sexta-feira, 11 de junho de 2010

Forró dos namorados na Papa Pizza


A Papa Pizza, estará promovendo neste sábado dia 12 de junho o forró dos namorados, ao som do grupo Banana no Cacho, que ao comando de Dudu, Ivo e Ivan, prometem tocar nos corações apaixonados.
De acordo com Luana, proprietária do melhor point da cidade haverá sorteio de presentes para os namorados presentes.

Professora da UNEB lançará livro sobre os Quilombolas de Tijuaçu

Carmélia Aparecida Silva Miranda, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB- Campus IV- Jacobina, lançará o seu livro, intitulado: ''Vestígios Recuperados: Experiências da Comunidade Negra Rural de Tijuaçu – Bahia'', fruto de sua tese de doutorado defendida em 2006, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado pela editora Annablume em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS) - Campus V - UNEB, com sede em Santo Antônio de Jesus, do qual a autora é professora permanente, o livro aborda a história da comunidade de Tijuaçu, incrustada no município de Senhor do Bonfim, Bahia, e reconhecida como remanescente de quilombo, detalhando, por meio dos testemunhos orais e através da documentação oficial, a trajetória da população lá residente e o estudo das experiências históricas, das relações sociais, familiares, religiosas e da tradição do lugar.

A obra, como bem atenta Joanice Santos Conceição, doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-SP, interessa por demais a historiadores, antropólogos, sociólogos e todos aqueles que almejam compreender a atual situação da população afro-brasileira no Brasil.

A tese de doutorado de Carmélia Miranda foi defendida em 2006. Para a realização da pesquisa, a professora passou seis meses em Portugal, onde obteve fontes importantes para o trabalho nos arquivos da Torre do Tombo, da Biblioteca Nacional, na Biblioteca Municipal da cidade do Porto e do Arquivo Ultramarino.
No Brasil, o Arquivo Público do Estado da Bahia, Livros de Notas do Século XIX do Fórum da Comarca de Senhor do Bonfim, Arquivo dos Franciscanos de Campo Formoso, também foram fontes utilizadas.

O livro poderá ser adquirido durante o lançamento, e também, no site da editora Annablume e na livraria LDM - pontos de venda. Posteriormente a obra vai ser disponibilizada para pesquisa em todas as bibliotecas da Universidade.

O livro será lançado no dia 11 de junho de 2010, às 20:00h, na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim.