quarta-feira, 29 de setembro de 2010

STF suspende análise de exigência de dois documentos para votar

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento de ação sobre a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos para votar no dia da eleição devido a um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Ele disse que pretende levar o processo novamente ao plenário nesta quinta-feira (30).
A obrigação foi questionada pelo PT em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI). A determinação de apresentar dois documentos na hora de votar foi fixada pela minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado.
A suspensão do julgamento aconteceu quando já havia maioria pela derrubada da exigência. O placar era de 7 a 0. Já haviam votado pela derruba da exigência os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Ayres Britto, além da relatora do processo, Ellen Gracie.
Um dos objetivos da adoção da regra era promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.
Os documentos oficiais previstos na norma para comprovação de identidade, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
Certidão de nascimento e de casamento não será aceita. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral.


Débora Santos e Fábio Tito
Do G1, em Brasília

USUÁRIO DE DROGAS PRESO ROUBANDO LIXEIRA


FOI CONDUZIDO A DEPOL DE SENHOR DO BONFIM PELA EQUIPE DO SI, O NACIONAL VALERIO PEREIRA SILVA NUNES, VICIADO EM CRAK, POR TER FURTADO:
UMA LIXADEIRA;
DUAS PISTOLAS DE PINTAR CARRO;
CRAVEJADOR E DUAS LATERNAS, CONFORME OCORRÊNCIA 3185/2010.

SI.

Rede Estadual de ensino faz paralisação nesta quinta-feira (30)

Em assembleia realizada em março, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) decidiu paralisar as aulas nos 417 municípios da Bahia nesta quinta-feira (30). O protesto é uma luta para conquistar o pagamento da Unidade Real de Valor (URV).

Não haverá manifestação, como estava previsto inicialmente. As comitivas do interior - que na verdade é que dão suporte para o sucesso nas manifestações ultimamente - não poderão se deslocar à capital em virtude estarmos praticamente na véspera das eleições para a Presidência da República, ao Senado, à Câmara de Deputados, e à Assembleia Legislativa.

*Informações da Assessoria da APLB

RESULTADO DA ENQUETE PIOR ATENDIMENTO BANCÁRIO

Perguntamos aos nossos leitores, “Na sua opinião, qual banco oferece pior atendimento em Bonfim?”, e o resultado com a votação iniciada na manhã de segunda-feira (20) e encerrada na noite de sexta-feira (24), com o total de 249 votos foi o seguinte:

Banco do Brasil 109 (43%)

Banco do Nordeste 11 (4%)

Bradesco 89 (35%)

Caixa Econômica Federal 32 (12%)

SICOOB 8 (3%)


MANO maravilha notícias

Bancários entram em greve a partir desta quarta-feira (29)


Os bancários decidiram que vão paralisar as atividades por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta terça-feira (28) no Ginásio de Esportes, nos Aflitos, e já vale para esta quarta (29).

Eles reivindicam reajuste salarial de 11%, porém a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece 4,29% à categoria.

PRF CAPIM GROSSO RECUPERA MAIS UM CARRO ROUBADO‏


Terça-feira (28/09/2010), às 22h30min, em mais uma operação de combate à criminalidade, Policiais Rodoviários Federais do Posto 02 (Capim Grosso), da Delegacia 10/04, abordaram na área do posto, o veículo FIAT/DOBLO HLX 1.8 FLEX 2009, que estava com a Placa Policial EJI - 4316 - SP, conduzido por Nivaldo Pedro de Sousa, 50 anos, profissão motorista, natural de Serrolândia - BA. Ao ser feita uma revista mais detalhada no
veículo, através do número do motor, constatou-se tratar-se do FIAT/DOBLO HLX 1.8 FLEX, ano 2009, porém a Placa Policial verdadeira é ARK - 8724 – PR. O citado veículo foi roubado na Capital Baiana (Salvador), com ocorrência de roubo/furto em 14/01/2010. O Sr. Nivaldo foi preso em flagrante por receptação, e encaminhado juntamente com o veículo, para a DEPOL DE CAPIM GROSSO - BA, para as providências cabíveis.
Constatou-se ainda que o CRLV que estava com o condutor, foi extraviado da CIRETRAN de Santos - SP, em 13/10/2009.
Nivaldo disse que comprou o carro em Feira de Santana, na "mão" de um homem que não conhecia, por R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais), e que o DUT do veículo seria entregue, depois que ele pagasse os R$ 2.000,00 restantes, que ficou de débito.


Inspetor Lopes Júnior

SAC funcionará Sábado e Domingo em regime de plantão para entrega de 2ºvia da Carteira de Identidade

A Prefeitura de Andorinha informa aos cidadãos andorinhenses e amigos de toda a região que o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), localizado em Senhor do Bonfim, no Central Shopping, à Praça Nova do Congresso, funcionará neste Sábado e Domingo, dias 02 e 03 de Outubro, no horário comercial, em regime de plantão, para entrega da segunda via da carteira de Identidade.

Importante informar que apenas as pessoas que solicitarem a segunda via até Sexta-feira, dia 01 de Outubro, poderão retirá-las nos dias do plantão.


Os menores de 11 anos deverão levar o comprovante de solicitação, e só poderão retirar a segunda via acompanhados de um dos seus responsáveis. Os maiores de 11 anos deverão levar o comprovante entregue no ato da solicitação da segunda via.


Prefeitura de Andorinha – Governo Nosso Povo, Nosso Orgulho