quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Curso de Extensão Produção Textual e o Novo Acordo Ortográfico

http://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=fc6dddfd44&view=att&th=12c80784a6dab38a&attid=0.1&disp=inline&zw
MINISTRANTE: Gérsica Sanches
- Bacharel e licenciada em Letras Vernáculas - UFBA;
- Bacharelanda em Letras Clássicas (Grego e Latim) - UFBA;
- Pesquisadora do grupo de pesquisa do Arquivo Histórico do Mosteiro de São Bento da Bahia;
- Autora de dois livros; possui artigos e comunicações publicados em revistas científicas e em anais de congressos

PÚBLICO ALVO: Acadêmicos de todas as áreas, professores em geral, e demais interessados

DATA: 04 de dezembro de 2010
HORÁRIO: 08:00 às 18:00h
LOCAL: Câmara de Vereadores de Sr. do Bonfim-Ba

INVESTIMENTO: R$ 38,00 (incluindo certificado de 40h (com atividades complementares para compor a carga horária).

VAGAS LIMITADAS!
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: (74) 9198.2750

Blog: www.blogdomeireles.com.br ou pelo e-mail: gradualeduca@gmail.com

Campanha do CRAS para o Natal das famílias do bairro do Alto da Maravilha

COMUNICADO


O CRAS, Casa da Família informa que está iniciando Campanha Natalina em prol das famílias do bairro do Alto da Maravilha e precisa da participação de toda a comunidade bonfinense, para realizarmos juntos este ato de solidariedade. A sua doação deve ser feita em forma de presentes, para um bingo comemorativo e beneficente, até o dia 15 de Dezembro, data em que o CRAS estará coletando as doações nos locais onde estiverem disponíveis. O bingo beneficente em prol das famílias será realizado no dia 20 de Dezembro deste ano.

Contamos com a colaboração de todos! Participe você também deste Natal diferente!

Feliz Natal!

JOVEM SOFRE ABUSO SEXUAL, POR CAUSA DE DROGAS


Por volta das 23h00min, dessa terça-feira (23/11), foi levado ao HDAM, o menor D.C, de 16 anos, residente no bairro Bom Jardim em Senhor do Bonfim, pela viatura da PM, que atendendo à solicitação da mãe do jovem, prestou socorro ao mesmo.
Informações que o adolescente teria sido vítima de abuso sexual, por parte de dois elementos que não tiveram os nomes revelados, mas que teria abusado sexualmente do menor, por motivos relacionados a drogas.
A mãe disse que seu filho estava andando de maneira estranha e apresentando dores na região intima o que teria acontecido no último domingo (21/11).
Depois de ter sido examinado e medicado o menor foi liberado.

MANO maravilha notícias

JOVENS TENTAM SE MATAR EM SENHOR DO BONFIM E PINDOBAÇU


imagem google, meramente ilustrativa
O último final de semana em Senhor do bonfim e também no vizinho município de Pindobaçu, merecia uma maior atenção por parte das famílias, dos governos e principalmente das pessoas que de maneira desesperadora tentaram cometer suicídio.
Em Pindobaçu, por exemplo, uma jovem de apenas 21 anos de idade, depois de uma discussão com o namorado, tentou se matar ingerindo o liquido todinho de um frasco de água sanitária.
No domingo aqui no município de Senhor do Bonfim, no bairro da pera um rapaz embriagado, de apenas 20 anos de idade, tentou se matar ao cortar seu pulso esquerdo, com uma faca, não foram revelados os motivos, que o levou a tentar tal bobagem.
Já nesta terça-feira, no centro de Bonfim, uma garotinha de apenas 15 aninhos, residente no centro da cidade, teria adentrado o banheiro masculino do Fórum Desembargador Edgard Simões, e no interior do banheiro, teria ingerido água sanitária juntamente com desinfetante, no objetivo de tentar também por fim a sua vida, não acontece algo pior porque policiais que prestavam serviço no Fórum, a socorreram até o HDAM.
Pergunta-se, o que levaria pessoas com essa faixa etária, pessoas que tem a vida inteira pela frente, saúde, força, braços e pernas perfeitos, todas as oportunidades para ser felizes, tentarem jogar suas vidas no lixo?
Já não basta os casos de jovens que por motivos de briguinhas com uma namorada, aqui em bonfim um se jogou embaixo de uma carreta em Ponto Novo, outro porque terminou o namoro com uma jovem na Lagoa do Peixe, se enforcou em uma mangueira.
Imagine você como fica o coração de uma mãe que suportou meses, na gravidez, suportou as noites perdidas, enquanto seus filhos eram crianças, se ver numa situação dessas de tão fragilidade.
Continuaremos a dizer o que já dizia o saudoso Pe. Léo, “pai, mãe, coloque seu filho no colo, dê a ele, a ela carinho, mostre que você está ali presente, porque pai e mãe que não coloca seu filho no colo, as pessoas do mundo irão colocar ai será tarde demais”.

MANO maravilha notícias

Dia Internacional da Não violência contra a Mulher


Maria José Alves Coordenadora do CRM

Sendo hoje, um dia especial, o dia internacional da não violência contra a mulher, quero desejar a todos os leitores e toda esta equipe de comunicação, muita paz muito amor, muito axé!

Sabemos que a violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos que exige a implementação de políticas públicas a partir de uma perspectiva articulado em rede social.

Salvador, está comemorando este dia reafirmando o Pacto de Enfrentamento à violência contra as mulheres, na pessoa do Governador Jaques Wagner, juntamente com os Prefeitos dos municípios onde existem Centros de Referencia da Mulher. O Governador vai fazer a entrega de 22 carros para as pefeituras dos municípios baianos para auxiliar no combate à violência de Gênero.

Senhor do Bonfim está contemplado! O prefeito Paulo Batista Machado, junto com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadora do Centro de Referêencia da Mulher estarão recebendo das mãos do sr. governador a chave do prêmio: 01 ecosport (plotado para uso exclusivo do CRM).

O CRM em Senhor do Bonfim também está fazemdo sua parte neste dia de combate à violência contra a mulher: o CRM estará presente na Ação Cidadania no Bonfim III realizada pelo CRÁS Itinerante com programação para o dia todo. A psicóloga do CRM, Roseane Rocha estará presente na parte da manhã divulgando e informando às pessoas sobre os serviços do Centro. Às 17 horas a advogada do CRM, Sandra Evangelista estará proferindo uma palestra sobre Violência Doméstica e Familiar no citado Bairro.

A equipe CRM está a disposição de qualquer pessoa que necessite de maiores esclarecimentos a cerca das políticas para as mulheres no território e região e agradece o apoio da mídia que tem agido de forma articulado e parceira contribuindo na divulgação e nas ações deste Centro de Referência.

Que todos tenham paz!


Maria José Alves
Coordenadora do CRM

Vazamento da prova do Enem é confirmado pela Polícia Federal

A Polícia Federal divulgou na madrugada desta quarta-feira (24) que houve um vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado em todo o país no dia 7 de novembro. A constatação, divulgada por meio de nota no site oficial da PF, aponta para uma professora e o marido dela como acusados pelo vazamento de informações sobre a prova de redação. Ambos foram indiciados e podem pegar até seis anos de prisão.
Segundo as investigações da polícia, realizadas durante dez dias em Juazeiro (BA), a 502 km de Salvador, uma professora da cidade de Remanso, também no interior baiano, teve acesso a um dos textos de apoio da redação duas horas antes do início das provas, e ligou para o marido em Petrolina, no interior de Pernambucano. As informações repassadas por ela foram relatadas ao filho, que realizaria a prova na cidade pernambucana, e ele consultou um dos aplicadores. A suspeita foi denunciada e comprovada pela PF.
Apesar da conclusão dos policiais federais, o MEC (Ministério da Educação) garantiu que o exame deste ano não será anulado e o cronograma para as novas provas será mantido para o dia 15 de dezembro, às 13h. Apenas os prejudicados pelas falhas encontradas no caderno amarelo poderão participar.
Os nomes dos envolvidos no vazamento dos dados não foram divulgados pela corporação

Itapoan

ANIMAL NA PISTA PROVOCA ACIDENTE EM CAMADAROBA



Por volta das 06h00min do dia 23/11, o jovem não que não teve o nome revelado,seguia mais seu amigo de Juazeiro em sentido a Ribeiro do Pombal, quando chegou em Camandaroba e um jegue entrou na frete e ele acabou capotando seu veiculo.

COLABORAÇÃO LEITOR DO BLOG

Viatura da área (primeira CIA) desarticula mais uma quadrilha de assalto a postos e caminhões


A quadrilha composta por Ítalo da Silva Caribe, 18 anos, moto taxista natural de Senhor do Bonfim, residente no Bonfim II , Maurício Rocha Oliveira 21 anos frentista do posto Itamarati, natural de Retirolandia/BA residente no bairro São Jorge e Gidelson Costa Santana 37 anos, pedreiro natural de Pindobaçu residente no bairro rodoviário, Depois de diversos assaltos na BA 131 que liga senhor do Bonfim á Antônio Gonçalves, foi desarticulada nesta terça feira às 21h pela guarnição da primeira CIA após assaltar dois caminhões da Nova Shin próximo ao contorno de Antônio Gonçalves, onde segundo os caminhoneiros o Fiat uno de cor verde placa JNB 8445 licença de Salvador, ultrapassou um caminhão e deu um tiro em direção ao motorista e após o mesmo parar dois acusados entraram no veículo roubaram o dinheiro que estava no interior e fez manobras com o caminhão deixando próximo a uma ribanceira, o outro caminhão que parou logo a frente foi assaltado e teve o celular do motorista e uma quantia em dinheiro também roubada e os ladrões tomaram destino ignorado, a polícia de Antônio Gonçalves ao tomar conhecimento entrou em contato com a polícia de senhor do Bonfim e ao chegar a mensagem por rádio a VTR primeira CIA tomou direção a BR 407 para fazer barreira em uma rota de fuga que liga a BR À BA por estradas vicinais no trajeto um uno com característica semelhante destampou em alta velocidade próximo ao povoado de passagem velha direção senhor do Bonfim de encontro a VTR que ao avistar sinalizou com giroflex para parar, o Uno não obedeceu a ordem e começou a perseguição, o motorista da VTR fez o retorno e alcançou próximo ao posto transvale onde um dos integrantes do Fiat Uno colocou uma mão para fora com um objeto semelhante a uma arma e o motorista do uno numa manobra arriscada pegou a contra mão no contorno direção Ebal, os integrantes da VTR atiraram para forçar a parada e não prejudicar o tráfego na pista e os suspeitos desobedeceram novamente entraram na rua Thomas Guimarães em alta velocidade entrando na rua jardim aeroporto onde a VTR com Técnica rendeu os três elementos e apresentando no complexo policial junto com as vítimas, o dinheiro roubado arma de fogo e capacetes. Os meliantes serão enquadrados pelo crime de Roubo artigo 175 do código penal.

MANO

OPORTUNIDADE DE EMPREGO


DIVULGAÇÃO DE VAGAS

SINEBAHIA/ SAC – Senhor do Bonfim

Está selecionando candidatos à vaga de:


Comunicação Visual: (Envelopamento e Fixação de Adesivos)
> 2º grau Completo;
* Sexo Masculino;
* Noções de Informatica;
* Experiência de 6 meses.

Auxiliar Administrativo:
* 2º grau Completo;
* Ambos os Sexos;
* Portador de deficiência física.

Serviços gerais
* Primário incompleto;
* Sexo feminino;
* Portador de deficiência física.

Torneiro Mecânico:
* 1º grau Completo;
* Sexo masculino;
* Experiência de 06 meses na CTPS.

Frezador Universal:
* 1º grau Completo;
* Sexo Masculino;
* Experiência de 06 meses na CTPS.

Técnico em informática:
* 2º grau Completo;
* Sexo Masculino;
* Experiência de 06 meses na CTPS.

Digitador:
* 2º grau completo;
* Ambos os sexos;
* Portador de deficiência física;
* Conhecimento com informática.

Técnico em Segurança do Trabalho:
* 2º Grau Completo;
* Ambos os Sexos;
* Experiência de 6 meses em CTPS.

Carpinteiro: 15 vagas
* Primário incompleto;
* Sexo masculino;
* Experiência de 6 meses em CTPS;
* Para trabalhar em Juazeiro.

Mecânico Diesel:
* 1º Grau Completo;
* Sexo masculino;
* Experiência 06 meses em CTPS;
* Trabalhar em Simões Filho.

Balconista de Frios:
* 1º Grau Completo;
* Sexo masculino;
* Experiência comprovada em CTPS.

Pedreiro: 100 vagas.
* Primário incompleto;
* Sexo masculino;
* Experiência de 3 meses em CTPS;
* Para trabalhar em Juazeiro.

Auxiliar de Mecânico;
* Primário incompleto;
* Sexo masculino;
* Experiência de 6meses em CTPS;
* Para trabalhar em Simões Filho.

Gerente Financeiro.
* Ensino superior incompleto;
* Ambos os sexos;
* Experiência de 6 meses em CTPS;
* Experiência na área administrativa e financeira.


Os interessados devem comparecer ao SINE/SAC – Senhor do Bonfim.
Horário de comparecimento ao posto: das 08h. às 13:30h.
Senhor do Bonfim, 24 de novembro de 2010

Ações contra a dengue têm participação direta da população

Com o objetivo de convocar o poder público e a sociedade civil para participação conjunta e efetiva nas ações de prevenção e controle da dengue, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Secretaria da Saúde de Senhor do Bonfim e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), promove o Seminário de Sensibilização para Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue. O encontro é aberto ao público e acontece nesta quarta-feira (24), às 8h30, no Auditório da Câmara dos Vereadores.

Durante todo o dia anterior ao evento, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, Sesab e Flem estiveram percorrendo os bairros de Alto da Maravilha, Bonfim III, Bonfim IV, Gamboa, Lagoa Salgada, Loteamento José Francisco, Dr. José Gonçalves, Pera, Oficina e Santos Dumont.

“Há alguns anos, tive febre, dor de cabeça, dor no corpo e diarréia. Fiquei internada e tudo” disse Maria de Lourdes dos Santos, moradora do Alto da Maravilha. “Hoje, recebo os agentes de endêmias, deixo eles fazerem todo o trabalho de prevenção e faço a minha parte”, relata Maria. “Minha casa é pequena, mas o coração é grande”.

A participação da população é fundamental para a prevenção da dengue. “Nós visitamos as casas e damos orientações, mas quando voltamos, notamos que a maioria dos moradores não estão tendo os cuidados diários para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, informa Marli Cruz, Supervisora dos Agentes de Endemias dos bairros do Centro, Pera e Oficina.

Os municípios de Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Feira de Santana, Jequié, Salvador, Teixeira de Freitas e Porto seguro também integram o projeto de mobilização social, nesta primeira etapa.

ASCOM FLEM