segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Músicos da banda Latitude 10 escapam de grave acidente na BR 101 em Itapebi


Os integrantes da banda Latitude 10 saíram ilesos de um grave acidente registrado por volta das 06h da manhã deste sábado (28) na BR-101, no município de Itapebi.

Eles estavam vindo para Itabela, extremo Sul da Bahia, onde se apresentariam à noite, quando a Van em que viajavam tombou nas proximidades do distrito de Ventania. O veículo ficou completamente destruído. Os músicos foram atendidos no hospital público de Itapebi. Um técnico de som sofreu um corte na cabeça.

Após serem medicados, eles concluíram o trajeto em outro veículo, providenciado pelo empresário Manoel Gomes, que os contratou para o show. O motorista da Van não quis falar sobre o motivo do capotamento.

A banda de arrocha Latitude 10 se apresentaria por volta da meia noite deste sábado (28), no centro de Itabela, na festa de aniversário do ex-prefeito da cidade, Jr. Dapé.


Com informações do Radar64

Censo 2010: 48% da população já foram recenseados


Até 8h da manhã desta segunda-feira, 30 de agosto, o Censo 2010 já havia contado 48% da população brasileira, cerca de 92,7 milhões de pessoas. Além disso, os recenseadores já haviam visitado 36,4 milhões de domicílios, dos quais em 27,5 milhões houve entrevista com moradores. “A coleta prossegue em ritmo acelerado”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes.

Dos 5.565 municípios brasileiros, oito já tiveram toda a sua população recenseada. São eles: Fernando de Noronha (PE) Borá (SP), Oliveira de Fátima (TO), Santo Antônio do Rio Abaixo (MG) e os catarinenses Arvoredo, Entre Rios, Lajeado Grande e Pinheiro Preto.

Esses e outros dados estão no link http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados.php, que o IBGE inaugurou hoje e através do qual a sociedade pode acompanhar a população e os domicílios recenseados em cada um dos 5.565 municípios do país.

Comarca de Pindobaçú abre vagas para Comissários Voluntários em Filadélfia



Juízo de Direito da Comarca de Pindobaçú, que tem como Juiz Titular, o Dr. Roberto Paranhos, abri inscrições para o processo de seleção de 20 Cargos para Agentes Voluntários de Proteção à Criança e ao Adolescente (antigos Comissários de Menores Voluntários), para compor a Equipe de Voluntários da Vara da Infância. No período de 01 a 15 de setembro de 2010.
As vagas estão distribuídas entre o município de Pindobaçú (10 vagas) e Filadélfia (10 vagas). O cargo considerado de interesse público não será remunerado e terá carga horária de 12 horas semanais.
Em Filadélfia as inscrições poderão ser feitas no horário das 8h00 às 14h00 no Cartório de Registro de Pessoas Naturais, devendo os interessados comparecer munidos de seus documentos pessoais de identificação e comprovar que atendem aos seguintes requisitos: Nacionalidade Brasileira, Ensino Médio Completo; Ter idade mínima de 18 anos e residir em Filadélfia.


Por Antonio Carlos

Polícia Militar abriu nesta manhã ouvidoria para população



Em parceria com o SAC, a Policia Militar de Senhor de Bonfim, através do comandante do 6° BPM, Cel. Augusto Cézar Salgado, lançou nesta segunda (30), às 9:00 h, um módulo de atendimento ao público, denominado “Ouvidoria Comunitária”.

A solenidade contou com a apresença de várias autoridades: Comandante da Policia Militar, Augusto Cezar Salgado; Prefeito Municipal, Paulo Machado; Vice – Prefeito, Dr. Aurélio Soares; Secretário de Indústria e Comércio, Claudio Nunes; Diretor do SAC, Marcelo; Coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Maria José; Professor Elder, da Direc 28; Presidente do CDL, Valberto Silva, entre outros. Na oportunidade foram abordados temas como: política da Polícia Militar na sociedade, programas educacionais de resistência às drogas e violência, entre outros.

SUB COMANDANTE DA PM GANHA FUSCA EM RIFA



O Soldado da PM Carvalho, lotado no 6º BPM de Senhor do Bonfim, esteve rifando um veículo Fusca, cujo sorteio aconteceu pela loteria federal, do último sábado, tendo como contemplado o sub comandante do 6º BPM MAJOR PM MARCOS HENRIQUE.

MANO maravilha notícias

Mais de 400 cidades baianas estão sem regulamentação para motos



Enquanto o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 350, deu prazo até dezembro para que os motoboys façam curso específico para exercer suas atividades, a regulamentação da categoria na Bahia parece longe de ser realidade.

De acordo com o Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas da Bahia (Sindimotos), somente dez das 417 cidades baianas têm o serviço de mototáxi e motoboy com legislação própria. Pela Lei nº 12/2009, que determina o serviço no País, cabe aos municípios elaborar legislação para que a atividade seja exercida legalmente.

"Hoje tem mototáxi em quase toda cidade da Bahia", afirmou o vice-presidente do Sindimotos, Jerônimo Batista. O sindicato informa que não dispõe de números específicos sobre quantas pessoas usam a moto como ferramenta de trabalho na Bahia, onde, até maio deste ano, foram licenciadas 655.215 motos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Batista garante que ao menos 60% da frota de motocicletas no Estado estão sendo usadas como ferramenta de trabalho. Deste total, que corresponde a cerca de 400 mil motos, pelo menos a metade dos donos não é ligada à entidade própria da categoria. Na Bahia, as cidades que mais tiveram veículos desse porte licenciados até maio deste ano foram Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista. Nelas, há, no total, 32.635 motocicletas.

Pela Resolução nº 350 do Contran, as pessoas que trabalham com moto têm de fazer um curso com carga horária de 30 horas-aula, no qual deverá aprender noções básicas de legislação, gestão do risco sobre as duas rodas, segurança e saúde.

Os profissionais precisam fazer também aulas práticas de pilotagem profissional. E, para fazer o curso, a pessoa deve ter 21 anos e estar pelo menos dois anos com habilitação na categoria A.

O curso é obrigatório porque há a necessidade de se garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimento e padronização de ações, o resultaria numa melhor segurança no trânsito. Fica a cargo do Detran de cada Estado a realização os cursos.

Jacobina: Giomar Pereira vence a 25ª Corrida Duque de Caxias



A 25ª Corrida Rústica Duque de Caxias movimentou hoje, 29 a cidade de Jacobina com a participação de atletas de vários estados brasileiros.

Giomar Pereira da Silva, líder no ranking da Caixa e um dos maiores nomes do atletismo mundial na atualidade, mais uma vez superou sua marca e venceu o certame, chegando em primeiro lugar , para sua 4ª conquista na corrida. Carlos Moreira dos Santos foi o 2º colocado.
A Corrida Rústica Duque de Caxias de Jacobina completa, em 2010, 25 anos de existência, sendo um dos maiores eventos do atletismo baiano, figurando como uma das melhores corridas de ruas do Norte-Nordeste.
Foi criada em agosto de 1981, por iniciativa do Capitão Florentino Cardozo de Assunção Sobrinho, na época sargento e instrutor do Tiro de Guerra 06-008. Hoje participando como atleta incentivador e amigo do esporte.
O nome Duque de Caxias veio através da homenagem feita na semana do Exército numa referência direta ao patrono do Exército Brasileiro. Eram percorridos 12 km de distancia.
Em 2009 o percurso foi modificado para 5 Km para atender principalmente o público amador que não suporta o percurso maior e sentia a necessidade de participar do evento, e 10 Km, medido por técnicos da FBA para assim tornar-se oficial perante as confederações de atletismo, figurando no cenário nacional como oficial de corridas de ruas.
Na modalidade feminino, a jacobinense Simone Alves, não participou da corrida por ter sentido uma contusão na perna quando treinava na ultima sexta feira, 27. Em entrevista ao Radialista Mauricio Dias, Simone se emocionou e lamentou não poder participar da prova, pois estava confiante por ter sido a colocada no ano passado.

O veterano Zé Pantanal, pais dos empresários jacobinense Fernando Vieira, Wilson da Oxente, e Raimundo da Lojita, também participou da prova dando exemplo de determinação e resistência, com seus mais de 70 anos Zé Pantanal, participou de quase todas as edições da Corrida local e dezenas de outras em vários estados brasileiros sendo campeão em varias delas.

A prova teve a cobertura e transmissão das Rádios: Clube AM, Jaraguá AM, Serrana FM e Jacobina FM, alem dos Jornais e sites da cidade e região.

Mais um desafio vencido pela Coordenação Municipal de Esportes, representada por Deniedson e sua equipe, com o apoio da Prefeitura de Jacobina.



O povo quer saber

Homem teve genitália arrancada após tentar manter relações sexuais com outro


Um crime que chocou a comunidade de Tanquinho, município de Lapão, a 15 km da cidade de Irecê, Bahia, ainda causa polêmica na região. Jailson Pereira da Silva, de 22 anos, é acusado de esfacelar e decepar a genitália de Eronildo da Silva, 39, após a vítima tentar manter relações sexuais com ele, enquanto dormia.

Em entrevista o delegado encarregado do caso, Ciro Carvalho, contou que Jailson confessou o crime, declarando que havia ingerido bebida alcoólica com Eronildo em um bar e que depois seguiram para a casa do acusado para dormir. De acordo com Jailson, a vítima se aproveitou da embriaguez e tentou manter relações sexuais com ele, que acordou em seguida pegando uma barra de ferro, acertando várias vezes a cabeça da vítima. Depois, o acusado pegou uma faca, tipo peixeira, e decepou o pênis de Jailson.
Segundo informações oriundas da cidade de Irecê, o corpo da vítima foi encontrado com uma faca crivada no peito, os olhos extraídos, as vísceras para fora e o órgão genital decepado. Ainda de acordo com o repórter, testemunhas informaram que Eronildo passou á noite inteira ingerindo bebida alcoólica em um bar, e que, em sua companhia, estava um homem desconhecido.

(por Ezequias Dourado)