segunda-feira, 20 de setembro de 2010

HOMICÍDIO EM CAPIM GROSSO

Um homicídio cometido na madrugada deste domingo, (19), comoveu a cidade de Capim Grosso. Robson Góis de Araújo, camelô, morador da Rua Otávio mangabeira, de 32 anos, foi morto a facadas pelo próprio irmão. Segundo informações de familiares, Samuel Góis de Araújo, de 29 anos, o agressor, passou a ter problemas mentais após um acidente de moto em que sofreu traumatismo craniano. Desde então ele ficou com sequelas que o deixaram com um comportamento agressivo, tendo inclusive que tomar remédios controlados. Por volta das 2h40min da madrugada deste domingo, (19), durante a discussão na praça da prefeitura de Capim Grosso, Samuel esfaqueou um rapaz, identificado como sendo Hebert Henrique Araújo da Silva, de 23 anos. Robson, seu irmão, vendo a cena tentou dominá-lo para que ele não matasse o rapaz e acabou sendo atingido com várias facadas pelo corpo, vindo a falecer no local. Vicente foi socorrido à unidade hospitalar da cidade com várias perfurações a faca e devido à gravidade dos ferimentos foi transferido para a cidade de Feira de Santana. Populares acionaram A Polícia Militar pelo 190 e uma guarnição comandada pelo sargento Agamenon efetuou a prisão do acusado em flagrante por volta das 3h da madrugada do domingo, o conduzindo para a delegacia local onde se encontra à disposição da Justiça.

Emerson Rodrigues

Aniversário da 54ª CIPM‏ em Campo formoso


Dia 17 de Setembro de 2010, a 54ª CIPM de Campo Formoso, comandada pelo Major PM Oto Antonio Lopes Cunha completou 8 (oito) anos de criação e passou a ser Companhia Independente em 17 de Setembro de 2002. Para comemorar foi feito desfile que contou com a presença do Coronel Everaldo Mendes (Comandante do CPRN), Ten.Cel. Salgado (Comandante do 6º BPM, em Bonfim), Prefeita de Campo Formoso Iraci Araújo e outras autoridades locais.

MANO maravilha notícias

JOVENS MORREM EM ACIDENTE NA REGIÃO DE JACOBINA


Ginaldo
No último sábado, (18), por volta das 18h30min, os jovens Ginaldo Sena Campos, 19 anos, e Mirailton Guedes de Oliveira, 16 anos, morreram em um grave acidente ocorrido na BA que liga as cidades de São José e Capim Grosso, numa perigosa curva conhecida como curva das sete cruzes. Os garotos estavam em uma motocicleta HONDA, de cor vermelha, placa JQS 0662, licença de Capim Grosso que se chocou com um caminhão de placa JNW 4124, licença de Jacobina, que retornava da feira da cidade de Capela. Segundo informações de parentes, os dois voltavam da cidade de Quixabeira para Vila da Praia, povoado de Várzea da roça, onde residiam, quando ocorreu o trágico acidente. Seus corpos foram enviados para o DPT de Jacobina para realização do serviço de Necropsia.

Emerson Rodrigues

Capacitação nivelou 26 odontólogos da rede municipal

Após dois dias de atividade, encerrou-se neste fim de semana o curso de odontologia realizado no Hotel Vitória. A atividade promovida em parceria entre a 28º Dires e o CTA/SAE, ao cumprir o objetivo de aperfeiçoar 26 profissionais no manejo do paciente de HIV/AIDS elevou também o nível de atendimento da rede municipal de saúde à sua clientela.

O treinamento foi ministrado pelo coordenador do Serviço de Odontologia do Cedap, Dr. Samir Resack Dahia e pelo dentista do Cedap Dr. Edgard Martins da Silva Neto – ambos assessores/ monitores do Ministério da Saúde no Estado da Bahia, do Curso de Extensão para profissionais de odontologia em DST/AIDS. Eles avaliaram que a saúde bucal dos bonfinenses está nas mãos de profissionais comprometidos com seu trabalho.

ASCOM

Bahia deverá testar nova carteira de identidade


A Bahia é um dos cinco estados brasileiros selecionados, além do Distrito Federal, para implantar o projeto piloto de implantação da nova carteira de identidade, batizada de registro de identificação civil (RIC). Apenas duas unidades federativas devem ser escolhidas, e a Bahia é forte candidata. A emissão da nova identidade terá início em 1º de dezembro, e a previsão do Ministério da Justiça é que sejam expedidos 100 mil cartões no lançamento, número que deve chegar a dois milhões ao longo de 2011. Além da Bahia, foram indicados como estados candidatos a receber o projeto Alagoas, Maranhão, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Distrito Federal. De acordo com Priscila Foscia, papiloscopista e assessora do Instituto Nacional de Identificação do Departamento da Polícia Federal em Brasília, a Bahia e o Distrito Federal deverão ser os primeiros dalista a implantar o projeto.

A Tarde

Jovem perde dedo ao manusear em motor de veículo

Na manhã de sábado (18/09), o jovem Marcos Douglas, perdeu o seu dedo polegar esquerdo, quando efetuava uma lubrificação no motor de um veículo, e seu dedo teria tocado a hélice do motor, ele chegou a ser socorrido pelo SAMU ao HDAM, e foi posteriormente transferido para Juazeiro.

MANO maravilha notícias

Homem encontrado caído apresentando várias facadas

Por volta das 08h05min da manhã de domingo (19/09), populares acionaram o SAMU, uma vez em que havia sido encontrado um homem identificado por DEOCLÉCIO SEBASTIÃO DA SILVA, 44 anos, que estava caído nas imediações da Rua Alberto Torres, apresentando vários ferimentos no rosto e no abdômen causados a golpes de arma branca tipo faca.
A vítima contou no HDAM, que se encontrava em um bar, e um outro homem passou a enciumar de uma mulher, gerando a tentativa de homicídio, ele conseguiu correr, mas de acordo com informações ele encontrava-se alcoolizado vindo a cair e lá permaneceu até o resgate.

MANO maravilha notícias

Ancião espancado é encontrado caído no quarto

Por volta das 22h35min de domingo (19/009), familiares conduziram até o HDAM, o senhor Manoel A.S, de 88 anos residente no centro de Bonfim.
Informações que o ancião mora sozinho em um quarto, e só foi socorrido porque familiares sentiram sua falta e resolveram procurá-lo, e se depararam com o mesmo caído ao chão de seu quarto apresentando vários hematomas pelo corpo, a polícia e a família acreditam que o senhor Manoel tenha sido vítima de ladrões, e que ele pudesse estar caído desde a última sexta-feira (17/09), pelo menos naquela casa de saúde não foi informado a falta de algum objetos ou dinheiro, a família deverá procurar a delegacia de polícia para o registro do fato.

MANO maravilha notícias

Mulher de 70 anos morre queimada encima de sua cama

Um triste acidente aconteceu na noite de domingo (19/09), no município de Pindobaçu, informações que a senhora ANATALICE MARIA DE JESUS, de 70 anos, que residia na Travessa Boa Ventura centro de Pindobaçu, havia sido encontrada com seu corpo totalmente queimado, e sobre o lastro da cama na qual ela dormia.
Outra informação extra-oficial, diz que a senhora teria acendido uma vela como de costume para orações e o fogo teria tomado o colchão. Ela encontrava com a perna direita para o alto já próximo ao canto da cama, a vítima tinha parte de sua perna direita amputada e o pé esquerdo também amputado.
O corpo da senhora ANATALICE foi levado ao IML de Senhor do Bonfim onde foi necropsiado e posteriormente liberado.

MANO maravilha notícias

Afogamento em Andorinha

Por volta das 15h30min de sábado (18/09), populares encontraram o corpo da senhora TANIA FRANCISCA DA SILVA, de 35 anos, morta em um poço no povoado de ABOBORA, zona rural de Andorinha, seu corpo foi levado ao IML de Senhor do Bonfim.


MANO maravilha notícias

Dois jovens morrem em acidente com moto na BR-407


Reilton

Duas motocicletas se chocaram às 22h40min deste domingo (19), na BR-407, próximo a Barracas distrito do município de Ponto Novo. Os dois condutores dos veículos morreram sendo que um corpo foi levado para cidade Capim Grosso e outro para o hospital N. Sª.Fátima em Ponto Novo.

