Agricultores bonfinenses recebem apoio da Prefeitura e parcelas do Garantia Safra


Resultante de mobilização da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), produtores bonfinenses plantadores de feijão e milho que por motivo de seca perderam sua safra em 2010 estão agora sendo beneficiados pelo Programa Garantia Safra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Exatos 268 agricultores que não conseguiram colheita em 2010 estão sendo, por isso, compensados com a cota de R$ 600,00, dividida em quatro parcelas mensais.

Segundo Raimundo Freitas – Secretario de Agricultura, o governo municipal investiu na aquisição de dezenas de cotas a mais, para cadastrar e beneficiar o maior número de produtores.

O programa Garantia Safra foi criado para propiciar ambiente de tranqüilidade e segurança aos que exercem a atividade agrícola na região semi-árida brasileira. O governo Cuidando da Nossa Gente através da Secretaria Municipal de Agricultura a fim de ajudar os produtores de feijão e milho, aderiu a 350 cotas responsabilizando-se pelo pagamento da contrapartida que compete ao município.

O trabalho do órgão municipal consistiu em: mobilização e cadastramento dos produtores; emissão da Declaração de Aptidão (DAP), em parceria com a EBDA; pagamento do aporte para adesão do município ao Programa; emissão e entrega de boletos aos produtores; vistorias em campo para verificações de plantios com perdas; emissão de laudos técnicos; e encaminhamento de laudos dentro do prazo estipulado pelo MDA.


Fruto desse trabalho, o volume de recursos gerados para o município chega a R$ 160.800,00. Um grupo de 133 produtores começou a receber suas parcelas em dez/2010. O grupo restante de 135 produtores inicia o recebimento neste mês de janeiro.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE