quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Moradores do Novo Horizonte indignados

Olá amigos, mais uma vez nós moradores do Bairro Novo Horizonte nessa incansável luta pedimos um minuto da atenção da sociedade bonfinense. Queremos relembrar que enviamos fotos da atual situação de nossa rua (Vitor Reis) desde maio desse ano para esse conceituado blog caracterizando a nossos problemas. Todos viram e sabem do nosso empenho para essa conquista, mas parece que o nosso prefeito acha que iremos esquecer. Viemos mais uma vez salientar que estamos em situação de catástrofe para acessar nossas casas. O Sr. prefeito esteve aqui prometeu, prometeu e prometeu, mandou sua secretária avisar que já estava tudo "lindo" no papel, avisou que o projeto estava pronto e que o dinheiro estava garantido só faltando alguns ajustes, E AGORA o que se vê é o mesmo anunciando nos meios de comunicação que está indo à Brasília atrás de recursos e só faltando fazer os projetos, OU SEJA, EXISTE OU NÃO EXISTE PROJETO? EXISTE OU NÃO EXISTE DINHEIRO? OLHA SR. PREF EITO NÃO ESTAMOS A FAVOR NEM CONTRA NINGUÉM, POR FAVOR SÓ QUEREMOS QUE O SR. CUMPRA COM O QUE PROMETEU E QUE É DE OBRIGAÇÃO SUA!

"NÃO VENHA NOS DIZER QUE NINGUÉM DA PREFEITURA NÃO ESTEVE AQUI NA RUA AVISANDO TAIS FATOS, ESTIVERAM SIM!"

Ass. Moradores da rua Vitor Reis bairro Novo Horizonte

Projeto inovador cuida da qualidade de vida dos cuidadores da saúde municipal


Após dois dias de atividade, encerrou-se ontem (dia 14), no Colégio Estadual Rômulo Galvão, a primeira etapa do projeto Cuidando do Cuidador, criado e assumido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com o objetivo de tratar da qualidade de vida do seu quadro de profissionais.


Nessa etapa (ao todo são quatro) o projeto reuniu os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, do quadro da Semus. Eles, que atuam na linha de acolhimento aos usuários do SUS, puderam discutir seus próprios problemas profissionais em nível de exposição, reflexão e encaminhamento de melhorias e soluções. A promoção de melhoria no bem estar físico e emocional que o seu trabalho leva à população, desta vez viu o “outro lado da moeda”. Foram eles que pararam para avaliar orientadamente as situações adversas de sua vida diária e as possibilidades de superação.


Experimentando o novo – A iniciativa do projeto da Semus partiu de sua titular Maria Gorete Braz Conceição Miranda, que em conjunto com a equipe de psicólogas, Cléa Miranda, Fernanda Beatriz, Marcela Cavalcante, Rejane Mônice, a Enfermeira Ana Cláudia Caldas, Coordenadora do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde e a assistente administrativa Sandra Lemos aplicam a nova experiência entre os funcionários.

Reconhecendo – “O curso já no começo faz a diferença. Conseguimos colocar para fora situações de raiva, stress e até mágoa que tivemos no dia a dia. Saio hoje satisfeito com a verdade dos presentes, ao realmente demonstrar fatos e acontecimentos que têm conseqüência para o rendimento. Foi ótimo e espero que os outros dias sejam iguais ou melhores, pois saio com o astral melhor do que o que cheguei. As psicólogas souberam debater o que foi dito e mostrar o lado positivo que devemos tirar de tudo”. Relatou Josemar Nascimento dos Santos, Agente Comunitário de Saúde no Bairro Vila Nova.


Objetivo Alcançado - Para as psicólogas que conduziram o primeiro dia da oficina com os agentes comunitários de saúde e endemias, o projeto atendeu as expectativas, já que obteve grande participação e colaboração do público alvo, possibilitando a troca de experiências sobre as dificuldades enfrentadas na rotina diárias. Participantes elogiaram a iniciativa da Secretaria em “iniciar o acolhimento do cuidador pela classe de agentes: “Um dia para nunca ser esquecido e para sempre ser lembrado. A realização desse projeto significa um reconhecimento da nossa importância como ACSs”, disse Maria de Lourdes de Jesus Santos, do PSF de Missão do Sahy. A enfermeira Ana Cláudia Caldas, uma das responsáveis pela realização, opinou: “Na medida em que o projeto trabalha aspectos relacionados ao autoconhecimento, ao equilíbrio na vida, à auto-estima, ao campo social e espiritual, focando a subjetividade de cada um, ele atende à proposta de cuidar dos cuidadores. É uma novidade. Parabeniso a idéia e as psicólogas pela brilhante atuação nesta oficina da primeira etapa”.


Continuidade do projeto – Datas, temas e horários – Dias 27/9 e 28/9: – 8h, Postura Profissional; 09h, Vivências/Atividades; e 10h, Acolhimento. Dias 4/10 e 5/10: – 8h, Auto-Estima; 9h, Atividades/Dinâmica; 10h, Reflexão. Dias 18/10 e 19/10: – 8h, Motivação; 9h, Vivências; e 10h, Reflexão/Encerramento.

Ministro Cassel entrega máquinas desfibradoras de sisal em Valente

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, participa nesta quinta-feira (16), em Valente (BA), do ato de entrega de 140 Máquinas Desfibradoras de Sisal. A entrega será realizada às 10h, na Casa da Cultura de Valente, na Rua José Linhares, 170, Centro. Os equipamentos serão destinados a organizações produtivas comunitárias dos municípios de Araci, Cansação, Conceição do Coité, Irecê, Jacobina, Monte Santo, Nova Fátima, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, Teofilândia e Valente, beneficiando diretamente mais de 3,6 mil agricultores familiares.

Antes do ato, a partir das 8h30, o ministro Guilherme Cassel visita a Batedeira Comunitária de Sisal e a Indústria de Tapetes e Carpetes da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb).

A entrega dos equipamentos é parte da estratégia de agregar valor à produção de sisal. Um Termo de Permissão de Uso firmado com a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) garante a posse dos equipamentos ao Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia (Codes Sisal).

As novas desfibradoras são resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Caixa Econômica Federal e o Governo da Bahia, que destinaram R$ 2,4 milhões para a produção e compra de equipamentos. O modelo, desenvolvido por José Faustino Santos, tem como principal diferença em relação às maquinas tradicionais o fato de evitar risco de mutilação. O equipamento também incorpora uma nova forma de processamento da folha, que evita esforços físicos por parte dos produtores. O primeiro protótipo do equipamento foi concebido em 1987.

A cultura do sisal está distribuída em uma área de 260 mil hectares e é fonte de renda para cerca de 150 mil famílias no Semiárido baiano. A Bahia responde por 94% da produção nacional.

Por: Assessora de Comunicação do Ministro Guilherme Cassel

PROJETO SOBRE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS AVANÇA NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM

Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, a partir das 14 horas, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, mais uma vez reuniram-se técnicos dos municípios de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Antonio Gonçalves, Filadélfia e Pindobaçu para discutir e avançar na formatação do Projeto de destinação de resíduos sólidos a ser efetivado em parceria com a CIMPOR.

Encontrava-se presente o Prefeito Paulo Machado, de Senhor do Bonfim, que se mostrou feliz ao saber que a Câmara de Vereadores de Pindobaçu aprovou também a Lei dos Consórcios, Lei esta que já haviia sido aprovada no município de Senhor do Bonfim. A aprovação da referida Lei pelos municípios que compõem o Território do Piemonte Norte do Itapicuru é fundamental ao crescimento da região.

Site: PMSB

PREFEITO DE SR DO BONFIM-BA MAIS UMA VEZ TENTA ARRANJAR CULPADOS PARA A SUA MÁ GESTÃO


Luiz César Meireles

Em intervenção ontem (14), ao jornal canal aberto, da rádio caraíba, o prefeito (PT) declarou que a culpa da má conservação dos ônibus que circulam na cidade é dos proprietários que os mantêm sucateados na frota.

Como já abordei anteriormente em outros artigos, o problema desse governo é de gestão, que não tem critério e nem competência na produção dos contratos firmados, para que efetivamente protejam a população de maus serviços prestados pelas empresas. O que tem que ser feito imediatamente é a revisão dos mesmos, colocando cláusula que obrigue aos proprietários a substituição da frota sucateada, por veículos novos, sob pena de perder o alvará. E em último caso, fazer licitação para novas empresas interessadas em explorar o serviço.

Dando continuidade à peça teatral, onde o prefeito é o produtor, diretor e protagonista, ele sugere reunião com setores da sociedade para debater o problema das empresas de transportes, esquecendo que é de exclusiva obrigação sua, administrar a cidade, resolvendo os problemas do município, que é o objeto do seu mandato.

Os bonfinenses já não mais acreditam nessas enfadonhas e midiáticas reuniões que nada resolvem e só servem para o alcaide fazer política e passar impressão à população de que está trabalhando.

Esse trágico acidente que aconteceu na BA em Itiúba, foi um aviso do que poderá vir a acontecer na nossa cidade, tanto com os ônibus de linha, como principalmente com os ônibus escolares, que fazem o transporte dos alunos da rede pública, os quais andam caindo aos pedaços; e por incrível que pareça, dirigidos por motoristas não habilitados, colocando em risco tanto os passageiros como os transeuntes.

Gostaríamos de salientar que a fiscalização desses ônibus poderá ser feita pelo Ministério Público, fato que daria muito mais credibilidade e eficiência.

Se algum acidente, porventura, vier acontecer, Deus ajude que não aconteça, iremos responsabilizar enfaticamente o governo municipal.

Desde o dia 07 de junho, data que colocamos o blog no ar, batendo record diários de acessos, temos feito críticas contumazes a essa desastrosa gestão e continuaremos a fazê-las quando necessário, sempre fiel aos princípios morais e éticos que nos acompanham desde berço, e com a liberdade de quem tem apenas a consciência para prestar contas.

Percebam que toda vez que fazemos uma crítica de algo ou de comportamento relativo ao alcaide, indicamos sempre, segundo meu ponto de vista, a solução para o determinado problema. O que evidencia que nossa intenção é de colaborar com o bem-estar e o conforto dos bonfinenses.

Luiz César Meireles

Homem que matou ex- mulher a golpes de facão é preso em Várzea do Poço



Apresentado na delegacia da cidade, Lando foi ouvido pela delegada, Bela Manuela Rodrigues de Araújo e em seguida, por motivos de segurança, foi tranferido para a Depol de Jacobina.


Em uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar foi preso na manhã de terça-feira, (14), José Lândio Bispo da Paixão, autor do crime bárbaro que chocou a Bahia, quando na oportunidade matou sua esposa, Claudiana Pereira dos Santos Bispo, a golpes de facão na cidade de Várzea do Poço a uma semana. Segundo informaçoes do sargento Jaguarací, comandante do DPM de Várzea do Poço, desde o dia do crime havia a informação de que o acusado encontrava-se escondido nas proximidades do povoado de Boa Esperança. Lando foi preso na casa da mãe ,onde, segundo informantes, a alguns dias estava passando as noites. O acusado não ofereceu resistência no momento da prisão.

Apresentado na delegacia da cidade, Lando foi ouvido pela delegada, Bela Manuela Rodrigues de Araújo e em seguida, por motivos de segurança, foi tranferido para a Depol de Jacobina, pois, segundo o Sgto, havia a possibilidade de linchamento, uma vez que, quando soube da prisão do acusado, uma boa parte da população se dirigiu para delegacia de Várzea do Poço clamando por justica. Em entrevista exclusiva ao radialista Emerson Santos, da rádio Jaraguar AM, o acusado disse que cometeu o crime porque achava que era traído por Claudiana, disse estar arrependido do que fez e pediu perdão pelo seu ato. Com ele foi apreendido também o facão usado no crime.



Emerson Santos.

Preso homem que estuprava a própria filha


Como desfecho de uma investigação que vinha sendo feita a mais de 3 meses por agentes da Polícia Civil de Jacobina, foi preso no bairro Vila Feliz, Manoel Benedito de Jesus Melo, mais conhecido como Nenêu de 35 anos, acusado de abusar sexualmente de sua própria filha de apenas 12 anos. Segundo o delegado circunscricional de Jacobina, Bel. Eduardo Brito , o crime foi denunciado pela própria esposa do acusado. Segundo ela , Nenêu abusava de sua filha a mais de um ano. Após a criança ser ouvida ,foi solicitado um laudo médico que comprovou que ela não era mais virgem. Após colhidas todas as provas necessárias foi decretada pelo Juiz da vara crime local a prisão preventiva do acusado, realizada na tarde desta segunda feira, (13). Já na carceragem , ao ser interrogado, Manoel confessou o crime e disse que se sentia atraído sexualmente por sua filha, segundo ele, pelas carícias que ela o fazia.Manoel Benedito encontra-se agora preso à disposição da Justiça.

Emerson Santos.

PRF CAPIM GROSSO RECUPERA MAIS UM CARRO ROUBADO‏


Em mais uma operação de combate a criminalidade, hoje (14/09/2010), às 10h15min, no KM 407 da BR 324 (proximidades do município de Nova Fátima), policiais rodoviários federais do Posto 02 (Capim Grosso), da Del. 10/04 abordaram o veículo GM/Corsa Classic, placa JPT - 2192 - BA, que estava sendo conduzido por João dos Santos
Oliveira, "João de Bega", 44 anos, lavrador, natural de Nova Fátima. Ao ser consultado o citado veículo, pelos sistemas INFOSEG e SERPRO, além do Detran - BA, foi verificada ocorrência de ROUBO/FURTO, datada em 06/07/2008, na cidade de Salvador - BA. Preso em flagrante, o condutor, juntamente com o veículo recuperado, foi encaminhado para a Depol de Nova Fátima, para as providências cabíveis.


ATT:
Insp. Lopes Júnior

Soldado que formou em no 6º BPM Sr. Bonfim comete suicídio em Feira de Santana


A Polícia Civil de Feira de Santana realizou nesta terça-feira (14), o levantamento cadavérico de Rogério Aires Lima Souza (foto), aluno a Soldado da Polícia Militar.
De acordo com a polícia, Rogério cometeu o suicídio no interior da Residência Universitária, localizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele se matou com um tiro na cabeça, deflagrado de um revólver calibre 38.


POR: Leitor do Blog

Dia Estadual da Vacinação anti-rábica



COMUNICADO


A Secretaria Municipal de Saúde informa a população bonfinense que adiaremos o Dia Estadual de Vacinação anti-rábica animal que aconteceria no dia 18 de setembro foi transferido para o dia 25 de setembro (sábado). Vacine seu animal de estimação nos postos fixos na Praça Nova do Congresso, Segundo Centro, Santo Dumont, Bonfim III, Barbosa Santos, Alto da maravilha e Gamboa.

Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva!

ASCOM

INSCRIÇÕES VESTIBULAR UNEB 2011


TEM INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA DIA 15 DE SETEMBRO AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DA UNEB 2011 QUE VÃO ATÉ O DIA 08 DE OUTUBRO. SÃO MAIS DE 4.300 VAGAS À SUA DISPOSIÇÃO NOS 30 DEPARTAMENTOS SEDIADOS PELO ESTADO DA BAHIA, DENTRE ELES O CAMPUS VII DE SENHOR DO BONFIM QUE TEM 168 VAGAS DIVIDIDAS NOS CURSOS DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ENFERMAGEM, ESCOLHA E CONQUISTE SUA VAGA. UNEB O MAIOR VESTIBULAR DO NORTE/NORDESTE. CURSOS AUTORIZADOS E RECONHECIDOS PELO MEC COM CERTIFICAÇÃO DE CREDIBILIDADE DE CURSOS ENTRE AS MELHORES UNIVERSIDADES DO PAÍS.

Carlos Alberto (Betinho)