terça-feira, 6 de abril de 2010

Encontro Nacional MPA em Vitória da Conquista

O Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA estará realizando o III Encontro Nacional, com o tema “Plano Camponês: Por soberania alimentar e poder popular”, que acontecerá de 12 a 16 de abril, na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. O encontro reunirá mais de 1000 camponeses e camponesas de todo o país, a fim de discutir e aprofundar uma proposta de plano para afirmação do Campesinato.
O “plano camponês” é uma proposta apresentada pelo MPA a partir de uma série de estudos sobre a realidade do campo brasileiro, e propõe um conjunto de ações políticas, econômicas e culturais para garantir a soberania alimentar - com produção de comida saudável para o povo, e vida de qualidade no campo.
Programação III Encontro Nacional do MPA.

Segunda, dia 12 é a chegada e credenciamento dos e das participantes, com a abertura do Encontro na noite.

Na terça, dia 13,é o dia de Analise de Conjuntura, com a colocação da conjuntura geral de manhã e a conjuntura na agricultura na tarde. Na noite vai acontecer a Jornada Socialista.

Na quarta, dia 14, painéis sobre Poder Popular na manhã e Plano Camponês na tarde, com ênfase na questão dos agrotóxicos, água... E na noite a feira das sementes e o lançamento da campanha “Pelo fim da violência contra a mulher” da Via Campesina e a campanha “Contra os agrovenenos, em defesa da vida”.

Na quinta, dia 15, é o dia de debater o Tipo de Organização que precisamos, e a jornada concluirá com uma noite cultural com Antonio Gringo, Belos Sertões e um grupo regional de forro

Na sexta, dia 16, em plenária se afirmaram as linhas políticas e metas para o 2010 e 2011, e logo depois se avaliara o encontro se apresentará e homologará a coordenação nacional e se realizara o encerramento.

Bom trabalho e muito obrigado!
Coletivo de Comunicação do MPA-Bahia

MPA - BAHIA - BRASIL

" LUTA CAMPONESA, SOBERANIA ALIMENTAR E PODER POPULAR"

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL INTERSETORIAL


A PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, convida os profissionais e prestadores de saúde, usuários e familiares de saúde mental e população em geral, para participarem da I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL INTERSETORIAL, que tem como tema: “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, dia 14 de abril, às 07:30h, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

Ressaltamos a importância deste evento, onde serão discutidas, avaliadas e planejadas as novas diretrizes da Política de Saúde Mental.

Senhor do Bonfim vive um momento impar, onde o Governo “Cuidando de Nossa Gente” implanta mais um serviço de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD, ampliando de 02 para 03 serviços especializados nesta área. Temos agora: Ambulatório de Psiquiatria, CAPS Renascer e CAPS AD Viver a Vida.

GOVERNO CUIDANDO DE NOSSA GENTE

MENINAS SOMEM APÓS ENCONTRO MARCADO VIA ORKUT


Rafaela (azul) e Bruna (amarelo). qualquer notícia sobre oparadeiro, ligar para o Disque Denúncia 3235-0000

As menores Rafaela Muniz da Costa, 12 anos, e Bruna Souza Coutinho, 14, foram ao encontro de um homem de identidade desconhecida que conheceram através da rede de relacionamentos Orkut, no dia 30 do mês passado. Até então, as garotas sumiram e até então os pais ainda não tiveram notícias sobre as filhas. Elas trocaram mensagens com ele de uma lan house em Cosme de Farias, onde moram. Em investigação para tentar encontrar Rafaela e Bruna, policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescentes (Derca) revistaram nesta segunda-feira (5) uma casa na invasão da Polêmica, em Brotas, mas nada encontraram. Eles receberam a informação de que elas estariam lá pelo Disque Denúncia (3235-0000). A dona de casa Rosimeire Souza Coutinho, 33 anos, mãe de Bruna, conta que, como de costume, no início da tarde do dia 30 de março, deixou a filha na porta do Colégio Estadual Cosme de Farias. Por volta das 18h, estranhou a demora e foi à casa da vizinha, Dione Bahia Muniz, 40, mãe de Rafaela. Para sua surpresa, Dione também ia procurá-la para saber da filha. As mães, então, entraram em contato com os amigos das filhas. Uma colega contou que elas trocaram de roupa em sua casa e, em seguida, foram ao encontro do homem na praça de alimentação do Shopping Iguatemi. Os pais foram ao local, mas não encontraram as jovens. As mães asseguram que as filhas não têm motivos para fugir. “A gente estava até planejando a festa de 15 anos dela”, contou Rosimeire. A aflição é maior ainda porque os perfis no Orkut foram cancelados misteriosamente.

Registro de casos de dengue cresce quase 1.500% em Jaguarari

De 16 notificações de casos de dengue, com sete confirmados, entre janeiro e março do ano passado, o município de Jaguarari (400 km de Salvador) registrou, no mesmo período deste ano, 229 casos com 20 confirmações em laboratório – 19 delas no distrito de Pilar. Do total de casos notificados nos três primeiros meses de 2010, 197 foram em Pilar, que está distante 74 km de Jaguarari e tem, hoje, população de aproximadamente 13 mil habitantes. O aumento no número de casos da doença e a infestação do mosquito Aedes aegypti fizeram com que a coordenação de epidemiologia intensificasse o combate aos focos do mosquito, em sistema de mutirão, e a conscientização da população por meio de reuniões, panfletagem, caminhada com apoio as escolas, comerciantes e sociedade.

Abono salarial ainda não foi sacado por 1,4 milhão de trabalhadores

Trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial receberão, nos próximos dias, cartas do Ministério do Trabalho informando sobre a disponibilidade do benefício. Segundo o ministério, 1,4 milhão de trabalhadores não retiraram o valor de um salário mínimo.
O ministério vai enviar 1 milhão de cartas sendo que 100 mil serão para os empregadores que deverão informar aos funcionários que têm direito a receber o benefício. As cartas irão informar que o trabalhador pode sacar o benefício e a data para fazer isso. Este ano foram identificados cerca de 17 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono. Destes, 15,5 já sacaram o benefício. O calendário para pagamento termina em 30 de junho.

ONG CONCLAMA INTERNAUTAS A SE MOBILIZAREM CONTRA FICHAS SUJAS

A ONG Avaaz, uma rede de mobilização global via internet que apoia o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, está mobilizando internautas brasileiros para que enviem mensagens aos deputados federais pressionando pela aprovação do projeto de lei “Ficha Limpa”, que pretende impedir a candidatura de cidadãos condenados em decisão judicial colegiada. O projeto deverá ser votado na próxima quarta-feira (dia 7), na Câmara dos Deputados e, se aprovado, seguirá para votação no Senado.
A mensagem de mobilização dos internautas diz o seguinte:
“Caros amigos, chegou a hora: dia 7 de abril será a votação do Projeto de Lei Ficha Limpa. Nossos deputados têm uma escolha — votar a favor da lei e remover criminosos da política, ou ficar do lado dos corruptos ao custo de toda a nação.
Não será uma vitória fácil, forças corruptas estão resistindo – somente uma mobilização maciça poderá vencê-los. Esta é a reta final para pressionar nossos deputados a votarem a favor da política limpa no Brasil — vamos inundá-los com mensagens – envie a sua: http://www.avaaz.org/po Se a Ficha Limpa passar, candidatos que cometeram crimes sérios como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e assassinato, serão removidos das eleições de outubro.