Povoado 100% urbanizado fez a festa: “A gente não tem palavra pra essa alegria”


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim inaugurou neste fim de semana obras de urbanização (calçamento e canteiro central) com abrangência total da rua principal (e única) do povoado de Caçador. A solenidade incluiu missa, benção do cruzeiro, discursos de autoridades dos poderes Legislativos, Executivo e representantes do lugar. Moradores fizeram rimas e tiveram o casal de moradores mais antigos homenageados do Caçador. O evento terminou com caminhada de residentes e visitantes pelo leito da rua totalmente calçada, ao som da Bandinha e Cia.
Desconheço um melhor – Parabenizando ao prefeito Paulo Batista Machado pela execução da obra e à comunidade, com a qual Ivan Barbosa ele se relaciona muito bem, o vereador agradeceu a todos pela união em torno de projetos vitoriosos que desenvolvem o município, sobretudo em comunidades carentes, distantes como o Caçador, porém de bonfinenses que precisam se integrar ao desenvolvimento. O vereador Helson de Carvalho parabenizou aos moradores do Caçador e exaltou o empenho do prefeito Paulo Machado à frente do município:
“Senhor do Bonfim está passando por uma grande transformação, e para que isso aconteça, é necessário que tenhamos um gestor compromissado, que busque parcerias com os governos, Estadual e Federal, como vem acontecendo. Pelo total de obras que vossa excelência trouxe, vem realizando e tem para realizar, não quero menosprezar os prefeitos antepassados, com os quais conheci, mas pelos dois anos de trabalho e administração, eu considero Paulo Batista Machado, pela minha visão administrativa e política. Digo isto não é pelo Caçador mas que vejo acontecendo e em marcha de acontecimento, como o maior prefeito de Senhor do Bonfim. O vereador relacionou várias obras encaminhadas pelo prefeito, inclusive a de R$ 1,5 milhão para a praça dos fundos do Correio e concluiu: Desconheço administração melhor:
“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”. (Sobre o valor das obras inauguradas).
Segundo o Prefeito Paulo Machado, a alegria na entrega da obra não foi apenas dos populares, mas também da administração que está realizando um projeto “a partir das necessidades, não só da sede como dos distritos e povoados” e dimensionou a importância do calçamento.
“Podem até dizer que é pouco, não se calça uma cidade se a obra não for iniciada por uma rua, e esta é de grande importância para o povoado de Caçador, que não tinha pavimentação e ao recebê-la atinge todo o núcleo de moradores”. Anunciou ainda que muito em breve o também inaugurado Centro Digital receberá sinais via satélite, não só para a escola. “É para todos os moradores da comunidade, podendo expandir seus conhecimentos ligando-se ao que acontece no Brasil e no mundo. Ao terminar, o prefeito disse “até logo”, já que em breve estará inaugurando, no mesmo povoado, a Quadra Poliesportiva do Caçador, junto ao Superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, o ex-jogador Bôbô e agradecendo ao meu companheiro Carlos Brasileiro, que é justo que saibam, foi quem primeiro buscou esse projeto.
Como moradores vêem as –Anderson da Silva, 17 anos, tocou seu cavaquinho durante todo o tempo na porta de casa, em frente à estande: “O que acho? Eu só? Pergunte a pai e mãe, ôxi, quem é que não gosta? Gabriel Martins, 14: “Desde quando eu nasci era feio, agora todo mundo ta adorando”. Maria José da Silva, 72: “Moro na casa da cor [salmon] bonita, tô é feliz da vida, tive 12 filhos, moro aqui tem uns 50 anos e vou dizer que ta bonito é pro Paulo Machado e pro Ivan [Barbosa]. E vou dizer em verso”. Diga aí um pedacinho? Ela recitou esse a seguir, e deu um show de versos e rimas no microfone da solenidade.
“Caçador vale um conto - Bonfim um conto e cem - Mas Bonfim vale é tudo - Pelo prefeito que tem”
Simão, 74 anos: “Nasci no Caçador e vivi aqui a vida toda sem calçamento. Tá bom é demais. O Paulo Machado é cabra macho, homi”. Calzilda, diretora do colégio, que também aloja a sala de Informática: “Nós somos da comunidade, a nossa felicidade é ver a felicidade dos alunos e pais de alunos. Antes parecia sonho, a comunidade acordou de vez”. Benigno dos Santos, tesoureiro da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Caçador: “Parabéns ao prefeito por essas obras, Internet, calçamento, jardim já plantado, quadra quase pronta!” Renato Alves de Souza, tem 58: “trabalha na roça e moro aqui onde nasci. Ta lindo! Agora roda noite tem cadeira nas portas”. Conhecido apenas por Paulinho, Gilson Martinho Martins está na Presidência da Associação há quatro anos: “A gente fica sem palavras... É a maior obra que a gente já viu no Caçador”. Ele foi uma das fontes de informação para os dados abaixo.
Dados comunitários – O Caçador tem: 76 casas; perto de 300 moradores; Escola Municipal do Caçador; Escola de Informática hoje inaugurada com a presença de Adegilço, coordenador de Informática; uma Capela católica; a sede da Associação; e quatro bares. A quadra de esportes não foi inaugurada e já é considerada “um patrimônio valioso agregado agora ao urbanismo da comunidade”, como diz Auzeneide Nunes, titular da Infraestrutura. O atendimento à Saúde é feito preventivamente pelos Agentes Comunitários e casos de encaminhamentos os pacientes são destinados “à Igara ou Senhor do Bonfim”.
A secretária de Educação Maria das Neves informa que hoje funcionam dois turnos na escola municipal, com educação infantil, multiseriado, ciclo, 3ª e 4ª séries°, alfabetização. Também o Topa funciona no Caçador. Ela diz que “lazer, qualidade de vida e acesso a novas tecnologias são três conquistas preciosas, que derivam da quadra, calçamento e computadores. “Aqui a gente dorme de portas abertas e nunca aconteceu de ninguém ser roubado”, dizem diversos moradores.
Todas as secretarias, pelos seus titulares ou representantes testemunharam o benefício à Zona Rural. Vereadores, representantes da comunidade e populares da região participaram de uma festa invulgar não só para o Caçador. Nem a distância incomodou.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE