quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MUNICÍPIO BUSCA SELO UNICEF MAIS UMA VEZ

Frente a frente, no decorrer do “1º Fórum Comunitário – Selo UNICF 2009/2012”, realizado ontem (29), no auditório da Câmara de Vereadores, alunos, pais de alunos e profissionais do ensino médio e fundamental tiveram ontem a oportunidade de trocar idéias com autoridades dos poderes Judiciário Estadual, Executivo e Legislativo Municipal sobre a educação infantil em Senhor do Bonfim.

O encontro articulado por diversas secretarias faz parte de um esforço concentrado do governo Cuidando da Nossa Gente para elevar as condições de escolaridade dos adolescentes municipais. A Prefeitura tem também como objetivo a formação de uma vida social para a juventude que combine com a necessidade de desenvolvimento do nosso tempo e atendam às Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas.

Desempenho… O amplo sentido social da reunião foi reforçado por representantes de distritos bonfinenses, ONG’s, prefeito Paulo Machado, presidente da Câmara Municipal, João Carlos Biro-biro e do juiz de direito, Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura, também titular da Vara Crime, diretor do Fórum e juiz eleitoral. A seqüência de orientações produzida pelo conjunto servirá à promoção de melhorias no sistema de ensino da rede municipal. O prefeito acentuou que não está apenas buscando o Selo Unicef, título que viria por consequência. A questão é que Bonfim tem desempenho historicamente baixo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Fora do futuro “Se não corrigirmos agora, com forte intervenção de políticas públicas, essa geração que está na escola fará parte de uma população despreparada para enfrentar o rápido progresso de ciência e informação contemporâneo”. Ele disse que os investimentos ou se voltam agora para a educação básica no município, ou teremos um contingente de mão de obra desqualificada, improdutiva, abaixo da média e com pouca oportunidade de emprego. “Sei do que significa a educação para o desenvolvimento e ajo para não deixar Bonfim fora dessa estratégia e fora de um futuro avançado que já está batendo em nossa porta”. Advertiu que a importância da reunião estava na junção da Saúde com a Ação Social e com a representação social presente que têm muito a fazer pela educação da criança e do adolescente.

Toque de recolher O aumento da taxa de frequência escolar, de assistência à família, à saúde e à moradia do estudante da rede pública municipal, assim como a redução do abandono da escola foram confrontados com índices nas oito rodas de discussão – todas voltadas à discussão do ensino básico universal, redução da mortalidade infantil, ao Selo Unicef e às Metas do Milênio. “As metodologias aplicadas devem combater os índices negativos no município e melhorar os índices que já são positivos”.

Ao lado de questões que promovem a paz social, o Dr. Tardelli abordou a proteção contra a violência. Sobre o toque de recolher, matéria de interesse do parlamentar Carlos de Tijuaçu, limitante da presença da juventude na noite, “onde as drogas e a criminalidade andam soltas”, o juiz disse ser uma idéia a ser estudada, que deve passar por uma avaliação da sociedade. O toque de recolher evitaria que longe dos olhos dos pais a criança e o adolescente sejam violentados. Entretanto, o Dr. Tardelli ponderou o toque de recolher como uma medida polêmica, passível de ser adotada só quando as famílias não têm mais domínio sobre os adolescentes. Nesse caso, seriam discutidos os horários de chegada do adolescente em casa, por faixas de idade.

Alunos – O 1° Fórum teve apresentações teatrais de alunos da Escola Oscar Cardoso do distrito de Igara e das danças italianas Ciranda da Arte, de alunos da Fundação Francisco Galli. A secretaria de educação Maria das Neves informou que Selo Unicef, criado no estado do Ceará, completa 10 anos de existência; é um modelo exemplar implantado em 11 estados brasileiros. Dos 417 municípios da Bahia, já chegou a 205 que o usam como método de erradicação de problemas. Das Neves noticiou que em Senhor do Bonfim o plano de ação esta buscando agora conquistar a sua 3ª edição.

Alunos do Colégio Modelo e do Projeto Pró-jovem; presidente da Associação de Produtores, Luciene Gomes integraram a mesa diretora juntamente a diversas outras autoridades: vice-prefeito Aurélio Soares, secretarias municipais Maria das Neves, Auzeneide Nunes, Silvana Ozelina, Fátima Brasileiro, entre outros.

Conheça os 8 Objetivos do Milênio

O compromisso foi firmado por 191 nações durante a Cúpula do Milênio, em set/2000, após analisarem os maiores problemas globais, e prevê alcançar um conjunto de oito macroobjetivos, nas áreas de Saúde, Renda, Educação e Sustentabilidade até 2015, país a país.

Objetivos: 1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2) Atingir o ensino básico universal; 3) Promover a igualdade entre os sexos; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5 Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a Aids, a Malária e outras doenças. 7) Garantir a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente. 8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

fonte: PMSB
fotos: MANO maravilha notícias


Secretária de Educação - Das Neves

mesa com autoridades

crianças beneficiadas

organizadores

participantes

participantes

GASBE REALIZOU EXAMES OFATALMOLÓGICOS PARA ASSOCIADOS


foto: Maravilha notícias - equipe Gasbe

foto: Maravilha notícias - biblioteca

foto: Maravilha notícias - profissional examinando usuário

foto: Maravilha notícias - famílias de usuários

Nossa equipe esteve conversando com Marcos Conceição, que há oito anos vem conquistando seu espaço bem como o espaço do portador de deficiência visual, hoje ele é secretário de acessibilidade em Petrolina, e no dia 29 de setembro trouxe uma unidade móvel do instituto dos olhos de Petrolina para realização de exames para os associados da GASBE com o projeto AMPLIAR.

Acompanhe trecho de nosso bate papo.

MANO: Fale-nos sobre a GASBE.

MARCOS: “A Gasbe, é uma associação que mantém e administra o centro de apoio pedagógico, núcleo de produção braile que a gente tem aqui em Bonfim, essa associação ela trabalha com pessoas com deficiência visual, e a finalidade dela é buscar recurso, dentro e fora do Brasil, para manter os nossos projetos, e trás aplica aqui em Bonfim e com isso tem rendimento para a população, com deficiência aqui de Bonfim que ainda é muito necessitada, o pessoal ainda precisa de muito”.

MANO: De onde partiu a necessidade idéia de trazer o projeto “Ampliar” ate o município de Bonfim Marcos?

MARCOS: “Partiu das necessidades dos alunos, aqui os usuários aqui da associação, pessoas que tem deficiência visual, e também da gente fazer uma pesquisa sobre, o acesso da população à saúde pública aqui, a gente percebeu que muitas crianças do município usuários da associação e também alunos da rede pública municipal ainda não tem acesso a consulta com oftalmologista e quando tem ainda é um processo meio que demorado, mais isso não só é Bonfim porque a saúde é difícil ainda no Brasil. Então partindo disso agente elaborou um projeto enviamos para o UNICEF e esse projeto está sendo financiado pelo Instituto Itaú Unibanco, e damos o mérito a nossa equipe aqui da associação que está sendo liderada pela professora Eliana conceição que é a presidente hoje da associação e tem buscado muitos recursos aqui ela com toda equipe a presidência, vice-presidente e todo pessoal da associação, então conseguimos esse recurso pra fazer não só essa etapa de consulta oftalmológica, nós vamos ter mais etapas com outros serviços para a população”.

Hoje a casa conta com psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional pra atender melhor os usuários isso custeado pelo Itaú Unibanco.
Conta também com brinquedoteca, biblioteca com livros em braille e em cds e muito mais.

Marcos Conceição é hoje o secretário de acessibilidade em Petrolina PE, a segunda secretaria de acessibilidade do Brasil, pois só existe duas, uma em Petrolina e outra em Porto Alegre, lá ele é conhecido com o “Rapaz de Bonfim”, e está produzindo muito naquela cidade, e mesmo na atual posição ele não esquece de sua cidade Senhor do Bonfim, e promete que até meados do ano que vem construir a sede própria da associação.

MANO maravilha notícias.

PRESA TRAFICANTE QUE TRAZIA DROGAS PARA BONFIM


O Serviço de Investigação da 19ª coordenadoria de Policia em Sr. do Bonfim que já vinha monitorando a vários meses a traficante SILVANA ANDRÉA DE OLIVEIRA, natural de Cachoeira Dourada – MG, conseguiram prendê-la em flagrante com R$ 18.000,00 em espécie oriunda da venda anterior de 1Kg de Crack ao casal de traficantes conhecidos como M. e P. Dr. Felipe Nery que coordena todas as investigações informou que SILVANA em seu depoimento confessou já ter realizado inúmeras viagens da cidade de Brasília pra Senhor do Bonfim para vender crack ao casal de traficantes de Bonfim, SILVANA está presa no complexo de Sr. Do Bonfim a disposição da Justiça criminal.


CONDICIONAL

Após checagem foi identificado que SILVANA OLIVEIRA está cumprindo prisão domiciliar por tráfico de drogas na cidade de Brasília onde ainda faltam mais de seis anos de cumprimento da pena.



Assessoria de Comunicação
19ª coordenadoria de Policia
Senhor do Bonfim – Bahia

Senhor do Bonfim sediará VII Etapa do Campeonato Baiano de Enduro de Regularidade


Promovido pelo Grupo Enduro Extreme e Supervisionado pela Confederação Brasileira de Motociclismo e pela Federação Baiana de Motociclismo, Evento reunirá motociclistas de todo o estado.
Atenção motociclistas, trilheiros, aventureiros de plantão e todos que curtem esportes radicais: vem ai a 7° etapa do campeonato baiano de enduro de regularidade! Nos dias 8 e 9 de outubro , senhor do bonfim vai viver dias de pura emoção. Venha ver de perto essa aventura. Participantes de todo Brasil dando um show pela terceira vez em Senhor do Bonfim Compareça e doe 1 kg de alimento não perecível.
Local: praça nova do congresso (restaurante apetit) horário: 18h00min


Mais informações acesse ao site: www.enduroextreme.com.br
Enduro extreme, novos caminhos, mesma aventura.