segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mototaxistas serão definitivamente padronizados em Senhor do Bonfim


A Secretaria de Administração e Planejamento do governo Cuidando da Nossa Gente e a Diretoria Municipal de Trânsito (DMTrans) farão reunião com mototaxistas na noite da próxima quarta feira, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, ocasião em que tratará da última etapa de padronização dessa categoria profissional.

Última etapa – Segundo o secretário George Dionísio, a reunião é de suma importância para concluir esse processo de regularização de profissionais do transporte sobre duas rodas no município. Estarão presentes ao encontro empresários, representantes de segmentos sociais e autoridades que regulam e aplicam a legislação do trânsito. Terminada esta etapa, devemos atingir o padrão de segurança que a cidade deseja. A partir daí não haverá tolerância para a clandestinidade, que vem prejudicando a sociedade e os próprios motociclistas.

260 cadastrados – O secretário acrescenta que esta é a última etapa e que os mototaxistas deverão comparecer, o maior indício dessa forte presença está no fato de que mais ou menos 100 mototaxistas bonfinenses já estão até recolhendo o seu INSS. “Por isso mesmo faremos essa última etapa de padronização no espaço amplo do Centro Cultural, capaz de acomodar os 260 profissionais que temos cadastrados”, concluiu.


Local : Centro Cultural.
Dia: quarta-feira (27/10)
Horário: às 19 horas.

ASCOM

Programa de saúde itinerante foi ao Calçadão e atendeu mais 500 pessoas

A segunda edição do programa “A saúde vai onde o povo está” organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, sob a direção de Maria Gorete Braz, foi realizada com sucesso no ultimo sábado (23) na Rua Juviniano Duarte, o popular Calçadão, no centro comercial de município.

Em parceria com setores de atendimento direto aos usuários, como o Lacen (Laboratório Central), a Coordenação de Imunização e toda a estrutura oferecida pela equipe de servidores da Saúde Municipal, o programa atendeu a cerca de 450 pessoas e quantificou mais de 600 procedimentos.

Atenção – Seguindo a concepção projetada desde a primeira edição, a equipe de enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, atendentes e profissionais auxiliares orientou-se para atender todas as pessoas que demandassem os serviços. Recebido pela enfermeira e coordenadora do evento Patrícia Farias, o prefeito Paulo Machado visitou as diversas bancas inteirando-se dos atendimentos disponíveis: exames de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, vacinas de rotina, do tipo DT, Febre Amarela, Tríplice Viral, H1N1 e Hepatite B.

Numeroso e gratuito – Foram realizados 226 testes de glicemia capilar, 178 atendimentos voltados para a aferição de pressão arterial e 72 testes de tipagem sanguínea, correspondentes a 404 procedimentos, em apenas três classes de serviços preventivos de saúde pública, exceto a vacinação numerosa e rotineira “Além do benefício assistencial à população, esse tipo de atividade é de grande importância também para nós como profissionais da área da saúde, já que aumenta o grau de aproximação com a comunidade”, declarou Patrícia Farias.


ASCOM

RESULTADO DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE 2010

Pelo campeonato municipal de caldeirão grande 2010, taça Rivelino Fernandes neste domingo foi realizado o ultimo jogo da primeira fase, onde na oportunidade o time do Bahia Jovem venceu a equipe de são Miguel, pelo o placar de 5 a 0.

Por - Diego Santos

Conselho auxiliará na construção de políticas públicas na área de comunicação social


O Assessor Geral de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida, reafirmou, nesta segunda-feira (25), que o Conselho Estadual de Comunicação é uma regulamentação do que está previsto na Constituição do Estado, de 1989, tendo, exclusivamente, o caráter de auxiliar o governo na construção de políticas públicas na área de comunicação social. “O Conselho criado em 1989 em nada tem a ver com o que a mídia está pautando nacionalmente. Sua missão é melhorar e aperfeiçoar a área de Comunicação Social no estado. Tem caráter consultivo, sem ensejar qualquer controle sobre os conteúdos produzidos pela mídia”, destaca.

Durante os anos de 2008 e 2009, a Bahia realizou duas Conferências de Comunicação Social com ampla participação da sociedade civil, empresários, estudantes e trabalhadores do setor. Após as discussões, os participantes elaboraram uma síntese e foi construído o texto de um anteprojeto que está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil para ser finalizado e, posteriormente, enviado à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.

Robinson Almeida ressalta ainda “o caráter democrático da atual gestão que defende a liberdade de expressão e de imprensa”.

AGECOM

DESAMOR DE PREFEITO” EVOLUIU PARA “CRUELDADE DE PREFEITO” (OU, QUEM SABE, “PERVERSIDADE DE PREFEITO”)


Josemar Santana

A expressão “DESAMOR DE PREFEITO” foi largamente utilizada pelo então candidato a prefeito, Carlos Brasileiro, na Campanha Eleitoral do ano 2000, quando obteve a sua primeira eleição, contra o então prefeito Cândido Augusto Martins, que buscava a reeleição para o seu 3º mandato, saindo derrotado.

A prática petista de espalhar uma mentira repetidas e incessantes vezes, até que ganhe aparência de verdade estava presente naquela expressão, tornando-se frase de efeito negativo contra o prefeito Cândido Augusto, porque era usada para incutir psicologicamente no eleitorado, a idéia de que o então prefeito não gostava, não tinha amor pela cidade.

“É preciso eleger prefeito, alguém que tenha amor pela cidade”, dizia o então candidato Carlos Brasileiro, acrescentando que estava na hora de resgatar “a autoestima da população e o orgulho de ser bonfinense”, enquanto apontava o que considerava descaso da administração pública municipal para resolver problemas tidos como pequenos e simples, a exemplo de buracos nas ruas da cidade, “matinho” e “capinzinho” crescendo nas calçadas de ruas e praças, entre outros.

A crítica era feita para dar a impressão que a falta de amor do então prefeito pela cidade estava evidente na demora em tapar um buraco de rua, ainda que as equipes de recuperação atuassem dois ou três dias depois do seu surgimento. A crítica tinha o objetivo de mostrar que ações pequenas e simples não eram feitas com rapidez pelo governo municipal, porque o então prefeito não tinha amor pela cidade.

“INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA” era também utilizada para criticar as filas que se formavam nas madrugadas, na porta da Secretaria Municipal de Saúde, que funcionava na época, em frente à Sociedade 25 de Janeiro e para onde as pessoas necessitadas se dirigiam em busca de uma senha para consultas ou exames médicos, numa época em que o Município integrava o SUS-Sistema Único de Saúde, ainda na fase da chamada “Atenção Parcial”, isto é, ainda estava sendo preparado para integrar o SUS, na chamada Atenção Plena.

Representava “CAOS ADMINISTRATIVO”, por exemplo, a demora da CERB-Cia. De Engenharia Rural da Bahia, órgão do Governo do Estado, responsável pela implantação e manutenção dos sistemas simplificados de abastecimento de água de comunidades rurais, porque, segundo dizia Carlos Brasileiro, a prefeitura não deveria esperar pela lentidão da CERB para recuperar esses serviços, porque são serviços de importância vital para as comunidades rurais. O mesmo “DESAMOR”, a mesma “INCOMPETÊNCIA” e o mesmo “CÁOS ADMINISTRATIVO” eram apontados pela falta ou demora de contratação de carros-pipas para abastecimento de comunidades rurais, desprovidas de sistemas de abastecimento.

O “DESAMOR DE PREFEITO”, a “INCOMPETÊNCIA” e o “CAOS ADMINISTRATIVO” eram vistos e apontados desde a simples presença do “matinho” que não era retirado das calçadas e ao longo dos meio-fios das ruas, passando pela crônica falta de carteiras escolares e se estendendo até a denunciada má conservação de prédios escolares, no lixo que se acumulava em vários pontos da cidade (agravado nos três últimos meses do ano 2000) e assim por diante.

Pois bem. São decorridos 10 (dez) anos e de lá até os dias atuais já tivemos 8 (oito) anos (dois governos) de Carlos Brasileiro e estamos quase no segundo ano do prefeito Paulo Machado (ambos do PT), vendo, assistindo, testemunhando diuturnamente a repetição de todas as ocorrências que eram apontadas como sendo resultado do “DESAMOR DE PREFEITO”, da “INCOMPETÊNCIA” e do “CAOS ADMINISTRATIVO” existentes na época.

Buracos continuaram presentes nas ruas da cidade, a partir de 2001 até os dias atuais, ressaltando-se o atual aspecto de abandono das ruas asfaltadas (parece que foram alvos de bombardeios aéreos, em tempo de guerra); os teimosos “matinhos” e “capinzinhos” nas calçadas e praças e ao longo dos meio-fios das ruas continuam presentes; as filas que ainda se formam nas madrugadas, na porta da Central de marcação de consultas e exames médicos continuaram e continuam vivas e crescentes, mesmo depois da passagem no início de 2001, do Município, para a Atenção Plena do SUS (Sistema Único de Saúde), para a Atenção Plena (os recursos se multiplicaram por sete vezes o da Atenção Básica, saindo de pouco mais de R$ 70 mil reais por mês para mais de R$ 500 mil ) deixada pronta pelo governo de Cândido, que concluiu o processo de habilitação em dezembro de 2000.

Os sistemas simplificados de abastecimento de água continuam sendo problemas insolúveis nas comunidades rurais; carros-pipas continuam escassos no socorro a comunidades rurais, exigindo que vereadores pratiquem favoritismo a comunidades que são ou poderão ser potenciais redutos eleitorais, pagando de seu próprio bolso, aquisição de água para essas comunidades, porque o governo municipal não é capaz de cumprir o seu dever institucional (segundo revelou recentemente o vereador Helson de Carvalho); obras que nem foram inauguradas estão reclamando recuperação, desfazendo-se pela má qualidade do material empregado, a exemplo da Praça do INSS, das pistas de “cooper” e ciclismo do Parque da Cidade (já apelidado de Parque dos Aborrecimentos); lixo continua sem recolhimento em certos pontos da cidade e ruas sem varrição nos muitos bairros da cidade.

O “Campinho da Visconde” parece que não existiu para a administração de Carlos Brasileiro e continua inexistindo para a administração atual de Paulo Machado, tal o abandono a que foi relegado, mesmo com a forte (e naturalmente falsa) propaganda que diz que o município está fazendo o “esporte cada vez mais forte”; o mesmo aconteceu com o Chafariz da Gambôa; a ausência de saneamento básico e as obras de prolongamento de revestimento e cobertura do canal da malária continuam no estágio em que deixou o governo de Cândido Augusto. Bairros inteiros continuam sem calçamento (Novo Horizonte que o diga). Mas estas últimas referências são obras que demandam muitos recursos e o “DESAMOR DE PREFEITO” referido por Carlos Brasileiro estava expresso na ausência de pronta intervenção de Cândido em pequenas ações.

Se em 2000, por conta do calor da campanha eleitoral, tudo que a administração municipal demorava de fazer, ainda que essa demora fosse de poucos dias, representava “DESAMOR DE PREFEITO”, o que se pode dizer da continuidade desses descasos (segundo dizia Carlos Brasileiro) durante os dez anos de repetição dos mesmos e insolúveis problemas?

Conclui-se, da repetição e da teimosia continuada desses descasos, que lhes dão crescimento e despertam o sentimento de impossibilidade de solução, que aquele “DESAMOR DE PREFEITO” continuou nos dois governos de Carlos Brasileiro e estão se agravando no atual governo de Paulo Machado, numa dimensão tão expressiva, que se transformou em “CRUELDADE DE PREFEITO”, ou, certamente, evoluiu para “PERVERSIDADE DE PREFEITO”, porque são problemas considerados de fácil solução pela população, como reconhecia Carlos Brasileiro, durante a campanha eleitoral de 2000 e que ele e nem Machado foram capazes de resolver.

Josemar Santana é jornalista e advogado
Blog do Meireles

RESULTADOS DO BASQUETE BONFINENSE NO FINAL DE SEMANA


Este final de semana as equipes Adulta e sub 17 da Liga Bonfinense/PMSB entraram em quadra pelo campeonato baiano de basquete em busca de resultados positivos, no sábado a equipe adulta não teve dificuldades para vencer a Seleção de Camaçari por 81 a 61.

No domingo, a equipe sub 17 atual campeã baiana confirmou o favoritismo e venceu o ASBAC MVP de salvador por 73 a 48, com o resultado a equipe bonfinense terminou a fase de clasificação em primeiro lugar, e agora espera o adversário na semifinal da competição.

No segundo jogo a equipe adulta da Liga Bonfinense/PMSB enfrentou a Faculdade FTC que é uma verdadeira pedreira, o jogo foi muito equilibrado nos primeiros três quartos do jogo com as equipes alternando na liderança do placar, no último quarto porém, os bonfinenses caíram de rendimento e acabaram derrotados por 83 a 63.

