segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DÁRIA CRISTINA DEIXA CONSELHO TUTELAR E VAI PARA O CRAS

Senhor do Bonfim, Ba 05 de outubro de 2010


Prezados Srs. Bonfinenses,


Informo a todos que estou exunerando-me da função de Conselheira Tutelar de Senhor do Bonfim. Agradecendo a Deus em primeiro lugar e a todos os cidadãos bonfinenses que a mim confiaram esta missão tão árdua, porem de grande valia.
A luta continua! Estarei dando continuidade ao meu trabalho no CRAS nesta cidade como assistente social, que esta foi mais uma conquista que Deus me concedeu.
O meu muito obrigado!
Nada mais para o momento reiteramos os votos de paz e apreço


DARIA CRISTINA A. MOTA DE M. SOUSA
EX- Conselheira Tutelar de Senhor do Bonfim

HOSPITAL REGIONAL DE SENHOR DO BONFIM: SAÍDA DA CRISE E SOLUÇÃO, SÓ COM MUDANÇA E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA

Para implantarmos um processo de mudança é necessário algo muito mais amplo do que o puro entendimento de simples dimensões ambientais. Como disse Hutt, Walker e Frankwick, 1995: “A mudança estratégica é, antes de tudo, um processo político que implica a modificação da distribuição de recursos e de poder pelos vários níveis ou unidades organizacionais”. É sabido que o Hospital Regional de Senhor do Bonfim, não possui controle das condições necessárias para sua própria sobrevivência, sendo elas importadoras de recursos externos. Logo, depende do ambiente que o envolve, ou seja, a sobrevivência do Hospital Regional de Senhor do Bonfim depende não apenas de ajustes internos, mas também, principalmente, de ajustes e lutas com o ambiente externo. Não se pode administrar por intuição ou por experiência, tem que ser com base sólida. Sabemos que o problema da crise do país na rede hospitalar não está na falta de hospitais e sim na falta de serviços ambulatoriais que deveriam ser prestados em postos de saúde, pois a maioria dos casos atendidos pela emergência do Hospital Regional, muita das vezes são de consultas corriqueiras, pequenas e médias urgências, que deveriam ser tratadas em ambulatórios ou postos de saúde dos municípios da micro região. Nos postos de saúde, na maioria das vezes, o médico atende dez pessoas e vai para o seu consultório ganhar dinheiro, pois o pagamento do SUS é irrisório. Sem contar que em alguns municípios de nossa região não possui posto de saúde com estrutura básica para os primeiros atendimentos, ocasionando enormes filas na porta do Hospital Regional de Senhor do Bonfim.
Dentro deste contexto, temos uma proposta de solução ao problema do nosso Hospital Regional, que é propor ao governo do Estado tomar o mesmo para si, criando o Curso de Medicina na UNEB CAMPUS VII, visto que a mesma já tem o Curso de Enfermagem e Biologia com Laboratórios estruturados, transformando assim, o mesmo em Hospital Universitário, no qual suas dependências seriam utilizadas com o objetivo de os alunos aprenderem a medicina prática e, também interiorizando a Saúde no Estado, implantando mudanças tecnológicas pelas quais o setor hospitalar exige, adequando o Hospital Regional, numa configuração organizacional adaptativa às demandas ambientais. Nesse sentido, a principal preocupação estratégica do Hospital Regional é procurar servir a população cada vez melhor, apresentando bons serviços médicos. Para isso, é necessário, portanto, uma estratégia de integração entre Governo Municipal e o Governo do Estado.


*Carlos Alberto Pereira da Silva (Betinho)
Pós-Graduado em Contabilidade Empresarial e Auditoria
Pós-Graduando em Administração Hospitalar São Camilo SSA.
Bacharel em Ciências Contábeis
Técnico Universitário Concursado da UNEB há 20 anos
Ex-Vereador
Membro do Conselho Superior Universitário da UNEB-CONSU

O ÚLTIMO ADEUS A CANDIDO

Bonfinenses foram as ruas para dar o último adeus a Candido Augusto.










OPORTUNIDADE DE EMPREGO


Excelente oportunidade para você trabalhar na 4ª maior rede de supermercado do Brasil

GERENTE DE LOJA ELETROSHOW

PRÉ – REQUISITOS


• Escolaridade: cursando nível superior ou concluído;
• Vivência na área de vendas, preferencialmente de eletrodomésticos;
• Vivência na liderança e desenvolvimento/formação de equipes;
• Conhecimento em informática (word, power-point, excel, outlook e internet);
• Disponibilidade para trabalhar em período integral (44h semanais)


Oferecemos benefícios compatíveis com empresa desse porte, participação nos resultados e oportunidade de crescimento profissional.

Os interessados deverão enviar currículo para:

<<< buscatalentos_eletroshow@yahoo.com.br

Especificando o título do cargo e nome da cidade onde reside, até o dia 08/10/2010.

MANO maravilha notícias

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


Excelente oportunidade para você trabalhar na 4ª maior rede de supermercado do Brasil


OPERADOR DE LOJA ELETROSHOW



PRÉ-REQUISITOS

• Escolaridade: 2º grau completo;
• Conhecimento em informática: word, excel, internet;
• Vivência na área de vendas, preferencialmente de eletrodomésticos;
• Boa comunicação oral e escrita, goste de lidar com pessoas, dinamismo e habilidade de negociação;
• Disponibilidade para trabalhar em período integral (44h semanais)


Oferecemos benefícios compatíveis com empresa desse porte, participação nos resultados e oportunidade de crescimento profissional.


Os interessados deverão deixar currículo no:

SINEBAHIA/SAC - Sr.do Bonfim

Especificando o título do cargo e nome da cidade onde reside, até o dia 08/10/2010.

MANO maravilha notícias

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


O SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim, está selecionando candidatos à vaga de:

• Digitador

- 2º grau completo;
- ambos os sexos;
- conhecimento em informática;
- ter entre 18 e 40 anos;
- experiência de 6 meses;
- residir em Jaguarari.


• Copeira/Chapista de restaurante:

- 1º grau completo;
- ambos os sexos;
- experiência de 6 meses;
- ter acima de 20 anos.

• Garçom

- 1º grau completo;
- ambos os sexos;
- experiência de 6 meses;
- ter acima de 20 anos.

• Repositor de mercadorias

- 2º grau completo;
- ambos os sexos;
- habilitação A (moto);
- experiência 6 meses.

• Vendedor externo

- 2º grau completo;
- sexo masculino;
- experiência 6 meses na CTPS;
- habilitação B.

• Churrasqueiro

- 1º grau completo;
- sexo masculino;
- experiência 6 meses.


• Vendedor interno

- 2º grau completo;
- ambos os sexos;
- conhecimento em informática;
- experiência 6 meses na CTPS.


• Gerente de loja


- nível superior, ou cursando;
- ambos os sexos;
- experiência 6 meses na CTPS.



Interessados procurar o SINE/SAC – Senhor do Bonfim, horário de comparecimento ao posto: das 08h00min às 13h30min.


MANO maravilha notícias

ONGEF PRORROGA INSCRIÇÕES PARA CURSO DE INGLÊS E ESPANHOL

ONGEF - AULA INAUGURAL DE INGLÊS E ESPANHOL DIA 15


Clique para ampliar

ONGEF OFERECE CURSO DE INGLÊS E ESPANHOL PARA NOVAS TURMAS


Clique para ampliar

Serviços de saúde pública de Bonfim são referência e parâmetro para Jacobina


Atendendo a convite do movimento Jacobina Agoniza – que liderado pelo Sindicato dos Comerciários de Jacobina vem mobilizando a população da cidade por serviços essenciais à saúde local – a secretária municipal de Saúde, Maria Gorete Braz e a Coordenadora do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Agnete Troelsen compareceram à vizinha cidade, onde foram recebidas por dirigentes do movimento e pela imprensa local.

A recepção aos representantes bonfinenses,foi feita pelos lideres do Jacobina Agoniza e comunicadores da radiofonia justificaram a importância de suas presenças: “Senhor do Bonfim e Jacobina são próximas e parecidas e, portanto, comparadas. Em termos de saúde, o que falta de equipamentos aqui, Bonfim já dispõe há tempos. Nestes dias de ampla discussão, passeata e mobilizações, temos dito isto. Há quem diga que essas conquistas são difíceis, quase impossíveis. Mas sabemos que Senhor do Bonfim avançou muito na Saúde e é uma inegável referência para a região e para nós. Para que não restem dúvidas, estamos contentes e já agradecemos essa visita, bem anunciada, importante, esclarecedora e bastante aguardada na cidade”.

Imprensa e público – Nas entrevistas concedidas às Rádios Clube AM, Serrana FM e Jacobina FM, as representantes situaram a estrutura atual da saúde pública bonfinense, equipamentos recentes e outros na lista de breves conquistas. Ao responderem perguntas de radialistas e do público ouvinte elas causaram surpresa, dando conta de serviços prestados em Bonfim desconhecidos ainda na cidade visitada. Gorete Braz relatou sobre as funções diárias do Samu e das atividades do Centro de Atendimento e Aconselhamento (CTA), que faz serviço de grande importância para a população, na orientação e combate às doenças sexualmente transmissíveis. Descreveu o valor do atendimento do Laboratório Central (Lacen), que foi modernizado, ampliação e, desde a sua chegada a secretaria, passou de quatro mil para mais de 20 mil procedimentos/mês.

No panorama geral da saúde em Bonfim, a secretaria incluiu a já prevista construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com local definido, que desafogará os PSF’s em todo o município bonfinense. Respondendo a itens de internamentos ela falou da reforma do Hospital Regional Antonio Monteiro, que terá R$ 11 milhões de investimento do estado e já está hoje com 90% do projeto preliminar de engenharia pago pela Prefeitura Municipal.

Vontade política – Entre perguntas freqüentes, quase todas de cunho social e financeiro, estavam: “É caro trazer um Samu para o nosso município? Em Bonfim foi difícil encontrar médicos para esse tipo de serviço de saúde?” Ouviram da secretaria as afirmativas e informações que precisavam para esclarecimento da comunidade. “O Samu é vital nos dias atuais. É um serviço de urgência que chega ao paciente em poucos minutos e a chance de mais vidas serem salvas é muito maior. Por isso, a administração municipal de Bonfim reivindicou e já conta com duas unidades de UTI móvel. O serviço é público e gratuito. No meu entendimento é ação nossa, dever de governo. Ainda que houvesse custo, as pessoas têm que botar na cabeça que o investido na saúde não é gasto, é investimento”.

Criatividade – Quanto à dificuldade em conseguir médicos, a secretaria de Saúde, colocou que tudo depende principalmente de vontade política, de pensar no bem estar de sua população; dificuldades todos enfrentam, mas primeiro cuida-se das estruturas, os profissionais de atendimento serão atraídos por ela. A coordenadora Agnete mostrou que o Samu de Bonfim possui equipamentos que muitos hospitais não têm: como duas unidades de UTI móvel e motolância (moto-ambulância) utilizada para chegar a locais de difícil acesso, além de profissionais capacitados em salvar vidas fazendo atendimento e remoção dos pacientes, quando em estado mais critico, para centros como Juazeiro, Petrolina e Salvador. Agnete informou também da inovação feita em Senhor do Bonfim: Lá implantamos o socorrista, ou seja, nossos motoristas são treinados para também prestar os primeiros socorros.

Durante a entrevista, ouvintes ligavam para as rádios interferindo no tema, perguntando agradecendo à secretária de Saúde e a coordenadora do Samu/Bonfim “pela aula de cidadania e de saúde publica”, muitos diseram. O ouvinte Marcos Freitas, residente em São Paulo, acompanhava a entrevista pela internet e entrou ao vivo para parabenizar o movimento por melhoria da saúde em Jacobina e para agradecer a Gorete Braz “em expor suas dificuldades e soluções” na condução da rede da rede de Saúde em sua terra.

Veja o documento povocador – No recente 17 de setembro, Jacobina assistiu centenas de pessoas em passeata reivindicando das autoridades municipais a instalação de uma unidade do Samu – Serviço de Atendimento Médico de Urgência no município. Na ocasião, o movimento “Jacobina Agoniza” distribuiu impressos com teor de protesto: “Enquanto a política de saúde pública traçada para o Brasil é descentralizar o atendimento, instalando UTIs, SAMUs e UPAs nas cidades pólo de cada região, nada tem sido feito nos últimos anos para melhorar o sistema de saúde no município de Jacobina. Muitos cidadãos têm perdido a vida por falta de UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), por falta de um socorro especializado em casos de acidente (SAMU) ou por falta de uma UTI nas proximidades. A população de Jacobina não pode aceitar este estado de abandono e desinteresse, não pode aceitar que seus familiares, amigos e conhecidos continuem morrendo de maneira banal por falta de atenção. Vamos juntar nossas forças e lutar pelo que é direito de todos!”

ASCOM

CONFIRA A LISTA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS

PRA FRENTE BAHIA (Vagas: 26)
Marcelo Nilo (PDT) - 134.396
Mário Negromonte Júnior (PP) - 113.193
Ronaldo Carletto (PP) - 101.433
Zé Neto (PT) - 79.925
Luiza Maia (PT) - 79.806
Cacá Leão (PP) - 78.528
Roberto Carlos (PDT) - 75.474
Zé Raimundo (PT) - 70.257
Rosemberg Pinto (PT) - 69.951
Euclides Fernandes (PDT) - 62.892
Sidelvan Nóbrega (PRB) - 62.371
Marcelino Galo (PT) - 58.703
Fátima Nunes (PT) - 57.704
Pastor José De Arimatéia (PRB) - 56.849
Neusa Cadore (PT) - 56.095
Joseildo Ramos (PT) - 55.684
Paulo Rangel (PT) - 55.298
Maria Del Carmen (PT) - 53.700
Aderbal Caldas (PP) - 53.108
João Bonfim (PDT) - 46.730
Luiz Augusto (PP) - 45.412
Coronel (PP) - 40.994
Paulo Camera (PDT) - 40.427
J. Carlos (PT) - 39.895
Bira Corôa (PT) - 39.222
Carlos Brasileiro (PT) - 38.804


MAIS AÇÃO, MAIS BAHIA (Vagas: 15)
Maria Luiza Carneiro (PSC) - 65.583
Graça Pimenta (PR) - 64.929
Leur Lomanto Junior (PMDB) - 50.431
Reinaldo Braga (PR) - 48.157
Alan Sanches (PMDB) - 47.290
Sandro Régis (PR) - 46.746
Carlos Ubaldino (PSC) - 46.691
Ivana Bastos (PMDB) - 46.079
Luciano Simões (PMDB) - 45.486
Targino Machado (PSC) - 45.262
Angela Sousa (PSC) - 43.537
Pedro Tavares (PMDB) - 43.001
Temóteo Brito (PMDB) - 42.923
Vando (PSC) - 39.632
Elmar (PR) - 38.376


DEMOCRATAS (Vagas: 5)
Tom (DEM) - 61.579
Rogério Andrade (DEM) - 60.136
Gildasio Penedo (DEM) - 57.689
Herbert Barbosa (DEM) - 46.510
Paulo Azi (DEM) - 40.887


LUTA DE UMA BAHIA QUE TEM PRESSA (Vagas: 4)
Claudia Oliveira (PT do B) - 57.780
Bruno Reis (PRP) - 55.189
Adolfo Menezes (PRP) - 52.106
Maria Luiza Laudano (PT do B) - 43.794


PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (Vagas: 4)
Fabricio (PC do B) - 51.923
Álvaro Gomes (PC do B) - 38.441
Kelly Magalhães (PC do B) - 35.040
Wenceslau (PC do B) - 31.802


A BAHIA QUER PAZ, A BAHIA QUER MAIS (Vagas: 3)
Joao Carlos Bacelar (PTN) - 46.845
Carlos Geilson (PTN) - 36.998
Coronel Gilberto Santana (PTN) - 28.725


FRENTE DOIS DE JULHO (Vagas: 3)
Deraldo Damasceno (PSL) - 65.284
Nelson Leal (PSL) - 58.650
PR SGTº Isidorio (PSB) - 46.923


PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (Vagas: 2)
Adolfo Viana (PSDB) - 32.541
Augusto Castro (PSDB) - 30.951


PARTIDO VERDE (Vagas: 1)
Eures Ribeiro (PV) - 24.433