quarta-feira, 22 de setembro de 2010

III ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

“Juventude em Ação, Gerando Transformação”

COMPROMISSOS DA JUVENTUDE

Somos 300 Jovens, do campo e da cidade, vindos e vindas de 26 municípios (Andorinha, Antonio Gonçalves, Caém, Cansanção, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Mirangaba, Monte Santo, Ourolândia, Ponto Novo, Pindobaçú, Queimadas, Quixabeira, Sr. do Bonfim, Saúde, São José do Jacuípe, Santa Luz, Serrolandia, Várzea Nova, Várzea do Poço e Valente). Somos militantes de 15 Organizações Sociais que ousamos erguer o III ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE na paróquia São Gonçalo do Amarante - Caem/BA, em sintonia com a 31ª MISSÃO DA TERRA da diocese de Bonfim.

Com os nossos clamores denunciamos que:


* A crise social, política, econômica, energética e ambiental é conseqüência do sistema capitalista em sua fase neoliberal;
* A concentração dos meios de comunicação e seu uso como instrumento de alienação e incentivo ao consumismo e individualismo;
* O agrohidronegócio e as empresas mineradoras saqueiam as comunidades e os territórios camponeses;
* Há pouca gente com muita terra e muita gente sem terra, condenando milhões de pessoas a pobreza, principalmente nas periferias das cidades;
* A violência extermina a juventude;



A partir do nosso debate anunciamos:

* A necessidade da juventude se organizar;
* Que queremos viver no campo, mantendo nosso jeito de ser, por isso temos de construir políticas públicas que garantam educação, trabalho, saúde, cultura, lazer etc;
* A agroecologia como um instrumento de ruptura do atual modelo na agricultura;
* Um plano camponês com base na agroecologia, cooperação, vida comunitária, formação política ideológica e luta;
* A necessidade de viver novas relações sociais de gênero em nossas organizações;
* A necessidade da democratização dos meios de comunicação social;
* A necessidade de assumirmos o protagonismo nos movimentos sociais;



Com a nossa rebeldia e a memória subversiva da luta dos povos, nos comprometemos a:

* Continuarmos nos organizando no campo e na cidade;
* Contribuir com a construção de um Projeto Popular, em vista da transformação da sociedade;
* Fortalecer as lutas da classe trabalhadora camponesa e urbana;
* Construir soberania alimentar e energética dos povos;
* Cuidar do Planeta Terra - Gaia;
* Assumir a luta pela Reforma Agrária;
* Fazer práticas agroecológicas e autônomas no campo da produção e da comercialização e manter a identidade dos modos de vida camponês;
* Construir novas relações sociais de gênero;
* Cultivar a mística, os princípios e os valores humanistas;
* Construir nossos próprios meios de comunicação social;



Somos jovens em movimento, sendo sinal de esperança e vitalidade. E que ninguém duvide da capacidade da juventude.


Juventude das Pastorais e Movimentos Sociais
Presentes no Terceiro Acampamento da Juventude

Indignação: Leitor protesta contra violência em Bonfim

Caro Neto,

Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog, ele tem sido um meio de deixar informados aqueles que hoje moram fora da minha “querida Bonfim”, trazendo notícias da cidade e região.

O motivo do meu contato é demonstrar minha indignação com um fato ocorrido ontem (terça-feira) com meu pai, o Sr. José Ângelo Bartilotti, conhecido popularmente por Bartilotti. Ao voltar para casa, ele foi abordado por dois elementos nas proximidades do Índio Motos, que o roubaram e não satisfeitos o espancaram, deixando-o com vários hematomas pelo corpo – braço quebrado, supercílio cortado, arranhões e etc. – tendo ele que vir para Salvador fazer cirurgia no braço.

É preciso haver uma discussão com a crescente criminalidade que tem ocorrido na cidade. Hoje, as cidades interioranas estão ficando cada vez mais violentas, perigosas e isso nos deixa preocupado.

Eu particularmente, que busco minha paz ao ir para Bonfim, afirmo que não tenho mais tranqüilidade de andar na cidade, ainda mais com o fato ocorrido.

Peço que a população cobre e leve a mesa dos políticos essa discussão. O que fazer para conter criminalidade na cidade, drogas e etc.


Att:

Ângelo Bartilotti

EXCLUSIVO: DOIS TRAFICANTES SÃO MORTOS EM TROCA DE TIRO COM POLÍCIA




Por volta das 14h35min de hoje (22/09), a polícia civil de Bonfim sob o comando do Bel. Delegado Dr. Felipe Nery e os coordenadores do SI de Bonfim, com os demais investigadores, vinham realizando monitoramento de um traficante já conhecido da polícia, identificado por “CEARÁ”, de acordo com Dr. Felipe ele era um dos maiores responsáveis pelo tráfico de drogas no município.
Na abordagem que aconteceu na rua ao lado do segundo centro de saúde nas casas populares, depois de sair da casa aonde vinha morando a pelo menos três meses, CEARÁ e um homem identificado por “GENIVALDO SOUZA SILVA” vulgo "VAL", ocupantes do veículo Strada prata, placa NIF 0778 licença de Juazeiro – Bahia, reagiram a voz da polícia e sacaram uma arma de fogo e a polícia abriu fogo contra os dois, que faleceram no local, foram contados por nossa equipe cerca de 12 tiros de metralhadora ponto 40.
Dentro do veículo foi encontrada grande quantidade de cocaína, balança de precisão e maconha, ainda de acordo com Dr. Felipe Nery, o veículo Strada é o mesmo utilizado pelos assaltantes da loja Ponto Frio em Senhor do Bonfim no início do mês.
Os corpos foram levados ao IML de Bonfim, de onde deverão ser encaminhados ao IML de Juazeiro.

Informações da polícia que o motorista GENIVALDO SOUZA SILVA, responde por homicídio, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo, na comarca de Campo Formoso, sua mãe Maria Carmilda de Souza, responde por porte ilegal de arma de fogo em Juazeiro - Bahia, e seu pai Celestino José da Silva, responde por tráfico de drogas.

MANO maravilha notícias

O clima esquentou noite passada na câmara de vereadores de Bonfim


Numa noite que teve de tudo um pouco na câmara de vereadores de Bonfim, desde moção de homenagem pela passagem de um ano como âncora de Augusto Gomes no programa Pega-fogo, da rádio Rainha Fm, cobranças por parte de moradores que invadiram as casa novas situadas no bairro Bonfim III, que temem despejo por parte da prefeitura, houve também entrega de placa em homenagem a mãe de professora Márcia do colégio das Sacramentinas até o momento em que era discutida a redução do tempo de espera nas filas de bancos em Bonfim, projeto do vereador Laércio Muniz.
Quando no uso da palavra o vereador Helson de Carvalho, teria dito que alguns vereadores se escondem para não atenderem o povo, e que em ano de política querem se aparecer, disse ainda que era preciso discutir as filas em INSS, supermercados, e que em Bonfim existem vários caixas de auto atendimento, o que poderia evitar as grandes filas nas agências de maneira especial a do Banco do Brasil, palavras essas que gerou indignação por parte de outros dois vereadores que pediram o uso da palavra sendo eles, vereador Gerivaldo Sampaio, que em sua fala disse, que em orgãos como INSS, ou até mesmo supermercados ou postos de saúde, não existe fins lucrativos para os funcionários, o que acontece em agências bancárias que lucram bilhões de reais, de acordo como vereador, que disse também que ao fazer o uso da palavra o vereador Helson de Carvalho teria mesmo que defender pela não redução do tempo nas filas, porque seus patrões posteriormente irão ouvi-lo defendendo a instituição e iria ficar de boa com seus patrões. E finalizando sua palavra o vereador Gerivaldo Sampaio votou a favor da redução do tempo de espera nas filas dos bancos.
Posteriormente o vereador Laércio Muniz pediu o uso da palavra e também defendendo a redução do tempo nas filas, provocou o vereador Helson de Carvalho ao citar a palavra “gerentezinho qualquer”, houve um breve momento de desentendimento entre os dois vereadores, que só não entraram em vias de fato por que o radialista Ivan Silva da Rádio Caraíba interveio segurando o vereador Helson de Carvalho, que partia em direção do vereador Laércio Muniz.
O presidente João Carlos (Biro – Biro), colocou ordem na casa, mas houve indignação por partes de outros vereadores como Gilberto Pires que alegou que em outra ocasião menos ofensiva que a que se passava ali, teria sido expulso do plenário, cobrava atitude mais enérgica do presidente da casa.
Os ânimos afluíram na noite dessa terça-feira (21/09), na casa legislativa de Bonfim com quebra de decoro parlamentar, coisa que ultimamente não vinha acontecendo naquela casa.

Decoro é sinônimo de "brio, dignidade moral, honradez, nobreza", ou ainda, "decência, respeito a si mesmo e aos outros".


MANO maravilha notícias

ACIDENTE EM ITIÚBA MATA DUAS PESSOAS

Por volta das 17h00min, de terça (21/09), uma colisão frontal entre uma moto CG Honda, de cor vermelha, placa JOJ 5743, licença de Saúde - Bahia, que era conduzida por Valdir de Oliveira Nascimento, colidiu com um veículo F1000, de cor prata, placa JSM 0454 licença de Filadélfia-Bahia, cujo pancada no veículo foi toda no lado do passageiro Joseilson da silva Nascimento, que não resistiu aos ferimentos e também faleceu.
O fato ocorreu nas imediações do povoado de Covas interior de Itiúba, os corpos das vítimas foram levados ao IML da cidade Juazeiro, para necropsia.

MANO maravilha notícias

Pastor é acusado de tentar estuprar adoslecente após batismo em Itapetinga

Populares acionaram a Polícia Militar por volta das 11h da manhã do domingo (19) informando que uma adolescente havia chegado chorando e em total desespero em um bar denominado “Forró do Candeeiro”, em Itapetinga.

Os policiais Militares se deslocaram para o local informado, ao chegar identificaram à jovem como sendo F. de J. C. 17 anos, moradora da Nova Itapetinga.

A adolescente se encontrava extremamente emocionada, dizia que acabara de ser batizada no Rio Catolé por um dito Pastor de inicial "J”, de uma pequena Igreja localizada na Travessa Porto Alegre, Nova Itapetinga.

Ela informou que após o batismo de várias adolescentes o suposto pastor se prontificou a deixar todas em suas casas: “ele foi deixando todas em casa e me deixou por último, pedi para ficar na casa de uma amiga e ele me falou que só me deixaria descer na minha casa. Repentinamente ele mudou a direção do veículo e saiu sentido o Bairro Américo Nogueira.

Ao chegar em um local bem distante ele começou a me perguntar se eu tinha namorado, respondi que sim, ele perguntou se mantínhamos relações sexuais e eu também confirmei, logo ele falou que sentia desejo por mim e que também queria transar comigo, que se eu não deixasse que ele contaria para todo mundo na igreja e para os meus pais que eu não era mais virgem.”

A adolescente ficou praticamente aterrorizada com as investidas do suposto “Pastor”, para ela o momento de batismo foi o mais especial de sua vida, onde tudo seria transformado e assustadoramente logo após isso passou a sofrer o assédio do homem à qual ela depositava total confiança.

Com o carro em movimento “J.” continuou a se insinuar para a adolescente e ao tentar uma investida mais agressiva contra a menina ela conseguiu abrir a porta do veículo e se jogou em meio ao mato, fugindo desvairadamente e em desespero.

F. conseguiu chegar a um bar conhecido como “Forró do Candeeiro”, no bairro Américo Nogueira, e pediu ajuda. Os populares que lá se encontravam ligaram para a PM que conduziu a jovem até a delegacia de Polícia.

Informações do Itapetinga Agora

TSE prorroga prazo e eleitor pode tirar segunda via de título até dia 30

Os eleitores que ainda não pediram a segunda via do título para votar nestas eleições têm até o dia 30 de setembro para fazer o pedido para a Justiça Eleitoral. A prorrogação do prazo foi decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão plenária da noite desta terça-feira(21).

O prazo anterior terminava na próxima quinta-feira (23), mas os próprios tribunais regionais eleitorais entenderam que a prorrogação seria melhor tanto para a Justiça Eleitoral quanto para os eleitores, “que acabam deixando tudo para última hora”, segundo o relator do pedido, ministro Aldir Passarinho Junior.

“Os cartórios têm recebido muita demanda e é de bom alvitre prorrogar o prazo por mais uma semana”, disse o presidente da corte, Ricardo Lewandowski. Apenas este ano, cerca de 2 milhões de brasileiros já pediram a segunda via do documento eleitoral. Para atender à grande procura, cartórios de vários estados e do Distrito Federal fazem plantões nos fins de semana.

Fonte: Agência Brasil

Zona Rural de Itiúba reclama da falta de médicos e de professores

A Educação de Itíuba vive um dos piores momentos da história e a maioria os professores concursados em 2010 não são convocados.
A comunidade de Cacimbas no Município de Itiuba se considera esquecida pela atual gestora do município Cecília Petrina (PT). Eles reclamam da falta de profissionais das áreas de educação e saúde.
O quadro de professores do município é insuficiente, desde o inicio do ano letivo os alunos sofrem pela falta de professores. Eles não receberam o livro didático que o Governo Federal oferece gratuitamente em todo o país, e a merenda escolar quando tem é de péssima qualidade. No último concurso público realizado esse ano foi chamado um número pequeno de profissionais para que assim possam se manter as pessoas contratados. Há uma grande quantidade de profissionais de outras cidades que foram aprovados no concurso e se sentem desprezados pela administração.
Para pagar aos contratados a Secretaria de Educação, usa o contracheque de alguns concursados, lançando como hora extra e esses funcionários se responsabilizam em repassar ao contratado a quantia de R$ 400, sendo que o salário base é de R$ 510.
Os diretores das escolas estão sobrecarregados e ausentes nas unidades escolares. Os profissionais são mal remunerados, e o salário é o mais baixo da micro região. As comunidades rurais são as mais prejudicadas nessa situação.
Da: redação CN http://www.calilanoticias.com/v2/index.php?vez3=83&vez=texto.php&vez2=5928

Bairro Novo Horizonte recebe atenção do Governo Municipal


Entre as ações de urbanização da Secretaria de Infra-Estrutura de Senhor do Bonfim está em curso esta semana o tratamento em cascalho e terraplenagem das principais ruas do Bairro Novo Horizonte. De acordo com a secretária Auzeneide Nunes: “Por enquanto o bairro está incluído na agenda de manutenção da cidade”. Mas está previsto que o Novo Horizonte terá algumas de suas ruas pavimentadas. “Para isto serão destinados recursos de emendas parlamentares conseguidas em Brasília pelo Prefeito Municipal” – concluiu a titular da Infraestrtura.

ASCOM

Prefeito Paulo Machado vai à Caixa e garante mais 150 casas para Bonfim

Acompanhado da secretária Auzeneide Nunes, da Infra-Estrutura, e do assessor-chefe da Secretaria de Assistência Social, José Bartilotti, o prefeito Paulo Machado, entregou no final da tarde de ontem (dia 20) ao gerente da Caixa Econômica Federal, Antonio de Deus, as pastas de mais 150 famílias que serão beneficiadas, dentro do Projeto Pro-moradia, com casas dentro do programa Minha Casa Minha Vida.

Já são 800 – As casas serão construídas próximo ao Terminal Rodoviário, e os contratos individuais serão assinados conjuntamente já na próxima semana, pela Caixa e pelos futuros mutuários. Com esse lance, administração municipal chega ao número de 800 casas que serão disponibilizadas à população bonfinense.

ASCOM