" O final de semana foi muito positivo, embora tenhamos perdido para a FTC no adulto o balanço foi positivo e esperamos manter nos próximos confrontos" - Falou Acácio Leão - Técnico da Equipe Sub 17 da LBB


Alberto Longuinho
Diretor de Comunicaçã/LBB

FAMÍLIA SE JOGA PELA JANELA PARA FUGIR DO ‘DIABO’

Uma família de 12 pessoas, entre elas um bebê de quatro meses e seis outras crianças, saltou de uma altura de dois andares em um prédio de La Verrière, na França, na madrugada de sábado (23). A razão do pânico coletivo, segundo o jornal Le Parisien, seria a crença dos parentes de que estavam a ver o diabo, em carne e enxofre, dentro de casa. No incidente, um bebê de quatro meses acabou morto e uma das crianças, de dois anos, encontra-se em estado grave. As circunstâncias que envolvem o incidente ainda são muito confusas. Segundo uma fonte do jornal, 13 pessoas estavam dentro do apartamento quando, por volta das 3 horas, o pai da menina de quatro meses ouviu-a chorar. O homem, que estava nu, levantou-se para preparar a mamadeira da criança, mas foi surpreendido pela atitude da esposa, que, agitada, começou a dizer que ele era o diabo. Expulso do apartamento, e ferido pela mulher com o golpe de uma faca, o homem tentou entrar novamente na casa, quando os outros membros da família saltaram pela janela com medo do 'diabo'.

BN.

CRAS ITINERANTE EM ANDORINHA VISITARÁ A LOCALIDADE DE SÍTIO DO AÇUDE

cras-logomarca.jpg

A Prefeitura de Andorinha através da Secretaria de Assistência Social comunica aos cidadãos andorinhenses de Sítio do Açude e fazendas circunvizinhas à visita do CRAS Itinerante que acontecerá nesta Quarta-Feira, dia 27 de Outubro, das 9h às 15h, na localidade de Sítio do Açude. Neste dia serão realizados os seguintes serviços: atendimento jurídico, aplicação de flúor com dentista, palestra com enfermeiro sobre a gravidez na adolescência, atendimento psicossocial com psicólogas e assistentes sociais, recreação com o instrutor do programa circo das andorinhas e oficineiros do pro jovem adolescente, manicure e corte de cabelo.

Latrocínio em Jacobina

Latroc Antônio.jpg

O Agricultor aposentado Antônio Gonçalves da Silva, de 67 anos, foi assassinado em sua propriedade rural na madrugada do último sábado, (23). O crime ocorreu na fazenda volta, localizada a aproximadamente 3 KM de Piabas, povoado de Capim Grosso. Informações da policia dão conta que o agricultor foi vítima de latrocínio, assalto seguido de morte. Antônio foi encontrado por um de seus irmãos na manhã do sábado, (23), no varandado de sua residência ainda com vida e bastante machucado. Antes de vir a óbito ele contou ao irmão que dois bandidos arrombaram uma das janelas da casa durante a madrugada e o agrediram com um porrete. Seu Antônio relatou que os bandidos não usavam máscaras e segundo seu irmão ele provavelmente foi morto por ter reconhecido os agressores. Foram roubados da vítima R$ 150,00 em espécie, um par de sapatos e um relógio de pulso. O corpo do agricultor foi necropsiado no IML de Jacobina e liberado por volta das 10h30 deste domingo (24). A polícia está realizando investigações no sentido de identificar e localizar os autores do crime.


Por Emersom Santos

Moto recuperada


Os soldados PM's Borges e Nilo, da Polícia Rodoviária Estadual, efetuaram a prisão de Damião do Nascimento Santos por volta das 15h20 deste domingo, (24). Segundo informações policiais, Damião conduzia uma moto HONDA CG 125, de cor predominante azul, placa policial JOJ 1472, de Quixabeira, quando foi abordado em um Blitz de rotina realizada na BA 268, KM 07, próximo à curva da galinha, trecho que liga Jacobina ao povoado Lages do Batata. Aparentemente a única irregularidade do veículo era o atraso do IPVA, entretando os policiais perceberam que alguns dígitos do número do chassí da moto estavam rasurados no CRLV. Após uma consulta ao sistema INFOSEG foi constatado que a motocicleta possuia uma queixa por furto ou roubo, sendo sua placa verdadeira JQE 0775. Damião foi então conduzido à delegacia de Jacobina onde encontra-se preso à disposição da justiça.

Emerson Santos.
SDC10225.JPG

LEI SECA

Por volta das 19h00min de domingo (24/10), no km 117 da BR 407, área do posto 01 da delegacia 10/04, foi abordada a motocicleta Honda NXR bros, placa policial NTI-5165, licença de Senhor do Bonfim. A mesma passou pelos redutores de velocidade (quebra-molas) em alta velocidade, despertando a atenção dos PRFs que logo em seguida efetuaram a abordagem e submeteram o condutor ao teste do etilômetro(bafômetro). Foi constatado a
embriaguez alcoólica do condutor Samuel Francisco Brito, 27 anos, que reside no distrito de quicé. O mesmo foi multado e encaminhado para a delegacia de polícia civil de Senhor do Bonfim, para as devidas Providências.

PRF.