QUARTA-FEIRA DE CINZAS, COMEÇA A QUARESMA


- O tempo da Quaresma nos recorda os quarenta dias que Jesus passou no deserto, sendo tentado pelo diabo e sua vitória sobre a tentação de desviar-se do projeto de Deus. Para os cristãos é tempo de oração, jejum, caridade e penitência, deixando morrer em nós o velho homem e ressurgindo para a vida nova dos filhos de Deus. Somos convidados a renovar a nossa vida assumindo de modo mais completo o nosso batismo, esforçando-nos para viver como filhos da luz e vencer as trevas do mal que muitas vezes tomam conta de nós.

- Pelo sacramento da Penitência (ou Reconciliação) somos purificados do mal e caminhamos com Cristo passando da morte para a vida (Páscoa). Participando da Eucaristia, percorremos o mesmo caminho de Cristo, feito de provação e cruz. Aprendemos com ele a sermos obedientes ao Pai, até o fim. Por sua ressurreição, também nos tornamos vencedores da morte e participamos da vida eterna.

- A Igreja nos convida a iniciar a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas onde somos convidaos ao jejum e à abstinência como renúncia e mortificação para nos renovarmos espiritual e humanamente. As cinzas colocadas noas cabeças lembram que somos frágeis e pecadores e por isso devemos nos humilhar diante do Senhor para que Ele tenha compaixão de nós.

- O tempo da Quaresma se estende da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa (antes da Missa da Ceia do Senhor). A semana que precede a Páscoa é conhecida como Semana Santa, começa com o Domingo de Ramos.

- Com a Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa)começa o Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressureição do Senhor, que tem ponto mais alto na Vigília Pascal e termina com as Vésperas do Domingo da Ressureição. Estes três dias são a passgem entre a Quaresma e a Páscoa.

- Os domingos desse tempo se chamam 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, Domingo de Ramos e da Paixão (6º). Esses domingos têm precedência sobre festas e solenidades que ocorram. As solenidades de São José (19/3) e da Anunciação do Senhor (25/3) são antecipadas para o sábado, caso caíam num domingo da quaresma.

- As festas que caiam nos dias de semana têm precedência sobre os dias da Quaresma (exemplo: Cátedra de São Pedro,22/2). Uma solenidade que caia na Semana Santa deve ser transferida para o primeiro dia livre depois da Oitava da Páscoa. As memórias são deixadas de lado nesse tempo.

- No tempo da Quaresma não se canta o Glória (Hino de Louvor). Nos domingos reza-se sempre o Creio (Profissão e Fé). Não se canta o Aleluia na Aclamação ao Evangelho e também em outros cantos.

- As missas dominicais do Tempo da Quaresma têm prefácio próprio. Na semana há prefácios à escolha (quatro textos). Há, ainda, dois prefácios “da paixão do Senhor” que são rezados na V semana da Quaresma e na Semana Santa.

- Para a celebração da Eucaristia, os domingos apresentam um formulário próprio (Missal) com um ciclo de leituras (Lecionário) distribuído em três anos (A, B, C). No domingo da Ramos a leitura do Evangelho da procissão e da paixão do Senhor segue o esquema do ciclo A B C; as outras leituras e o salmo são fixos para todos os anos.

- As leituras dos dias de semana são fixas. Nas semanas III, IV e V, são sugeridas leituras que podem ser lidas em qualquer dia da semana, substituindo as do dia.

- A cor litúrgica da Quaresma é o roxo; para o 4º domingo (laetare) é permitido o uso da cor rosa. No domingo de Ramos, a cor das vestes litúrgicas é a vermelha.

.- Além da Via Sacra, podemos melhor viver o espírito da Quaresma celebrando a Campanha da Fraternidade que a Igreja nos propõe a cada ano, com um tema de interesse para toda a comunidade eclesial e para a sociedade.

- Os cantos das celebrações devem expressar o sentido do que vivemos nesse tempo: oração, escuta da Palavra de Deus, jejum, penitência, reconciliação, vivência do batismo, perdão, fraternidade, etc. Os cds Liturgia XII e LIX da Paulus Música e o da CF (CNBB) nos ajudam a cantar bem esse tempo.

Pe. Alberto PSJE
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE