Mulheres concluem Plano de Ação Territorial / 2011




Concentradas no salão de reuniões da Associação Comercial, representantes femininas do território Piemonte Norte do Itapicuru elaboraram na manhã de hoje (26) o Plano de Ação 2011, que servirá de calendário básico para a atividade anual do Centro de Referência da Mulher (CRM).

Status – Marcada por uma presença expressiva de pessoas de várias localidades, a reunião colocou em discussão pautas fundamentais ao desenvolvimento do CRM, com a aplicação de políticas públicas na região. Segundo a coordenadora Maria José Canário, uma das melhores decisões coletivas foi a de elaborar estatuto e regimento interno para a Comissão Territorial, de forma que a Comissão Territorial possa se habilitar e adquirir o status de Conselho de Direito. “Mesmo em Salvador ainda não existe uma comissão com essa categoria e nosso avanço pode servir de modelo para todo o estado”, comentou a coordenadora. A criação de um slogan para o CRM foi discutida, mas demandará mais pesquisas até a sua efetivação.

Alívio – A importância da criação de um Conselho Municipal de Defesa da Mulher em cada cidade do Território foi debatida, haja vista que em todas elas existem mulheres constantemente vitimadas pela violência doméstica, constrangimentos e outras situações que a deixam ao desamparo. De acordo com Maria José, algumas cidades já estão tomando providência para implantar o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher. “A parceria está se desenvolvendo de maneira natural, em decorrência deste Centro Territorial”. Em Senhor do Bonfim, em seis meses de atividade o CRM prestou atendimento a 144 mulheres “aliviando a dor, elevando a auto-estima e promovendo emancipação, além da orientação para o enfrentamento dos conflitos familiares”. A quantidade de mulheres atendidas ultrapassa a média usual dos demais CRMs.

As ações desenvolvidas pelo CRM visam mobilizar e sensibilizar a população, principalmente a masculina. As campanhas de rua é uma das formas de sensibilização popular e é meta freqüente do CRM. É também uma metodologia de enfrentamento à violência, combate, prevenção e fortalecimento das políticas em favor das mulheres.


Datas comemorativas definidas no fórum de hoje:

Dias das Mulheres, 8 de Março;
Centenário de Maria Bonita, que acontecerá em março 2011;
Campanha do Laço Branco, maio, com a participação masculina;
Comemoração da Lei Maria da Penha dia 7 de Agosto;
Dia de Combate à Violência contra a Mulher, em dezembro;
Outubro Rosa, tido como “o sugestivo”, bastante defendido pelos programas de saúde da mulher.

Estiveram presentes os municípios de Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Filadélfia e Senhor do Bonfim; e as entidades: CRAS de Pilar, de Jaguarari o Quilombola, de Igara, do Alto da Maravilha; Semas de Itiúba e de Filadélfia; Creas de Pindobaçu; secretarias de Educação de Senhor do Bonfim e de Jaguarari; Conselho de Segurança Pública/Senhor do Bonfim; Conselho da Mulher; e Polícia Militar Senhor do Bonfim. Presentes ainda as secretárias de Assistência Social de Filadélfia e a de Educação de Jaguarari.

O CRM conta com equipe de psicólogos, advogados e assistentes sociais, todos capacitados pela Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade). Funciona de segunda a sextas, das 8h ás 12h00 e à tarde das 13h ás 17h00, na Praça Juracy Magalhães, nº 6 (quase em frente à Catedral). Telefones 3541.4041 / 3541.5574. E o 180 (Central de Atendimento em Território Nacional). Endereços eletrônicos: mulhercrm@hotmail.com

Blog: centrodereferenciadamulher.blogspot.com.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE