quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Saudações caríssimos leitores

Estamos nos desculpando pelo atraso nas atualizações de nosso blog, em virtude de complicações na nossa net.
Mas já estamos de volta e com o mesmo propósito, deixar você que é o nosso maior motivo de estarmos aqui levando as informações junto com nossos parceiros, pra que você se mantenha informado e atualizado de tudo o que é notícia em Bonfim e região.
Continue divulgando nosso blog.
Abraços, da equipe maravilha notícias (MANO).

Preso foge ao receber visita na delegacia de Jacobina


José Roberto de Jesus, 36 conhecido como Cheirinho, fugiu na manhã desta quinta feira, por volta das 11h20m, quando conversava com seu advogado de defesa, em uma sala denominada Parlatório, no Complexo Policial. Ele havia sido preso na Agencia do Sac em Jacobina no ultimo dia 20 de agosto. De acordo com a polícia, Cheirinho está envolvido com crimes no estado de Goiás. Ao checar as informações junto ao sistema nacional de identificação, ficou constatado que se tratava de um fugitivo da justiça, pois pesava contra ele dois mandados de prisão em aberto naquele estado.

José Roberto de Jesus, 36 anos é baiano e residia atualmente no povoado de Cana Brava, município de Mirangaba de onde é natural, ele segundo a policia já teve seis entradas em delegacias do estado de Goiás, sendo 04 (quatro) assaltos a mão armada, 01(uma) porte ilegal de arma de fogo e 01(uma) por furto.

Na época da prisão, Roberto tentava tirar uma nova Carteira de Identidade, supostamente para despistar a policia quando fosse abordado.

As Policias da região já foram avisadas da sua fuga. Quem tiver alguma informação sobre este homem, deve informar a Policia Civil através dos telefones: (74)3621-1277 (Plantão) ou 190 Policia Militar. Denuncie, seus dados serão mantidos em sigilo.

O povo quer saber ( Repórter Antonio Carlos)

Dicas de etiqueta na entrevista de emprego


Etiqueta é sem dúvida um ponto fundamental para se conseguir um emprego e seguir rumo ao sucesso. Mas para chegar à tal conquista temos que dar atenção a alguns pontos básicos em uma entrevista, para isso aqui vão algumas dicas de etiqueta para esta ocasião. A imagem é e sempre será seu cartão de visita e a primeira impressão é a que fica, portanto, deixe em casa as roupas coloridas, transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas, aquele terninho pink, o sapato velho e desgastado. O fundamental é usar o bom censo, afinal cada empresa tem um estilo. Prefira o básico, tanto no modelo quanto nas cores da roupa, para evitar qualquer impacto negativo, mas seja sempre você mesmo. Prevalece o estilo tradicional e sério, uma calça de corte reto, em tom escuro sem muita lavagem e bolsos e que jamais deixem a mostra o cós da cueca ou da calcinha, camisa ou camiseta sem muita informação, de preferência em cor neutra. Evite o uso de tênis, de preferência a sapatos básicos usados com meias da mesma cor. A roupa tem que estar limpíssima e bem passada, os cabelos , unhas, “barba e sobrancelhas”, tem que esta impecáveis e de preferência de banho tomado com uma suave fragrância de perfume. É exigido do profissional também a competência pessoal, como a educação e carisma, a maneira de como entrará na sala, como cumprimentará, postura como se senta, atitude e gestos. Quanto mais tranquilo estiver maior serão suas chances de conquistar a vaga. Nunca se esqueça, porta aberta não é sinônimo de “entre”, peça per missão antes. Ao pedir permissão para entrar, sorria naturalmente, sem forçar, comprimente o com um bom dia ou de acordo com o horário, mas só estenda a mão se o entrevistador o fizer primeiro, e só se sente se for convidado. Ao conversar olhe nos olhos, não se distraia durante a conversa, procure manter em mente o seu foco. Jamais pergunte o valor do salario ou faça comentários sobre o setor a ser preenchido, outro comentário que pega muito mal, é sobre antigo emprego ou patrão, atente-se aos detalhes, procure manter a calma e acima de tudo não minta, afinal como diz o ditado popular“mentira tem pernas curtas”. Vá em frente, boa sorte.


Por Jonas Collela

Segunda via do título de eleitor até dia 23


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou, de 1º de agosto até ontem, quarta-feira (8), 24.081 pedidos de segunda via do título eleitoral.
O eleitor deve ficar atento porque o prazo para emissão da segunda via do título termina no próximo dia 23. Sem o título, o eleitor fica impedido de votar e ainda está sujeito a multa de R$ 3,30 a incidir em cada um dos turnos da eleição.

Bebês terão certidão de nascimento na maternidade


A partir de outubro, a criança que nascer em qualquer maternidade ou hospital, público ou ou privado, terá certidão de nascimento. A emissão do documento será gratuita e online, conforme definido na segunda-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Unidades interligadas vão garantir comunicação imediata e segura entre os cartórios e as maternidades. O sistema informatizado será feito com o uso de certificação digital. Assim que a criança nascer, o responsável credenciado pelos registradores oficiais para atuar no centro médico solicitará os documentos da mãe e do pai, fará a digitalização dos dados e transmitirá as informações ao cartório. Em seguida, os dados serão conferidos e registrados, possibilitando que, também por via eletrônica, a certidão volte para a maternidade e lá seja devidamente impressa e entregue à mãe, no momento da alta médica. Os credenciados serão treinados pelos registradores e por suas entidades, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O registro de nascimento será feito no cartório da circunscrição de residência dos pais ou no local de nascimento, conforme a opção dos interessados.

(Informaçõesdo Estadão/A Tarde).

Governo de Senhor do Bonfim aciona poder de polícia e lei eleitoral para barrar manifestação de Gustavo Miranda


Em Senhor do Bonfim, no dia da Pátria, os partidários do candidato Gustavo Miranda, PC do B, colocaram cartazes e fotos ao longo do percurso do desfile oficial ao 7 de Setembro, inclusive em postes e calçadas, o prefeito municipal Paulo Machado solicitou ao presidente do partido que retirasse a propaganda eleitoral indevida. Diante da negativa do partido em fazê-lo, o governo municipal acionou a polícia para retirar as placas inoportunas, comunicando o fato ao juiz eleitoral, Dr. Tardelli. Sentindo-se prejudicado, o candidato fez veicular nota em carro de som em que adjetivava o prefeito de autoritário e truculento. Por sua vez, em ato contínuo, o prefeito municipal – que hoje já se encontra em Brasília em reunião do PAC 2 – autorizou o setor de Vigilância a devolver as peças aos interessados.

Observância da Lei– A Resolução 23.191, Instrução 131, Classe 19 – Brasília / DF: Dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas vedadas em campanha eleitoral (Eleições de 2010). Art. 11. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados (Lei n° 9.504197, art. 37, caput).

Fonte: Geraldo José
Fotos: Wilson Bahia (Cinco Mil)

Crueldade: Marido sequestra e mata esposa em Várzea do Poço


As policias Civil e Militar do município de Várzea do Poço, estão a procura de um homem acusado de sequestrar esposa e depois matá-la na presença do filho em uma fazenda, próximo ao povoado Nova Esperança.

Joselândio Bispo da Paixão, 30 anos, conhecido como Lando, teria na manhã desta quarta feira, 08 ido a escola do filho menor de aproximadamente 5 anos e seqüestrado-o, em seguida teria encontrada sua esposa, Claudiana Pereira dos Santos Bispo, 29 anos mãe da criança no caminho, onde teriam ameaçado matá-la se a mesma não subisse na garupa da moto e fosse com ele.

De acordo com informações do Sgto PM Guaracy, comandante do DPM, da cidade de Várzea do Poço, Lando deixou o filho em uma estrada vicinal e seguiu em direção ao um rio, onde teria assassinado friamente a sua esposa com golpes de facão provocando cortes profundo nas pernas, braços, pescoço e região lombar, sendo que em algumas partes a vitima quase foi decapitada.

Após o crime Joselândio teria ligada para um amigo e informado que havia feito uma besteira, ao mesmo tempo avisou que o seu filho estava sozinho no meio do mato. Ele teria dito que cometeria suicídio após matar a mulher.

A delegada da Policia Civil, Dra. Manuela Rodrigues de Araújo, ao tomar conhecimento do fato, entrou em contato com o Departamento de Policia Técnica (DPT), para que uma equipe fosse ao local fazer o levantamento cadavérico, no intuito de colher provas materiais que irão subsidiar a policia no inquérito judicial. Os peritos estiveram no local do crime, acompanhados da delegado e militares que continuam a procura do acusado.

As ultima informações dão conta que Lando abandonou a motocicleta e fugiu a pé. A policia trabalha com hipótese de crime passional (Cometido por paixão).


Fonte: O povo quer saber (Repórter Antonio Carlos)

CPT VAI REALIZAR MAIS UMA MISSÃO DA TERRA

Como tema: “preservar a natureza é garantir a vida”, a Comissão Pastoral da Terra e a paróquia de São Gonçalo do Amarante de Caem convida a todos para participar da celebração da 31ª Missão da Terra, que acontecerá no dia 19 de setembro, começando às 08h30min, encerrando-se às 16h00min com a celebração da Santa Missa.

MANO maravilha notícias

3º Bonfim Open de Jiu-jitsu foi um Sucesso


No último domingo, dia 5 de setembro, às 09h00min da manhã, aconteceu o 3º Bonfim Open de jiu-jitsu, evento no qual, confirmou-se presentes aproximadamente 140 atletas de várias cidades, como Salvador, Jacobina, Alagoinhas, Piritiba, Campo Formoso e outras. Agradeço a todos os atletas e principalmente a população Bonfinense que abrilhantou este evento tornando-o um sucesso e ajudando com suas doações, que foram entregues para o nosso querido Hospital Don Antonio Monteiro (HDAM).

Fonte e foto: vugnersilva.blogspot.com

Balanço final Operação Independência do Brasil 2010 - Del. 10/04 - PRF‏


Caros amigos, segue o resultado da Operação INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 2010, realizada pela Delegacia da PRF 10/04 - Senhor do Bonfim, com circunscrição na BR 407, KM 00 ao Km 230 ( Juazeiro - Capim Grosso ), e BR 324, KM 356 ao KM 444 ( Capim Grosso - Riachão do Jacuípe ), dos dias 03/09 a 07/09/2010:

TOTAL DE VEÍCULOS FISCALIZADOS - 248

TOTAL DE NOTIFICAÇÕES: 83, sendo elas:

CNH (SEM CNH, VENCIDA, CATEGORIA DIFERENTE) - 10
ULTRAPASSAGENS PROIBIDAS - 31
RESTRIÇÃO DE TRÂNSITO - 06
USO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS - 03
OUTRAS NOTIFICAÇÕES - 33
TESTES COM ETILÔMETROS ("BAFÔMETROS") EFETUADOS - 141
VEÍCULOS RECUPERADOS (ROUBO/FURTO) - 03

ACIDENTES SEM VÍTIMAS - 00
ACIDENTES COM VÍTIMAS - 01
QUANTIDADES DE FERIDOS - 00
QUANTIDADES DE MORTOS - 01

Todo o planejamento elaborado, foi executado, sendo realizados 141 testes com os etilômetros da Delegacia, onde foram flagrados 03 condutores dirigindo sob efeito de álcool, sendo um preso por crime de trânsito. Foi intensificada a fiscalização sobre as ultrapassagens proibidas, sendo que a maioria das notificações extraídas foram
relacionadas com esta infração de trânsito, que contribui para que os acidentes ocorram. No combate a criminalidade, foram recuperados três veículos que tinham sido tomados de assalto. Houve apenas 01 acidente, que infelizmente ocorreu uma morte.
Mais uma vez, a Delegacia 10/04 cumpre com seu papel na sociedade, preservando o motivo maior de sua existência: "SALVAR VIDAS"



Insp. Lopes Júnior - Ch. do Núcleo de Policiamento e Fiscalização - Del. 10/04 - Senhor do Bonfim - Ba

IRMÃS TRAFICANTES SÃO PRESAS EM PINDOBAÇU


No dia 06/09/2010 em uma ação conjunta da Polícia e Civil e Militar do município de Pindobaçu, por volta das 15h30min. Foram presas as irmãs Rosilene de Jesus Santos e Ana Paula de Jesus Santos, portando cerca de 12 papelotes de Cocaína, as irmãs que já vinham sendo monitoradas pelo Serviço de Investigação daquela unidade a cerca de 30 dias foram interceptadas na praça da cidade quando comercializavam a droga, levadas até a delegacia de Pindobaçu, o Delegado Titular Marconi Almino autuou as duas por tráfico de drogas onde permanecem presas a disposição da Justiça Criminal.


Pindobaçu, 08 de Setembro de 2010.


Assessoria de Comunicação
19ª coordenadoria de Policia
Senhor do Bonfim - Bahia

BISPO DE BONFIM FOI RECEBIDO POR PAPA BENTO XVI



Na manhã desta quinta-feira (09-09), às 11h15min, horário de Roma, o Bispo de Bonfim, Dom Francisco Canindé Palhano foi recebido pelo Santo Padre Bento XVI.
Na oportunidade Dom Francisco Falou sobre seu governo na Diocese de Bonfim.

MANO maravilha notícias

Itapetinga: Homem é preso por molestar criança de 4 anos


A Polícia Militar foi acionada com a informação que um homem abusava sexualmente de uma criança de 04 anos na avenida das Indústrias, bairro Nova Itapetinga. Segundo informações, José Carlos Alves Ferreira, 53 anos, aproveitando-se que a menina S.S.S. de 04 anos, vizinha do mesmo, se encontrava sentada sozinha em frente a sua residência a chamou e passou as mãos em suas partes intimas. Ao mesmo tempo em que tocava a genitália da criança ele pedia para que ela não gritasse nem falasse para ninguém. Vizinhos da criança viram o que estava acontecendo e chamaram os pais da menina. Rapidamente entraram em contato com a PM que chegou no local e prendeu o tarado.

O maníaco foi autuado em flagrante por estupro e está custodiado na delegacia da cidade. Os populares que testemunharam o ato repugnante tentaram linchar o molestador, mas foram impedidos pelos policiais.



O povo quer saber - com dados do Bahia Noticias

Vice acusa ex-prefeito de sabotagem em Capim Grosso

O atual vice-prefeito de Capim Grosso, cidade do centro-norte baiano, José Sivaldo Rios de Carvalho, acusa o grupo do ex-prefeito Itamar Rios (PTB) de plantar notícias com o objetivo de enfraquecer a gestão de Lydia Pinheiro (PR). A republicana assumiu o posto há menos de um mês, e acusa os políticos ligados ao administrador de promoverem “sabotagem” na imprensa, por meio de informações inverídicas. Rios renunciou ao mandato em março para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, mas é acusado de diversas irregularidades, como nepotismo, e teve inclusive a sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). “Eles criam esse constrangimento para fazer jogada política e tirar proveito. Estão desesperados. A prefeitura hoje não tem recursos justamente pelos desmandos feitos pela gestão anterior”, acusa Sivaldo. Segundo ele, até as supostas denúncias de médicos e do vereador Manoel Fernandes (DEM) sobre possíveis irregularidades na prefeitura são falsas e foram forjadas pelo grupo do ex-alcaide. "O vereador já desmentiu tudo em uma rádio local", disse.

(Evilásio Júnior-Bahia Notícias/Foto: Arnaldo Silva)

PNUD e CEF selecionam entidades pró-ODM


Foram escolhidas 74 organizações, que receberão até R$ 25 mil para projetos que possam contribuir para o avanço nos Objetivos do Milênio do PNUD
O PNUD e a Caixa Econômica Federal selecionaram 74 entidades que receberão até R$ 25 mil para desenvolver projetos socioambientais em nível local, de modo a contribuir com o avanço dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas que os países da ONU, incluindo o Brasil, se comprometeram a atingir até 2015).

A finalidade é permitir a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação dos projetos. Foi dada prioridade para iniciativas voltadas a comunidades vulneráveis. O PNUD dará os recursos e a Caixa, apoio técnico na execução das ações.


Veja a lista das entidades selecionadas no anexo

O PROJETO PLANETA EKO visa a inserção de nosso programa ambiental de rádio Planeta Eko, que vai ao ar às 10:30 nas manhãs de domingo pela Caraíba AM do Povo, 850 Mz, na linha de uma ação educativa que utiliza um meio de comunicação como o rádio, a partir de processos inovadores de programação local, contextualizada, lúdica e voltada à difusão de tecnologias sociais e práticas de produção e consumo sustentáveis, considerando o público como autor e ator de soluções para seus problemas, torna-se uma ferramenta indispensável à inclusão social dessas populações carentes de informação, de reconhecimento e de participação em prol da transformação positiva da própria realidade, dentro dos pressupostos de uma educação ambiental que não separa o social do biológico, referenciando-se na Política Nacional de Educação Ambiental, definida pela Lei 9795/99.
O OBJETIVO GERAL é a produção de programa de rádio, na perspectiva da educação ambiental crítica e contextualizada, visando à mobilização e inclusão social aliada à busca de melhoria de qualidade de vida de pequenos produtores e da qualidade e quantidade de bens naturais em um contexto de ações de educação e comunicação ambiental através do desenvolvimento, aprimoramento e compartilhamento de conhecimentos de tecnologias sociais e da participação nos espaços públicos disponíveis que contribuem para o exercício da cidadania, participação, controle social e a vida em sociedade, dentro de um enfoque emancipatório e comprometido com a cidadania tendo o meio ambiente como direito de todos, bem comum e essencial à sadia qualidade de vida, construído num estilo de desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente seguro num contexto de dependência econômica e exclusão social.
E os OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Sistematizar o conhecimento local acerca dos recursos ambientais existentes no território visando a provocar reflexão e proposição quanto a sua utilização adequada, preservação e recuperação;

2. Possibilitar o desenvolvimento de ações educativas e preservacionistas pelas comunidades;

3. Contribuir para a utilização de tecnologias apropriadas ao semi-árido, resgatando o conhecimento local acerca das tecnologias sociais desenvolvidas no seio das comunidades e daquelas passíveis de reaplicação para divulgação/fomento;

4. Melhorar a qualidade de vida dos agricultores através de acesso ao conhecimento e uso de práticas agrossustentáveis;

5. Contribuir para o melhor uso e manejo dos afluentes e calha principal do Rio Itapicuru difundindo a sua importância, levando ao conhecimento e participação das pessoas no Parlamento da Águas, representado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, um espaço colegiado de participação popular que precisa ser ocupado pelas comunidades;

6. Possibilitar a diversificação da base econômica com sustentabilidade sócio-ambiental de forma compartilhada;

7. Difundir a economia popular e solidária e o consumo responsável e sustentável aliados à compreensão, discussão e participação no processo de construção de políticas públicas;

8. Contribuir para melhora dos indicadores de qualidade de vida e de renda das comunidades beneficiados pelo projeto através do fomento de atividades dentro do cooperativismo, trabalho em grupo, associativismo;

9. Desenvolver um espírito coletivo da necessidade, por parte de cada um, de visar o aprimoramento de habilidades, de buscar adquirir conhecimentos, de desenvolver atitudes e capacidade pessoal, de desenvolver-se profissionalmente, como ponto principal na superação da situação de exclusão, violência, pobreza e negação de direitos a que são submetidas os componentes das comunidades;

10. Oportunizar a participação de jovens no contexto de atuação do Programa Planetaeko na Rádio Caraíba AM, propiciando novas experiências na área radiofônica através da participação efetiva dos mesmos na produção de conteúdo do programa e da emissora, sempre com fins da sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Para tanto o projeto terá algumas ações prioritárias, considerando que a participação é essencial em uma ação que engloba a educomunicação, sendo considerada neste projeto como o princípio metodológico a ser utilizado em todas as suas fases.

O projeto será dividido em três etapas: a primeira com o registro de dados sobre o atual enfoque ambiental e social na região de audiência da rádio Caraíba, que ajudará na elaboração do marco zero e também terá a percepção de ouvintes a serem cadastrados e entrevistados com uso de planilha de pesquisa elaborada com esta finalidade, a ser preenchida no início e final do projeto. Nesta mesma etapa ocorrerá o levantamento das potencialidades naturais, questões ambientais e sociais locais a serem discutidas no programa.

A segunda etapa constará de ações diretas nas comunidades, com realização de palestras, oficinas, cursos de educação ambiental, produção e comercialização dentro dos parâmetros da economia solidária, encontros, reuniões, inclusive com gravação de programas a serem veiculados no âmbito do Projeto Planeta Eko.

A terceira etapa contempla, após seleção, a participação de pessoas da comunidade na produção do programa de rádio, processo esse que constará do fornecimento de um curso de radialista a ser oferecido a 20 pessoas da região.

O projeto será desenvolvido pela ONG Ekokatu em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Arte e Cultura - Nuarte 7 da UNEB, que terá o papel de articulador e produtor de vídeos que servirão para divulgação da iniciativa junto à comunidade acadêmica e ao público em geral pelo projeto UNEB na Web. Outras parcerias são realizadas com o intuito de fortalecer o desenvolvimento e os resultados do projeto com a Rádio Caraíba AM, responsável pela transmissão do projeto e apoio técnico. Para tanto é que procuraremos parcerias com o INGÁ (Instituto de Gestão de Água e Clima da Bahia); Via do Trabalho, CPT- Comissão Pastoral da Terra Senhor do Bonfim e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde de Senhor do Bonfim), entre outras entidades/instituições a serem mobilizadas, que ajudarão em suporte, escolha dos beneficiários diretos com os cursos de radialista e de produção agro-sustentável e distribuição de fornos solares para desidratação de alimentos. Esses órgãos também serão convidados a participar com palestras, treinamentos, divulgação e continuidade do projeto, assim como as instituições/empresas patrocinadoras e anunciantes no programa.
Os beneficiários do projeto serão mobilizados a participar como ouvintes e transmissores dos conhecimentos a serem disponibilizados. Aqueles escolhidos para participar diretamente do projeto como alunos do curso de radialista e as associações escolhidas para participar como produtores de frutas cristalizadas, após assinar um termo de compromisso, terão a função de divulgador dos trabalhos do Projeto Planeta Eko e das tecnologias sociais compartilhadas e participar da avaliação do projeto.


Atencosamente,

Ed. Ambiental
INGÁ - Sr. Bonfim
Ekokatu
Bacia do Itapicuru

BLOG DO PAULO MACHADO


Prefeito lança blog, acompanhe você também:

http://blogpaulomachado.wordpress.com

Em Bonfim, desfile foi incluído nas metas de melhoria da Educação Municipal


A novidade não foram os espaços e percursos do desfile ao “Dia da Pátria”, que este ano avançaram no centro de Senhor do Bonfim e atenderam a grande demanda da população. A principal mudança ficou por conta do novo enfoque dado pela prefeitura ao tradicional festejo. Preocupado em elevar as condições de vida dos escolares, o governo Cuidando da Nossa Gente abraçou o Pacto Nacional “Um Mundo para crianças e adolescentes do semi-árido”, aumentou as comemorações de um dia para “Semana da Pátria” e ainda criou o seu próprio tema prevendo atingir metas nas áreas de Saúde, Educação e proteção à crianças e ao adolescente.

Índices escolares – O plano do prefeito Paulo Machado é concebido para que a data de Independência incorpore ao tradicional sentido histórico o contexto geográfico e humano de sua comemoração. Havendo de motivar “maior reflexão da comunidade escolar e mais participação social”, a celebração foi submetida a uma programação que começou dias antes e termina dias depois do 7 de setembro. “Estamos no semiárido e ainda temos baixos índices na educação escolar; nossas comemorações devem ser criativas e bem aproveitadas”, disse o prefeito explicando a iniciativa.

Lema – Em função disso foi construído um tema adequado à data: Senhor do Bonfim, compromisso governamental possibilitando os direitos e o prazer de ser criança e adolescente. A Secretaria de Educação coordenou um pacto de colaboração com segmentos da sociedade para participar do ciclo de comemorações e fortalecer compromissos que ajudem a reverter alguns indicadores educacionais ainda existentes no município. A professora Maria das Neves. Titular da pasta considera que o estreitamento de laços com a sociedade está sendo articulado para ser duradouro. Outras ações destinadas à atender à saúde, lazer e condições de vida da criança e do adolescente envolvem secretarias do governo municipal, no objetivo de dar passadas e do mesmo modo ganhar o selo Unicef, edição 2009 / 2012.

Tudo vale a pena – Das Neves compreende que o direcionamento de qualquer evento social relacionado com o município deve ser aprofundado pela gestão. Segundo ela não há evento público que não possa contribuir para o progresso municipal, para desenvolver os direitos da criança, o aleitamento materno e o direito do adolescente de ter prazeres nessa faixa etária. “Por felicidade temos um Ph.D em Educação no comando da administração de Senhor do Bonfim”.


