quarta-feira, 5 de maio de 2010

Leitor cobra vacina contra meningite em Bonfim

Querido Neto, gostaria de ouvir no seu programa uma nota pedindo a secretaria de saúde de Senhor do Bonfim, algum parecer sobre as vacinas contra meningite, uma vez que o governador anunciou que à partir de janeiro toda Bahia receberia as vacinas para imunizar as crianças e que está tendo um grande número de casos no Estado. Inclusive em Salvador a vários meses já tem a vacina nos postos a disposição da população enquanto na nossa região que já houve bastante casos com mortes ninguém diz nada. Já houve casos constatados com mortes em: Campo Formoso, Filadélfia e até aqui em Senhor do Bonfim agora no final do mês de abril.O que as autoridades competentes estão fazendo a esse respeito? pois as agentes comunitárias passaram cadastrando as crianças para receber as vacinas desde janeiro e agora quando perguntamos elas dizem que não tem nem previsão e nem sabem se vão vacinar. Vai ser preciso quantas mortes mais para alguém tomar a frente desse problema? Porque enquanto nos outros lugares tipo: Filadélfia, Salvador etc, a vacina custas R$ 90,00 aqui em Bonfim custa 150,00? E os pais de família que tem 2 ou 3 filhos como vai fazer? E detalhe: só vacina no dinheiro vivo, não recebem cartão, nem cheque predatado, nem parcela nada. ou paga no dinheiro ou reze para Deus livrar você e sua família dessa terrível doença que rapidinho pode te levar a óbito. Nos ajuda ai neto pois você é realmente uma maravilha para socorrer essa população desamparada.

Desde já agradeço a sua atenção.
Sivania - Senhor do Bonfim

Prefeito de Saúde invade Câmara e ameaça vereador

O prefeito do município de Saúde, no centro-norte baiano, protagonizou uma cena de descontrole na Câmara de Vereadores da cidade nesta segunda-feira (3). Antônio Fernando Rocha (PRP) soube de críticas feitas à sua gestão em uma sessão ordinária pelo vereador Ricarte Dantas (PSDB) e, atônito, entrou atabalhoadamente na Casa ameaçando o edil. Segundo a reportagem, Dantas denunciou a falta de pagamento a uma empresa de locação de carros e o pagamento de R$ 2 mil a uma servidora da prefeitura que não trabalha no local e sequer mora em Saúde. Pouco depois do encerramento do discurso, o administrador invadiu o local e, aos gritos, exigiu que o vereador repetisse o que tinha dito pessoalmente. Rocha, no entanto, foi informado que Ricarte Dantas o havia chamado de “moleque” em plenário, o que foi negado pelo parlamentar. “Critiquei o homem público, mas não o chamei de moleque”, disse. “Você me chamou de moleque? Se me chamou repita agora. Eu vim aqui para lhe dizer que vou resolver com você na rua e que você vai se dar muito mal”, bradou o prefeito. O gestor só não foi às vias de fato porque outros vereadores o impediram.

Encontrado corpo de motoboy desaparecido em Capim Grosso


Edno, que trabalhava como motoboy, era muito querido pelos colegas

Foi encontrado no final da tarde desta terça-feira, 4, o corpo do motoboy Edno Oliveira Silva Santos de Jesus, 26 anos, residente no município de Capim Grosso, que estava desaparecido desde a manhã do último domingo, quando “pegou uma corrida” com uma pessoa desconhecida. O corpo da vítima, que era natural de Jacobina, casado e pai de uma filha, foi encontrado próximo a Fazenda Mandasaia, no interior do município de Capim Grosso, depois uma longa espera da família e após um intenso trabalho de buscas que contou com o apoio dos próprios colegas de trabalho, que estão chocados com o assassinato de mais um mototaxista naquele município.

O corpo do motoboy, que foi levado para Jacobina, quando a polícia técnica informará a causa da morte, que, supõem-se, poderá ter sido estrangulamento.

Senhor do Bonfim na luta contra a dengue


Em virtude da campanha nacional de combate a dengue, a secretaria municipal de saúde, através da coordenação de controle de endemias, realizou na ultima terça feira, (04), o faxinaço de combate a dengue nos bairros do Alto da Rainha e Casas Populares, das 08hs às 12hs. Cerca de 100 pessoas fazem mutirão de limpeza contra a dengue nos bairros Alto da Rainha e Casas Populares. Os agentes de endemias, agentes comunitários e voluntários recolheram garrafas plásticas, copos, tampas etc. e destruíram possíveis focos do mosquito e distribuem folhetos educativos.

Com o objetivo de diminuir ainda mais o número de casos suspeitos de dengue e o índice de infestação predial, será realizada uma serie de faxinaços nos bairros onde existem casos suspeitos ou a possibilidade de desenvolver a doença. O mutirão de combate a dengue, através de folhetos educativos e palestras, tenta mostrar que a melhor forma de se evitar a dengue ainda é o combate ao mosquito transmissor. Para isso, o controle de endemias destaca algumas ações necessárias: acabar com acúmulo de água, que são locais propícios para a criação do Aedes aegypti. Não se deve acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, garrafas e embalagens peti, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.


Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas são alguns dos sintomas da dengue O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos no nariz e nas gengivas, dor abdominal contínua e vômitos também podem indicar um sinal de dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Se houver suspeita da doença a pessoa deve procurar um dos postos médicos instalados nos três circuitos do Carnaval. É importante evitar a automedicação.

O faxinaço já passou pelos distritos de Igara e Carrapichel, de acordo com o cronograma do faxinaço, a ação deverá acontecer ainda nos bairros: Alto da Maravilha, Olaria, Bonfim III, São Jorge, Gamboa, Bosque, nos distritos de Quicé e Tijuaçú (manhã) e Missão do Sahy (tarde).

Mais um veículo recuperado pela PRF de Sr do Bonfim‏


No dia 04/05/2010 às 16h30min, no Km 137 da BR 407, policiais rodoviários
federais de Senhor do Bonfim, recuperaram um veículo FIAT/UNO MILLE placa AFP5660/PR com ocorrência de roubo. O veículo pertencia ao passageiro Orderley de Lima, 29 anos, e estava sendo conduzido por Ivo Ricardo Moreira de Jesus, 42 anos. Ao consultar a numeração do motor, os policiais descobriram ainda que o mesmo pertencia a um outro veículo,também com ocorrência de Roubo.
Ocorrência encaminhada à Polícia Judiciária local.

Att: Insp. Lopes Júnior