Governo e abatedores de caprinos buscam solução para comercialização dos produtos

Membros da Associação dos Abatedores de Bode da Igara, o prefeito Paulo Machado, vereadores e convidados reuniram-se na manha desta terça-feira, na Prefeitura Municipal em buscar de soluções para a comercialização da carne de caprinos e ovinos.
Representando os pequenos abatedores de bode, Aurino Manoel da Silva solicitou ao prefeito medidas que levassem a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) a suspender a fiscalização sobre esse setor produtivo. Dentre as argumentações dos marchantes foi dito que a situação aflige muitos marchantes e que a falta de abatedouro no município era um dos problemas. O prefeito analisou o pedido e respondeu: “Não sou eu quem manda apreender o bode de vocês, e que isso fique bem claro! A responsabilidade da fiscalização é da ADAB, um órgão do estado sobre o qual não tenho qualquer autonomia de ingerência ou para impedir ações”.
O prefeito levantou a alternativa do município disponibilizaria um veiculo para levar os animais para o abate em Juazeiro ou Sobradinho trazendo-os de volta para serem vendidos. Para isso, o município disponibilizaria câmara fria, que só deverá estar pronta no final do mês de abril. Essa medida de ajuda aos marchantes traria um custo de R$18.000,00 ao município por mês. O vereador Gustavo Miranda se dispôs a integrar uma comissão para ir até a Escola Agrotécnica de Senhor do Bonfim e ver se o abate e o estoque da carne poderiam ser feitos na própria escola.
Na tentativa de avançar para a solução, o prefeito Paulo Machado agendou para o dia 10/04 reunião com os membros da Associação dos Abatedores, vereadores e com a Promotoria de Justiça do município, ocasião em que serão analisadas saídas legais que favoreça aos criadores de caprinos e ovinos do distrito de Igara e Região. Entre os presentes: os vereadores: Antonio Carlos Bernardes (Biro-Biro), Gustavo Miranda e Ivan Barbosa; vice prefeito Aurélio Soares; ex-deputado estadual Paulo Braga, o advogado Pedro Cordeiro e o Prefeito Paulo Machado.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE