quarta-feira, 10 de março de 2010

Adolfo Menezes sugere que bandidos sejam jogados ao mar, à deriva

O deputado Adolfo Menezes sugeriu que os bandidos que "não têm mais jeito" e que superlotam as cadeias brasileiras sejam jogados ao mar, à deriva, a quilômetros da costa, mesmo aqueles que não sabem nadar. É isso mesmo. Adolfo, inclusive, concorda que a atitude sugerida é uma "arbitrariedade" como ele mesmo alto denominou a idéia. Esta “sugestão” ocorreu no discurso que o deputado proferiu no plenário da Assembléia Legislativa da Bahia na tarde de hoje (10), quando o parlamentar expôs sua indignação com o fato de bandidos serem transferidos de uma penitenciária para outra, com dinheiro público, em operações que têm alto custo, por conta de municípios se recusarem a recebê-los, à exemplo do detento Fernandinho Beira Mar, que já passou por estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Serrinha - Homem morre engasgado com peixe

O deficiente mental Josevaldo Oliveira de Jesus, 34 anos, morreu engasgado depois que um peixe vivo caiu em sua garganta. Ele estava pescando com outros companheiros na hora do acontecido. Segundo os amigos, Josevaldo pegou um peixe e começo a brincar com ele, fazendo que fosse engoli-lo, de repente o peixe escorregou da sua mão e foi direto para sua boca. “O peixe desceu na garganta, não foi possível segurá-lo” – disse uma testemunha. Os amigos tentaram salvar o pescador, mas não conseguiram. O fato aconteceu no último domingo (7) próximo a residência da vítima, localizada às margens do açude do gravatá, zona rural de Serrinha.“Foi um acidente trágico e muito triste, e deveria servir para nós como um aviso”, lamentou um vizinho. O corpo de Josevaldo foi encaminhado para realização de exames no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Itajuípe - Rapaz escondia drogas dentro da Bíblia

Com o método farsante, ele escondia bem da polícia a ação criminosa que praticava, vendendo drogas ilícitas sob o pretexto da fé.


Um traficante recorreu a "fé" para movimentar o comércio de droga em Itajuípe sem chamar atenção da polícia. O rapaz de dezesseis anos escondia as pedras de crack em uma Bíblia, que teve as folhas recortadas.

O adolescente GSN andava pela periferia e no centro da cidade como se tivesse pregando a palavra de Deus. Com isso, tinha a facilidade de abastecer os clientes sem ser incomodado pela polícia.

Ele sempre saia de casa dizendo que ia para a igreja, mas nunca chegava lá. Na semana passada, a polícia descobriu a farsa e apreendeu o esperto com papelotes de crack, uma pedra maior da droga, além de um revólver 32.

O adolescente ainda é acusado de tentar matar um comparsa durante briga pelo controle da boca de fumo em Itajuípe.

Unidade de Saúde do Município de Jaguarari

O prefeito Antonio Nascimento e comitiva em solenidade junto à comunidade de Juacema realizaram nesta quarta-feira às 17h30min assinatura da ordem de serviço para construção da mais nova Unidade de Saúde do Município de Jaguarari, que será no Distrito de Juacema na Creche Santa Inês.

Justiça bloqueia contas da prefeitura de Queimadas

O Juiz substituto da Comarca de Queimadas, Luciano Ribeiro Guimarães Filho, a pedido dos advogados constituído por Sérgio Brandão, que por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, deverá ser empossado ainda esta semana, bloqueou através de liminar, as contas da Prefeitura de Queimadas.

A solicitação foi feita através de uma cautelar inominada e foram creditas na conta referente ao FPM do dia 10, cerca de R$ 800 mil, e fontes ligadas a prefeitura, informaram que funcionários de confiança do prefeito afastado Edvaldo Cayres, foram até a agência do Banco do Brasil para realizar transações e confirmaram o bloqueio da conta a pedido da justiça.

Além das contas na agência do Banco do Brasil de Queimadas, foram bloqueadas também a do Bradesco, agência de Conceição do Coité.

Candidato a soldado PM morre durante avaliação física

Um candidato a soldado da polícia militar sofreu uma parada cardíaca enquanto realizava o teste de aptidão física (TAF), na manhã desta quarta-feira (10). Leandro de Oliveira Queiroz, 26 anos, foi acometido de um mal súbito na pista de atletismo da Vila Policial do Bonfim, quando fazia a prova de corrida de 2.400 metros, que deveria ser realizada em 13 minutos.

De acordo com o sargento Gutemberg, do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS/PM), Leandro foi atendido por uma equipe do quadro de saúde da PM, composta, inicialmente, por um oficial médico e dois enfermeiros, que encontrava-se na pista, de plantão, no acompanhamento da prova. Atendido no local com o suporte de uma ambulância do SALVAR, o candidato foi socorrido ao Hospital Geral da Policia Militar, que fica a 300 metros da pista.

Ainda segundo o sargento Gutemberg, todo candidato a soldado passa por uma avaliação médica e deve apresentar, dentre outros exames, um laudo de Exame de Esforço e Eletrocardiograma antes da realização da prova física, conforme edital do concurso público. "Estes exames são realizados em clínicas escolhidas pelo próprio candidato. Ele só vai para a pista depois que uma junta médica avalia o atestado. Contudo, o candidato pode ter sido enganado por um exame mal feito", afirmou o militar. Leandro apresentou à Junta Médica da PM um relatório atestando estar “apto para a realizar atividade física e testes de robustez”.

Dia Mundial do Rim chama atenção para o risco de doença renal em diabéticos

Hoje, 11 de Março, é a 5ª edição do Dia Mundial do Rim

Dia 11 de Março é o Dia Mundial do Rim. O Brasil tem hoje cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de doença renal crônica (DRC) e este número vem crescendo geometricamente nos últimos anos.

Portadores de diabetes são o segundo grupo de risco no Brasil a desenvolver DRC (o primeiro são os hipertensos). A diabetes também é um importante fator de risco da doença renal no mundo. Por isso, neste ano, o tema do Dia Mundial do Rim é: "2010 Proteja seus rins. Controle seu diabetes".

O Dia Mundial do Rim foi idealizado em 2006 e é realizado todas as segundas quintas-feiras do mês de março com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a saúde dos rins. A cada ano aumenta o número de países que se envolvem em campanhas de conscientização sobre os riscos da doença renal; neste dia, 11 de março, serão mais de 100 nações envolvidas.

"A doença renal crônica é um problema de saúde pública nacional - tem taxa de mortalidade superior ao câncer de mama e colo de útero. É muito importante que a população brasileira esteja atenta para os fatores de risco que podem comprometer a saúde dos rins", diz Dra. Carmen Tzanno, Diretora do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Nefrologia.


Doença Renal - Grupos de Risco

Dentre os indivíduos de maior risco de desenvolverem uma doença renal estão os hipertensos (36%), os diabéticos (25%), os idosos, os obesos, ter familiares próximos com doença renal crônica e ser portador de doença cardiovascular.

O número de diabéticos dobrou nos últimos quatro anos no Brasil e hoje existem cerca de 10 milhões de diabéticos no país, 16% destas pessoas tem doença renal crônica.

Dados da Unifesp e Fiocruz da Bahia, de 2008, apontam que 70% dos diabéticos não fazem controle da doença. Além disso, 35% da população adulta brasileira é hipertensa e apenas 6,5% desse contingente tem a pressão arterial controlada.


Detecção precoce e Prevenção

A doença renal quando detectada precocemente pode ser curada ou ser controlada de forma muito mais eficaz. Por ser uma doença silenciosa é necessário que a população se habitue a fazer anualmente o exame de dosagem de creatinina, que pode determinar se há déficit de funcionamento nos rins.

Para prevenir a DRC, os fatores de risco como obesidade, diabetes e hipertensão devem ser controlados. Alimentação balanceada e atividades físicas também ajudam a prevenir as doenças renais.