira em Senhor do Bonfim



Quicé, que significa “faca velha e sem ponta” na língua tupi, é um distrito localizado a 18 km do município de Senhor do Bonfim, onde moram pouco mais de 3 mil pessoas. A maioria sobrevive da atividade rural, com destaque para a produção de leite de vaca e de cabra (média diária de 14 mil litros durante a safra). Lá está localizado o Laticínio Quicé, criado pela Associação dos Pequenos Agricultores de Quicé (APAQ), que começou a produzir iogurte em junho do ano passado. “O laticínio foi uma alternativa para quem só criava cabras para o abate ou vendia o leite muito barato”, lembra o presidente da Associação criada em 1986, Marcos Evangelista.
Consultoria especializada
O baixo preço pago pelas grandes indústrias de laticínio pelo leite in natura e as perdas por acidificação do leite, em função das elevadas temperaturas da região, traziam prejuízos que foram minimizados com o laticínio.
A capacidade de produção diária do produto é de 10 mil litros. Inicialmente, a proposta era beneficiar leite de cabra. Como a oferta de matéria prima era pequena, foi feita uma parceria com outra entidade local, a Associação dos Produtores de Leite do Quicé (APLEQ), que fornece leite de vaca para viabilizar a produção diária do iogurte.
Atualmente, o laticínio vende praticamente tudo que produz. O faturamento é destinado aos custos de produção, mas, para 2010, a Associação dos Pequenos Agricultores de Quicé espera os primeiros lucros. Os resultados sociais também são contabilizados: sete empregos diretos; 30 produtores cadastrados; seis entidades beneficiadas; 250 famílias; 2,4 mil crianças (através da merenda escolar) e 50 idosos.
A iniciativa faz parte das atividades do projeto da caprinocultura leiteira de Quicé e teve o apoio do Sebrae/BA, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.