terça-feira, 13 de julho de 2010

DUAS POSSES:Educação mantém alto nível, Cultura eleva status para secretaria


A solenidade de posse ocorrida na noite de segunda-feira (12/07), no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho protocolou, sucessivamente, Maria Das Neves e Ivomar Gitânio como titulares das secretarias de Educação e de Cultura de Senhor do Bonfim. Salientou-se o fato de criação da pasta da Cultura e, depois da mesa desfeita houve a exibição de grupos de arte e da Filarmônica União dos Ferroviários. Sob aplusos, o CanoArt (de Igara), ONG Ecokatu, Casa do Aprendiz, Educar sem fronteiras, grupo de Capoeira e Candomblé, o de hip-hop B-Boys e Os caipiras (da Olaria) levaram entretenimento ao evento.

Das Neves

Perfil - Maria das Neves de Aquino Dourado nasceu em Missão do Sahy, num dia 13 de maio. “Sou neta de índio com negro e filha de cafuza com branco. Assumo essa condição e muito me orgulho dela”, reafirmou minutos antes da posse. Filha de pais bonfinenses, nascidos precisamente na Missão do Sahy, foi lá que na infância fez o curso primário. Seguiu a formação de grau médio no Colégio Olga Campos de Menezes, fez o magistério no Colégio Estadual, concluído em 2001, e chegou à universidade pelo Curso de Pedagogia da Uneb / Campus 7, onde graduou-se em 2007. Por ter feito concurso público em 1997, foi convocada em 1999 e assumiu a função de Regente Auxiliar, na Educação Infantil, na Missão. Mais tarde, em 2001, com a conclusão do Magistério passou a professora do Ensino Médio, continuando ainda na Missão. Em 2003, com Carlos Brasileiro na gestão municipal e Rita Braz na Educação, Das Neves foi convidada e assumiu a Coordenação Pedagógica estendida de sua região à Passagem Velha e Bonfim III. Não foram essas suas primeiras atividades de auto-sustentação. Ela tem saudades da antiga cabeleireira que foi: “Independente do que pudesse ganhar, eu tinha vocação, adorava o trabalho de artesã e mantive essa dualidade profissional por algum tempo, sala de aula na semana e salão no fim de semana”. Quando estava na Coordenação Pedagógica regional ocupou a Diretoria de Ensino interinamente por 30 dias e a seguir, com o Professor Paulo Machado na pasta da Educação, ostentou a Coordenação Pedagógica Geral. Na progressão, chegou à posição de Assessora Chefe da Secretaria Municipal de Educação e agora a titular absoluta da pasta. Ela sucede a professora Lílian Teixeira que, por opção, acaba de atender ao chamado de concurso público em que foi brilhantemente aprovada. Aplaudida, após discurso objetivo e direto, tal como se conduz na vida pedagógica, Das Neves mantém intacto o conceito desfrutado pela Secretaria de Educação, de ter sido um reduto por onde tem passado quadros dirigentes de primeira linha da inteligência educacional bonfinense.


Ivomar

Perfil - Ivomar Gitânio Silva nasceu a 25 março de 1972 “no berço da cultura bonfinense”, como ele define a Gambôa. Estudou desde o Pré-Primário na Sacramentinas, onde cedo se organizou em Grupos de Jovens, se fez presidente do Centro Cívico e concluiu o 2° grau. Participou da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Envolveu-se de corpo e alma com o Centro de Pesquisas Regionais, entidade de fins sociais e filantrópicos. Em 94, torna sua curiosidade em pergunta: “De onde vinham aqueles negros, se em Tijuaçú não houve plantação de cana-de-açúcar em escala?”

Trabalha para dar mais organização ao samba-de-lata e aos quilombolas e em 95, já na universidade, elabora “A negra cor da cultura bonfinense”, trabalho acadêmico que ganha condição de projeto e o leva a Brasília, onde inscrito no projeto federal “Rota do Escravo” obtém reconhecimento. Em 96, funda a Unitec – União Universitária para o progresso da Educação e Cultura – uma ONG incentivadora da pesquisa acadêmica, com a qual produziu “Imagens Regionais do Piemonte da Diamantina”, este um documentário fotográfico de belas paisagens naturais “para incentivar o turismo ecológico regional”. “Em 2003, ao lado de Allan Kardecson Dias e Alberto Rocha Neto primeiro pesquisamos partidos políticos e depois resolvemos criar o PC do B em Senhor do Bonfim”, diz Ivomar. Eleito vereador em 2004 ele hoje é membro do PMN – Partido da Mobilização Nacional. “Recebi o convite do vice-prefeito Dr. Aurélio e do vereador Otávio Xisto, me senti honrado e aceitei”. E sua carreira política? “Não sei, sinceramente” – responde ele. “A gente não pode prevê o futuro. Estou voltado inteiramente para o desafio que é a Secretaria. Ivomar, que tinha trancado a matrícula na Uneb, voltou à atividade acadêmica e espera concluir o curso de Matemática em 2011.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER UMA REALIDADE EM SENHOR DO BONFIM

Maria José Canário - Coordenadora CRM

Será inaugurado no próximo dia 21 de julho às 16 horas o CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER, em Senhor do Bonfim.
Contando com:

• Uma Advogada
• Duas Psicólogas
• Uma Assistente Social
• Uma Recepcionista
• E uma Coordenadora

O centro de referência da mulher, de acordo com sua coordenadora Srª. Maria José Canário, não é uma delegacia da mulher como muitos pensam atualmente em Bonfim, mas sim um local onde as mulheres de Senhor do Bonfim e região que são vítimas de violência por seus companheiros desde namorados, cônjuges, ou até mesmo familiares, poderão receber um atendimento totalmente sigiloso, ou seja, elas não terão seus nomes expostos na mídia.

Ainda de acordo com Maria José, antes mesmo de uma mulher que é agredida procurar a 19ª delegacia de polícia civil, ou seja, o complexo policial, ela deveria procurar primeiro atendimento no Centro de Referência da Mulher, para as devidas orientações, uma vez em que muitas das vítimas de agressões acabam não levando adiante a denúncia e pior não conseguem ver uma solução para por fim as violências sofridas, lá no centro elas serão ouvidas, aconselhadas e orientadas.

Maria José relatou para nossa equipe Maravilha Notícias que o atendimento já vem sendo realizado, mas depois da inauguração oficial dia 21 de julho espera que as mulheres possam buscar os atendimentos que estarão disponíveis de segunda a sexta das 8 às 18 horas ininterruptamente, ou seja, não irá fechar para almoço, pois pretende atender também a mulher vítima de violência da zona rural e de outras cidades da região de Bonfim.

Homem abastece tanque de carro em posto de combustível não paga e foi preso por porte ilegal de arma de fogo

Nos primeiros minutos dessa terça-feira precisamente 00h05min foi apresentado um homem de iniciais D.E.F, segundo a polícia ele teria abastecido o tanque de um carro em um posto de combustível no bairro Itamaraty, no valor de R$ 30,00, mas arrancou com o carro antes de pagar.
Minutos depois a polícia conseguiu detê-lo e apresentá-lo na 19ª delegacia de Senhor do Bonfim, uma vez em que fora encontrado de posse do mesmo:

• 01 revólver calibre 32 municiado
• 01 toca brucutu
• 15 tubos de creme dental
• 01 frente de som marca Pionner
• Luminária de táxi
• 01 porta cd
• 01 bolsa preta
• Carteira com documentos pessoais
• R$ 40, 00

O conduzido foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, e encontra-se a disposição da justiça naquela delegacia.

Arrombadores levam até frango congelado, calabresa e mungunzá de escola em Igara

Por volta das 06h00min dessa segunda-feira (12/07), quando a merendeira de uma escola municipal localizada na Fazenda Caldeirão de Dentro, no distrito de igara zona rural de Bonfim, ela deparou com a porta da cantina arrombada, de imediato ela comunicou a diretora da escola, que registrou o caso na delegacia de polícia civil de Senhor do Bonfim.
De acordo com a diretora foram subtraídos do interior da cantina:
• 01 botijão de gás
• 01 caldeirão de 40 l
• 01 registro de fogão
• 01 liquidificador
• 01 garrafa térmica
• 01 panela de pressão de 7 l
• 03 frangos congelados
• 03 kg de calabresa
• 02 l de óleo
• 20 kg de mungunzá e uma mangueira.

De acordo com a diretora essa é a terceira vez que a escola e arrombada só nesse ano de 2010.

Homem desaparecido desde último domingo encontrado morto em lagoa na zona rural de Bonfim

Nas primeiras horas dessa terça-feira 13 de julho, dois rapazes caminhavam próximo a Fazenda Jibóia e a Fazenda Barro, quando avistaram um corpo boiando em uma lagoa.
Tratava-se do senhor VALDOMIRO DO ESPÍRITO SANTO, 69 anos que residia no povoado de Laje, próximo a Cazumba.
De acordo com informações ele estava desaparecido desde domingo (11/07).
Seu corpo foi necropsiado no Iml de Senhor do Bonfim.

VERSÃO ESCRITA DE ARTIGO JURÍDICO DO ADVOGADO JOSEMAR SANTANA SERÁ APRESENTADO NO II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO ELEITORAL, EM SALVADOR.


O advogado bonfinense, JOSEMAR SANTANA, garantiu a apresentação de artigo jurídico de sua autoria, em versão escrita, no II Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, a ser realizado nos dias 30 e 31 deste mês de julho, em Ondina, Salvador, no Auditório do ISBA-Instituto Social da Bahia, que atualmente funciona como Centro Universitário, quando estarão reunidos os maiores juristas e autoridades do direito eleitoral do país.
O artigo, que tem por tema “A FORÇA NORMATIVA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL E A EXIGÊNCIA DA OBSERVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA ANUALIDADE PARA EDIÇÃO DE REGRAS ELEITORAIS” é resultado do TCC-Trabalho de Conclusão de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL COM HABILITAÇÃO PARA ENSINO SUPERIOR DE DIREITO, realizado pela FUNDACEM-Fundação César Montes/Universidade Maurício de Nassau/Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, sendo requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista.
Josemar Santana disse que a escolha do tema foi motivada pela observação da força normativa do Tribunal Superior Eleitoral, que vem despertando amplo debate nos meios jurídicos do país, porque envolve práticas que, a princípio, parecem ser exclusivas e próprias de atuação legislativa (editar normas) e, mais ainda, muitas dessas normas são editadas dentro do ano eleitoral, parecendo que o Poder Judiciário Eleitoral, além de usurpar competências do Poder Legislativo, estaria desrespeitando dispositivo constitucional que impõe a observação do princípio da anualidade para a edição de normas e regras eleitorais, isto é, teriam essas normas que ser editadas com antecedência mínima de um ano da realização das eleições.
O artigo jurídico de Josemar está elaborado em sete tópicos: INTRODUÇÃO (onde trata de aspectos gerais do tema); A Competência Constitucional Outorgada ao Tribunal Superior Eleitoral para Editar Normas Eleitorais; A Observação do Princípio Constitucional da Anualidade para Edição de regras Eleitorais; Os Limites do Tribunal Superior Eleitoral para Edição de Resoluções; O Caráter Normativo das Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral, do Ponto de Vista Administrativo e do Ponto de Vista Jurisdicional; Os Limites do Procedimento Administrativo Eleitoral Regulamentar e do Processo Eleitoral; CONCLUSÃO (que sintetiza todos os tópicos abordados).
Os critérios que definiram a escolha do trabalho de Josemar Santana para ser apresentado no II Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral dizem respeito à relevância do tema abordado, a raridade de publicações a respeito do assunto e a obtenção da nota máxima conferida ao artigo pela Comissão de Avaliação.
Sansil Comunicação

OPERAÇÃO CARGA PESADA: COMBATE AO EXCESSO DE PESO‏


A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Senhor do Bonfim, realizou no dia de hoje (12/07), a Operação CARGA PESADA, visando o combate ao excesso de peso nos veículos de cargas nas rodovias que cortam a região, BR 324 (Riachão do Jacuípe - Capim Grosso),
e BR 407 ( Capim Grosso - Juazeiro ). É comprovado estatisticamente, que aproximadamente 30% dos acidentes envolvendo veículos que transportam cargas, está relacionado com o excesso de peso, pois além de diminuir a vida útil do asfalto, o excesso altera a estabilidade do veículo, podendo até provocar estouro de pneus, e em uma situação de risco, o veículo demorará mais a frear, em virtude do excesso de peso, vindo a ocasionar acidentes.

A operação foi realizada na área do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda de Juazeiro (KM 08 da BR 407), onde os PRF's puderam utilizar a balança rodoviária do local.

Segue abaixo os resultados da OPERAÇÃO CARGA PESADA:

Veículos fiscalizados de transportes de cargas: 45

Veículos autuados por estarem com excesso de peso: 04
Total de excesso de peso verificado: 14.695 KG

Lembrando que uma vez flagrado o veículo com excesso de peso, o condutor é notificado (multado), e o valor varia de acordo com o excesso, sendo equivalente em reais, a 20% do excesso em KG's. Ou seja, se o veículo estiver com 5.000 KG de excesso de peso, o valor
da multa ficará em torno de R$ 1.000,00, além de ser retido o veículo, até que seja feito o transbordo da carga excedente, para outro veículo.
Na próxima quinta-feira (15/07), será dada continuidade a OPERAÇÃO CARGA PESADA, também na área do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda de Juazeiro.

ATT: Insp. Lopes Júnior