Segundo informações da Polícia Militar, a moto tipo CG 150 Honda, de placa NTO 5900, licença de Pedras Altas, conduzida por Creone Ferreira Souza, de aproximadamente 22 anos, residente na zona rural de Caem , tendo como carona W.A.S de 17 anos, colidiu frontalmente com a moto tipo CG 125, placa NGU 7857, licença de Mineiros GO, que tinha como motorista Reilton de Oliveira Evangelista, de 14 anos, residente em Pedras Altas, distrito de Capim Grosso.
A causa do acidente ainda não foi identificada. Os dois rapazes que conduziam as motos morreram, enquanto que o carona W.A.S, de 17 anos sofreu ferimentos leves.

Por : Marcos Cleyton -DRT 7283/DF / Itapicuru FM
Foto: Emerson Rodrigues

DELEGACIA PRF 10/04 RECEBE MAIS UMA VIATURA 0 KM‏


Considerada uma das melhores a Delegacias da Polícia Rodoviária Federal do Brasil, a Del. 10/04 - Sr. do Bonfim - BA, foi contemplada com mais uma viatura 0 km, desta vez o GM/BLAZER ADVANTAGE, modelo 2011. Esta contemplação é fruto dos ótimos resultados obtidos pela 10/04,principalmente no combate a criminalidade e redução de acidentes.
A Delegacia 10/04 conta agora com 08 viaturas para cobrir 318 KM's
de extensão, nas BR's 407 (Juazeiro - Capim Grosso), e 324 (Capim Grosso - Riachão do Jacuípe), sendo elas:

02 BLAZER´s
01 RENAULT MEGANE 2.0
01 ASTRA
01 ZAFIRA
01 CAMINHÃO GAIOLA (apreensaõ de animais)
01 SPRINTER (Resgate)
01 PÁLIO despadronizado (ADMINISTRATIVO)

ATT:
Inspetor Lopes Júnior

Acidente envolvendo caminhão de romeiros deixa 4 mortos e 32 feridos


Até o inicio da tarde deste domingo, duas vítimas receberam alta e as demais, sendo 21 de Conquista e o restante nos outros municípios, estão sendo monitoradas, informou a secretária de Assistência Social de Barra do Choça, Anésia Rocha.

Na manhã deste domingo (19), por volta das 07h30 um acidente envolvendo um caminhão F-4000 que transportava 36 romeiros capotou, depois de faltar freios e bater num barranco na região de Anagé, município do sudoeste do estado. A região onde ocorreu o acidente é conhecida como Serra dos Pombos.

O caminhão levava os romeiros de Barra do Choça para Bom Jesus da Lapa, quatro deles morreram na hora e os demais feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e levadas para Hospital de Vitória da Conquista, Barra do Choça e Anagé.

A estudante Renata Teles Azevedo de 12 anos; a dona de casa Maria Elder dos Anjos, de idade não informada, além de duas mulheres - uma identificada apenas como dona Lilia - morreram no acidente.

Até o inicio da tarde deste domingo, duas vítimas receberam alta e as demais, sendo 21 em Conquista e o restante nos outros municípios, estão sendo monitoradas, informou a secretária de Assistência Social de Barra do Choça, Anésia Rocha. "A maioria está fora de perigo, porém temos alguns em estado que inspira cuidados", emendou.

O grupo saiu de Barra do Choça, por volta das 4 horas, com destino a Bom Jesus da Lapa, para participar da Festa de Nossa Senhora da Soledade, evento que sucede a tradicional romaria em louvor ao padroeiro do município.

Da redação

Curso de arbitragem em Campo Formoso


foto google

A Federação Baiana de Futsal está promovendo um curso de arbitragem em Campo Formoso, entre os dias 27 de setembro a 11 outubro, no Ginásio Municipal de Esporte a partir das 19:00 horas. Os interessados devem fazer as inscrições na Secretaria Municipal de Educação no Departamento de Esporte e pagar uma taxa de 50,00 reais.

O Departamento de Esporte ainda ressalta que as 30 primeiras inscrições receberão o material do curso, e os 03 primeiros colocados serão automaticamente vinculados à Federação Baiana de Futsal. As vagas são limitadas.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campo Formoso
Campo Formoso Notícias

Univasf abre inscrições para estágio em Administração

A Pró-reitoria de Integração (Proin) abre inscrições de 20 a 22 de setembro para seleção de estagiários. São duas vagas destinadas a estudantes do curso de Administração da Univasf. Os interessados devem se inscrever na Proin/Dacri, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Os candidatos devem estar cursando entre o 4º e o 8º períodos do curso.

A seleção será realizada em duas etapas, englobando análises de currículo, histórico escolar, carta de intenção e entrevista. Os selecionados serão contratados para carga horária de quatro horas diárias, pela manhã ou tarde, totalizando 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 496,00. O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no link http://www.univasf.edu.br/temp/arquivo-n566.pdf


Geraldo José

PROGRAMA DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPICOS

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Assistência Farmacêutica promoverá oficina no dia 22/09, das 08h00min ás 16h00min no CAPS (1), com pacientes do CAPS-AD, CAPS RENASCER e comunidade, tendo como objetivo sistemático expandir o conhecimento das pessoas á maneira correta de usar as ervas quanto para estimular a geração de trabalho e renda para usuários e pessoas da comunidade que pode ser uma boa fonte de renda. Durante a oficina, os participantes terão acesso a conhecimentos básicos sobre alguns problemas de saúde mais freqüentes na população e que podem ser cuidados com plantas medicinais, além de como se prevenir desses problemas. “E também terão informações de como é importante compreender a relação saúde-doença-meio ambiente”.
O trabalho realizado através da oficina visa ainda estimular a formação do Horto Medicinal nos quintais além da conservação do Horto Comunitário de Hortaliças e a percepção de inclusão social e desenvolvimento da agricultura familiar com a diminuição dos gastos, através do cultivo de plantas e hortaliças. A oficina une conhecimentos da ciência e sabedoria popular para dar dicas de cuidados no cultivo e no uso das plantas, também para fins fitoterápicos, ensinando assim a aproveitar todas as propriedades dessas que podem ser usufruídas de maneiras distintas e benéficas para a saúde e bem-estar do homem.

Local: CAPS RENASCER
Data: 22/09/2010
Hora: 08h00min ás 16h00min

PRF PRENDE CONDUTOR DIRIGINDO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL‏

Em Senhor do Bonfim, km 114 da BR 407, às 16h53min do dia 19/09/2010, foi
preso JORGE VALDO FREITAS DA SILVA, 35 anos, condutor do veículo FIAT/UNO,
placa JLV 8042/BA, por DIRIGIR SOB A INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL. Ocorrência
encaminhada à Polícia Civil de Senhor do Bonfim.

PRF - BONFIM

Acidente fatal tira vida de bonfinense próximo a Tanquinho

Em Senhor do Bonfim, km 134 da BR 407, às 00h30, do dia 18/09/2010 ocorreu uma colisão frontal entre um caminhão M. Benz/L 1620 do município de Parambu-CE, placa JFQ 3758 conduzido pelo SR. Francisco Jose Soares, 46 anos, e um GM/Corsa placa KJD 2299 do município de Senhor do Bonfim, tendo como condutor o Sr. Henrique de Souza Silva, 24 anos.
O sr. Henrique foi socorrido pelo SAMU para o hospital regional, mas não resistiu aos
ferimentos, vindo a óbito.

PRF - BONFIM

POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE TINHA MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO

Em Senhor do Bonfim, km 125 da BR 407, às 15h30, do dia 17/09/2010 foi preso WALTER ALEXANDRE DE LIMA, 33 anos, passageiro do veículo FIAT/PALIO, placa MVY 0696/BA, por ter um mandado de prisão em aberto.
Ocorrência encaminhada à Polícia Civil de Senhor do Bonfim.

PRF - BONFIM

PROJETO PRESERVE O MEIO AMBIENTE E AJUDE A MANTER A VIDA!


SLOGAN: “Doe Sangue, Plante essa idéia!!!!”.

OBJETIVO: Sensibilizar a população para a importância da Doação de Sangue e a Preservação do Meio Ambiente.


AÇÕES: - Divulgação através de rádios, TV local;
- Entrega de mudas de plantas aos doadores que comparecerem na unidade no período da Campanha;


PERÍODO: 20 A 24 DE SETEMBRO DE 2010


MATERIAL: - mudas de plantas,
- placas de identificação da Campanha;
- cartucho colorido;
- papel vergê;
- papel celofane;
- papel adesivo;
- fitilho;
- palito de churrasco.

PARCERIA: * 28ª DIRES
* Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Senhor do Bonfim
* Curso Ciências da Natureza – UNIVASF- Campus Senhor do Bonfim
* Curso Engenharia Ambiental – UFSCAR – Campus Senhor do Bonfim
* ONG – Planeta ECO
* Rádio Caraíba AM
* Rádio Rainha FM

JUIZ ELEITORAL DÁ PUXÃO DE ORELHA NO PREFEITO DE BONFIM


*Josemar Santana

No Comentário Jurídico Semanal feito para o Programa Canal Aberto, da Rádio Caraíba de Senhor do Bonfim e distribuído para BLOGS de notícias da região foi abordado por mim o caso da retirada de propaganda política de candidato a deputado estadual adversário do candidato apoiado pelo prefeito de Senhor do Bonfim, no dia 7 de setembro, quando cavaletes foram recolhidos ilegalmente de ruas do roteiro do desfile cívico da Independência do Brasil.

O Comentário, realizado no dia 10 de setembro, interpretava o art. 37, da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), citando os locais e as formas de propaganda eleitoral proibida, bem como as permitidas, sem dizer quem tinha razão e quem não tinha, deixando que os ouvintes fizessem o seu próprio julgamento.

Ao final do Comentário foram citadas decisões dos Tribunais (TSE e STF) que consideram ilegais as regulamentações de Administrações Municipais sobre Propaganda Eleitoral, reafirmando a competência do TSE-Tribunal Superior Eleitoral, outorgada pela Constituição e consubstanciada em legislação ordinária.

A Câmara de Vereadores de Campinas (MT) aprovou Projeto de Lei que proíbe a Propaganda Eleitoral em logradouros públicos, causando a revolta de candidatos, que em consulta ao TRE daquele Estado ficaram sabendo que a Propaganda Eleitoral está definida em Lei Federal e que não compete ao Município editar normas regulativas sobre o assunto.

No último dia 17, aqui em Senhor do Bonfim, o Juiz da 45ª Zona Eleitoral baixou a Portaria nº 01.09/2010-ZE, definindo “procedimentos para fins de fiscalização e exercício do poder de polícia referente à propaganda eleitoral.”

No inciso I, do artigo 1.º, da referida Portaria, fica claro que o Município pode intervir na propaganda eleitoral, tanto quanto os partidos políticos e coligações, por meio de representações ou comunicações ao JUIZO ELEITORAL, não podendo, portanto, atuar diretamente na retirada de propaganda considerada irregular.

Diz o texto do artigo 1.º da Portaria 01.09/2010-ZE:

“Art. 1.º. Autoriza o Sr. Chefe do Cartório Eleitoral e os Senhores Oficiais de Justiça à disposição desta Zona que adotem as providências abaixo indicadas, de ordem do Juiz Eleitoral, sob a supervisão do Chefe do Cartório:

I – em caso de RECLAMAÇÕES ou COMUNICAÇÕES feitas por PARTIDOS POLÍTICOS, COLIGAÇÕES ou pela PREFEITURA MUNICIPAL, relacionadas a propaganda eleitoral irregular, deverá O Sr. Chefe do Cartório entregar cópia do referido documento, imediatamente, ao Oficial de Justiça escalado, para que diligencie, no mesmo dia, no local indicado na representação ou comunicação, certificando o quanto constatado, de acordo com o formulário padrão (Termo de Vistoria – Anexo I);” (destaquei as palavras em maiúsculas).

Segundo o Inciso II do referido artigo, somente depois de verificada “de modo claro e evidente” a irregularidade da propaganda, deverá o Sr. Chefe do Cartório expedir notificação ao representante do candidato, partido ou coligação, para que providencie a sua retirada no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, como estabelece o art. 40-B, parágrafo único, da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

Não atendida a NOTIFICAÇÃO, O Sr. Chefe do Cartório adota as providências de recolhimento e apreensão da propaganda irregular e, na hipótese de reincidência, o Juízo Eleitoral adotará as providências legais junto à Procuradoria Regional Eleitoral.

Sem alarde e agindo no estrito cumprimento do dever legal, o JUIZ ELEITORAL de Senhor do Bonfim, ao baixar a PORTARIA 01.09/2010-ZE, dá um verdadeiro puxão de orelhas no prefeito de Senhor do Bonfim, que agiu naquela oportunidade, de modo “truculento e autoritário” como disse o candidato prejudicado.

*Josemar Santana é jornalista e advogado