Família – Num percurso ampliado da Praça Juracy Magalhães para o centro, o público certamente o maior para o nosso 7 de Setembro viu, acompanhou e aplaudiu o desfile de alunos de escolas particulares tais a Bem- me- Quer e a Semente do Amanhã; a tradição da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; a Polícia Rodoviária Federal, Instituto Federal Baiano, Colégio Estadual Júlio César Salgado, Escola Municipal Cândido Félix, a Banda Marcial do colégio Izabel de Queiroz, o Clube dos Desbravadores, a Fanfarra de Quicé e a Famusb, a Auto-Escola Objetiva e a Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses e outras participações. Sociedade, família e solenidade. Um brilho extra.


ASCOM
MANO maravilha notícias

O CRIME DE PEDOFILIA PELA INTERNET E A DIFICULDADE DE PUNIR OS CRIMINOSOS



*Josemar Santana


Sabe-se que a INTERNET possibilita que as pessoas mascarem suas identidades, criando perfis falsos e passam a se comunicar pelo computador levando imagens e textos que lhes interessam para endereços eletrônicos verdadeiros e também falsos.


Essa possibilidade facilita a prática do CRIME DE PEDOFILIA pela INTERNET, porque, mesmo com a punição prevista no Código Penal Brasileiro para essa modalidade de crime, introduzida pela Lei 12.015/2009, as punições somente vão alcançar os criminosos que se utilizarem de perfis verdadeiros e jamais alcançarão os perfis falsos.


Sem dúvida, como observa o jurista Antônio Gonçalves, em artigo escrito para o Jornal Carta Forense, edição de março passado (A Pedofilia e a relação com a Internet), “Em tempos de globalização e descarte tecnológico, o maior aliado do pedófilo se tornou o computador, mais especificamente a Internet”.


É que, pela Internet, os pedófilos atraem as crianças para exercerem a sua demência e como subterfúgio criam meios que oferecem propostas de trabalho como modelo, fotos artísticas, dentre outras, quando, na verdade, se tratam de joguetes para abuso infantil e pedofilia.


É aí que são produzidos fartos materiais, a exemplo de vídeos com crianças fazendo cenas que muitas vezes não sabem do que se trata, mas que são configurados como pornografia infantil, enquanto o(a) menor, constrangido(a), “não sabe se o que foi feito é certo ou não e os danos psicológicos causados podem ser detectados somente muito tempo depois”, ressalta o jurista Antônio Gonçalves.


A propagação dessa prática criminosa de pedofilia, pelo comércio desse material pela INTERNET envolve no crime tanto o emissor como o receptor e apesar da lei prever punição para quem envia e para quem recebe, não há como alcançá-los e puni-los de forma eficaz, porque os criminosos estão protegidos pelos perfís falsos criados para identificá-los como internautas, mas que, na verdade, não existem.


Considerando que a tecnologia proporciona essa facilidade, o pedófilo é beneficiado com a facilidade de poder forjar “IPs” falsos para assistir e fabricar material advindo da pedofilia, inclusive pelo uso de imagens inocentes que sofrem montagens e que as tornam pornográficas. E nada impede que o passo seguinte seja o oferecimento pessoal a menores de idade e até mesmo aos donos das imagens originais, vindo, aí, a surpresa de não terem feito cenas pornográficas, mas aparecerem nelas.


A dificuldade de combater esse tipo de crime está exatamente na variada possibilidade de camuflar o delito, pois como provar que um maníaco se masturbou ante a uma criança através de um chat? Como rastrear um vídeo de uma criança sendo tocada nas partes íntimas por um adulto, se o SITE tem origem inexistente, ou melhor, dados falsos?


Uma solução tem que ser encontrada urgentemente. Afinal, não é possível conceber que uma tecnologia tão avançada como a INTERNET não tenha meios de identificar os seus usuários, por meio de rastreamentos que possam identificar os perfis falsos com os verdadeiros emissores, através dos registros de seus computadores na rede mundial.


É o que se espera com muita urgência, para tornar eficaz a punição desses criminosos.


* Josemar Santana é jornalista e advogado.