domingo, 11 de julho de 2010

HOJE É DIA DE SÃO BENTO

Anvisa propõe exigência de álcool gel em clínicas e hospitais


Hospitais e clínicas de todo país deverão disponibilizar preparações alcoólicas para que profissionais de saúde higienizem as mãos. É o que prevê a Consulta Pública 68/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece também como as formulações devem estar disponíveis para os profissionais: nas formas gel, líquida, espuma, entre outras.

Com essa medida, a Agência pretende aumentar a adesão dos profissionais de saúde ao procedimento de higienização das mãos. A Anvisa estima que, no Brasil, a adesão dos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros) à higiene das mãos seja aproximadamente 40%, uma taxa considerada baixa. “A higienização das mãos é o procedimento mais importante e menos dispendioso para evitar a transmissão de infecções relacionadas à assistência à saúde”, afirma a chefe da Unidade de Investigação e Prevenção de Infecções e Eventos Adversos da Anvisa, Janaína Sallas.

A proposta da Anvisa exige que a preparação alcoólica para as mãos seja colocada nos pontos de assistência e tratamento, salas de triagem, salas de pronto atendimento e unidades de urgência e emergência. Além disso, o produto deverá ser disponibilizado em ambulatórios, clínicas e consultórios de serviços de saúde, serviços de atendimento móvel e nos locais em que são realizados quaisquer procedimentos invasivos.

PREFEITURA DE CAMPO FORMOSO SOFRE COM CHUVAS


Há quase um mês chove sem parar, além da chuva o vento atinge uma velocidade altíssima, nem a própria prefeitura da cidade de Campo Formoso suportou. Construção antiga e sem muitas reformas tendem a sofrer com este período chuvoso que vem castigando alguns moradores da cidade, quem olha o prédio da prefeitura diz a mesma coisa: esse prédio vai cair! Esperamos que não, queremos uma devida e justa reforma, pois trata-se de um patrimônio do Município.
Mas a pergunta que fazemos é essa: Será que a madeira usada nos andaimes é realmente adequada para a segurança do operador da obra?
Os andaimes se repararmos bem são portas que talvez foram usadas a muitos anos na própria prefeitura. Não queremos aqui acusar, e sim apresentar fatos ocorrentes em Campo Formoso.

Fonte: www.radiocampoformosoonline.com.br